sábado, 28 de fevereiro de 2009

Educação Ambiental voltado às crianças



A questão da educação ambiental para crianças ainda está engatinhando em nosso país. O potencial de conscientização e de preparação de cidadãos que no futuro levante a bandeira do desenvolvimento sustentável é enorme e pouco explorado. Um dos projetos que tinha em mente era criar uma revista em quadrinhos com personagens que levassem de forma agradável e leve os ensinamentos de uma vida saudável e sem agredir o meio ambiente. Vocês já notaram a quantidade de desenhos animados na TV aberta e fechada e nenhum fala exclusivamente ou regularmente sobre educação ambiental? E a preocupação dos Governos para esta camada da população que em um futuro próximo irão decidir as regras de sua geração. Um dos projetos do ex-candidato Gutemberg que foi colocado no site de campanha era a introdução da educação ambiental nas escolas municipais como matéria facultativa a ser ministrada no Parque Ecológico onde já existe sala para esta finalidade. (fica a sugestão para o Governo atual)


E em nossa família, o que estamos fazendo para educar nossos filhos, netos, sobrinhos, afilhados, etc? Quantas vezes você chamou uma criança para plantar uma árvore, conversou com ela sobre reciclagem, sobre a importância da água, do ar e do solo? Temos que começar dentro de nossas casas e depois cobrar dos nossos Governantes. Como sugestão, apresente a alguma criança este site http://www.meioambientecriancas.pr.gov.br/ (vá nos links da esquerda que estão ativos) e comece a fazer diferença para o futuro do planeta.

Vamos participar...

Estou solicitando voluntários para enviar o áudio das sessões da câmara e do programa da rádio com o Prefeito Municipal para colocar no Blog.
Não usarei qualquer vereador ou assessor para enviar o material pois este blog é feito de voluntários e não acho que deva utilizar o tempo de pessoas voltadas para trabalharem para a população. Assim sendo, este material deve ser enviado pela espontaneidade das pessoas que participam dele. Envie o material para pvmiracema@terra.com.br, desde já agradeço a todos.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Foto do mês


Tanto riso, oh quanta alegria

Mais de mil palhaços no salão

Arlequim está chorando pelo amor da Colombina

No meio da multidão
NA MALEDICÊNCIA, O CRIVO DAS TRÊS PENEIRAS.
Luiz Manoel mudou de emprego. E logo no primeiro dia, para dar graxa ao chefe de serviço, tentou sair-se com esta:
_Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do senhor Silva. Disseram que ele...
O chefe, sem deixar que o Luiz Manoel terminasse a frase, retorquiu:
_Espere um pouco, Luiz Manoel. O que você vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
_Três peneiras? Que três peneiras, chefe?
_A primeira é a da verdade. Você tem a certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
­_Não, não tenho.Como poderia saber? O que eu sei é apenas o que me contaram, mais nada.
_Então a história já passou pela primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira, que é a bondade. O que vai me contar,você gostaria, que os outros também o dissessem a seu respeito?
_Claro que não! Nem pensar, chefe.
_Então a sua história já passou pela segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da necessidade.Você acha mesmo necessário contar-me esse fato do Sr. Silva?_Não, chefe. Verifico que, passando pelo crivo destas três peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar.
_Pois é isso, Luiz Manoel. Você já pensou como as pessoas seriam mais sensatas, mais felizes se todas usassem estas peneiras? Meu amigo, da próxima vez que surgir um boato submeta-o ao crivo das três peneiras: verdade, bondade e necessidade. Pense nisto: as pessoas inteligentes conversam sobre idéias, as pessoas comuns falam sobre coisas e as pessoas medíocres se comprazem em falar sobre supostos defeitos alheios.
(autor anônimo)
Jornal “Cavaleiro da Imaculada” nº 845- Agosto de 2004.

Leyse Maria Tostes Padilha Moreira

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A MIRACEMA QUE PASSOU EM MINHA VIDA


"A vida é uma grande charrete. Os que pensam vão tocando e os que não pensam vão puxando e a charrete segue andando, com a minoria tocando e a maioria puxando"(autor desconhecido)


Tenho saudades do doce "quero mais" do bar do seu Oswaldo que era localizado onde é a Leader atualmente. Da comida árabe do bar do Abdo que existia ao lado do bar do Zé Careca. Neste me lembro das memoráveis partidas de sinuca com verdadeiros craques como Neném Mercante e o próprio Zé careca.

Tenho saudades da escola São José de Solange Moreira onde aprendi a ler e escrever juntamente com Vera Lucia Amim e os irmãos Homero e Hedel Ramos. Dos jogos de bola de gude na Praça Dona Ermelinda com a molecada gente boa que frequentava diariamente aquela bela praça. Dos banhos de ribeirão no sombreiro onde quase me afoguei.

Tenho saudades do futebol na rua Coronel Josino com o Tonga, Marquinho federal, Hudson, Lourinho, Edmundo. Das peraltices na mesma rua com o José Maria, Mauricio, Padinha, a ponto de ser denominada de travessa do inferno pelo tipógrafo Neguinho.

Tenho saudades do Tiro de Guerra que fizemos com Alvaro Feijó, Zezé de Assis, Zé Leite, Mauricio Monteiro, comandados pelo inesquecível sargento Nilo. Do trem que chegava com vagões lotados de cana de açucar e do caldo de cana da usina Santa Rosa. Do futebol em que despontavam no Tupã, no Esportivo e no Miracema jogadores como Lauro, Ferrugem, Jaminho, Newton Casanova, Ataide, Molequinho, Nigel, Creto, Ciro e tantos outros.

Tenho saudades das domingueiras dançantes no Aero Clube com Regina, Lourdinha, Ana Luzia, Zulamar e olhares atentos do organizador Dover Lovisi. Dos bailes com conjuntos musicais famosos do nivel de Waldir Calmon, Sexteto Rex, Cassino de Sevilha e Booker Pitman.

São lembranças que não se apagam e reafirmam que recordar é viver outra vez.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Gabeira 2010


"Com um carnaval de antecedência, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) começa a se movimentar com o PSDB do Rio para a campanha de 2010." ( fonte OGlobo)
A única dúvida é se Gabeira virá como Governador ou Senador. Picianni e Cabral que comecem a esquentar seus tamborins...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Com a palavra, o leitor...

Um dos tantos Josés...

Ao ouvir um estudante...Muitos ouviram, comentaram, esperaram, entusiasmaram, quando foi dito a respeito dos ônibus que iam ser de graça para os estudantes!!! Se promete tudo e o que se cumpre? Nós, jovens, que ainda não realizamos nossos sonhos, não realizamos nossas vidas (profissionais principalmente), sempre ouvimos falar que é preciso acreditarmos, lutarmos, ter ideal, ter esperança, que as coisas acontecem. Como? Como posso ficar calado, vendo e ouvindo coisas, que não são verdades?Como nós, jovens, tendo coragem para enfrentar os desafios da vida de um estudante, ouvem tal coisa, e recebem em casa o seu carnê de R$75,00 mensais, e precisa pagar sem ter o direito de dizer nada? Não. A troco de que, foi prometido ônibus de graça? A troco de que? Sim, a troco de uma eleição, em que a GRANDE FAMÍLIA está toda empregada. Sim. Carros novos, vida nova, sem pensar que um dia, os seus netos poderão ser enganados. Mas, com certeza não serão, pois, os miracemenses estão acordados, e não deixarão ser mais enganados. A minha indignação é grande, pois, nem todos sabem das minhas dificuldades para fazer esta faculdade. Não sabem e não irão saber agora, pois, serei um dos tantos Josés, que existem, nesta querida Miracema não podendo se identificar, pois, os mais velhos dizem que foram um dia perseguidos. Podem acreditar, um dia vocês saberão que José eu sou, pois, com certeza, não precisarei de promessas falsas, de empregos temporários, pois vencerei junto com os que verdadeiramente amam Miracema. Agradeço ao PV esta oportunidade de estar escrevendo e mostrando ao povo de Miracema, como as coisas andam, mas, apesar de todas as dificuldades, aliás, é com todas as dificuldades que teremos dias melhores, sem promessas falsas. Eu amo Miracema, a terra em que nasci, e lutarei por ela.
Um dos tantos Josés
(texto enviado ao Blog por um anônimo)

Senador peemedebista Jarbas Vasconcelos fala sobre o PMDB




"O PMDB é um partido corrupto" Senador peemedebista Jarbas Vasconcelos

Para que o PMDB quer cargos? Para fazer negócios, ganhar comissões. Alguns ainda buscam o prestígio político. Mas a maioria dos peemedebistas se especializou nessas coisas pelas quais os governos são denunciados: manipulação de licitações, contratações dirigidas, corrupção em geral. A corrupção está impregnada em todos os partidos. Boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção.

Trecho da entrevista (fonte Revista VEJA)


"Boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção".

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Linguagem


"Quando um País se corrompe, a primeira coisa que se degrada é a linguagem" Otávio Paz

Consta que apenas uma minoria da população brasileira consegue concluir o ensino básico ou seja o ensino fundamental e médio. No entanto é insuportável ler em todo lugar coisas do tipo pet shop, delivery, sale, shoping center, fashion, design, on line e muito mais. Se existem na lingua portuguesa palavras que as traduzem, não vejo por que não o fazem. Essa pessoas não descobriram a beleza da lingua portuguesa, sendo inconcebivel que um idioma tão rico ainda se veja inferiorizado por uma estapafurdia preferência quando se trata, principalmente, de vender alguma coisa.São as própias lojas que dão preferência aos seus própios nomes estrangeiros, como se a nomenclatura inglesa vendesse mais que a nacional. Esquecem, que a maioria da população não sabe o seu significado, nem tão pouco pronunciar estas palavras.

Um dia quando o brasileiro valorizar mais o seu idioma, vamos finalmente ler nos nossos jornais ADN em vez de DNA, SIDA em vez de AIDS e meios de comunicação e não midia. Essas pessoas pensam que é mais bonito, charmoso, elegante usar palavras em inglês. Ledo engano,pois na verdade é pernóstico, pedante e ridículo.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Por dentro da Câmara de Vereadores

Estaremos publicando, periodicamente, extratos do Regimento Interno da Câmara. Desta forma esperamos uma maior participação e entendimento nos assuntos relacionado ao Poder Legislativo do nosso Município.
DAS COMISSÕES
DA FINALIDADE DAS COMISSÕES E DE SUAS MODALIDADES
Art. 47 – As comissões são órgãos técnicos compostos de 3 (três) Vereadores com a finalidade de examinar matéria em tramitação na Câmara e emitir parecer sobre a mesma, ou de proceder a estudos sobre assuntos de natureza essencial ou, ainda, de investigar fatos determinados de interesse da Administração.
Art. 48 – As Comissões da Câmara são Permanentes e Especiais.
Art. 49 – Às Comissões Permanentes incumbe estudar as proposições e os assuntos distribuídos ao seu exame, manifestando sobre eles sua opinião para orientação do Plenário.
Parágrafo único – As comissões Permanentes são as seguintes:
I - De Legislação, Justiça e Redação Final;
II - De Finanças, Orçamento , Patrimônio, Obras e Serviços Públicos;
III - De Educação, Saúde e Assistência.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

VOCAÇÃO AGRÍCOLA



"Tudo o que nasce do trabalho é bom. Tudo o que se amontoa pelo trabalho é justo. Tudo o que se assenta no trabalho é útil." Rui Barbosa

O noroeste fluminense como um todo, e miracema em particular, sempre teve, como era de se esperar, uma vocação para a agricultura e a pecuária. No passado, não muito distante, tivemos o ciclo do café, época de riqueza visto que a cafeicultura, por necessitar de muita mão de obra, é socializante ou seja reparte o lucro, o que não acontece com a pecuária de corte. Naquela época, houve crescimento econômico com fixação do homem à terra. Com a erradicação do café, veio o êxodo rural, o empobrecimento do produtor rural, e por extenção da cidade.O ciclo da cana de açucar e depois do arroz não supriram o vazio deixado pela cafeicultura. A pecuária tem um ditado popular que diz onde o boi chega, o homem tem que sair, pois emprega pouca mão de obra.
Em 2003 levamos um grupo de produtores rurais para visitar a Aracruz Celulose e na época foi proposto um projeto de plantio de eucalipto, com a Aracruz se comprometendo a fornecer técnicos, mudas de qualidade, financiamento no plantio e compra da madeira produzida pelo preço de mercado.
A Aracruz colocaria um entreposto para receber a madeira em paraoquena, de onde por trem chegaria ao seu destino no Espirito Santo. Esta proposta só não frutificou devido a ALERJ ter aprovado uma Lei restringindo o plantio de eucalipto em nosso Estado.
Procuramos, entretanto, apoiar os interessados na silvicultura, com produção de mudas de eucalipto, cedro e teca, que alcunhamos de poupança verde, visto que a madeira, escasseando no mercado, tende cada vez mais a se valorizar de forma acelerada. Continuamos acreditando que a silvicultura poderá ser o resgate de nossa vocação agrícola, e principalmente na recuperação econômica da região noroeste.

Perguntou ao Blog...nós respondemos.

Foi perguntado quem era o Assessor Jurídico da Câmara.
É o advogado Dr. Orpheu Wandelli Filho.

Livro Partido Verde


Ainda não li, mas é uma excelente iniciativa para divulgação do Partido

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Acontecendo...

Site da Prefeitura retira informações relevantes
Durou pouco. Ao entrar no site da Prefeitura Municipal de Miracema (http://www.miracema.rj.gov.br/) os links com várias informações (entre elas licitação, portarias, etc) foram retiradas. Mas fiquem despreocupados pois a informação do tempo na nossa cidade não foi deletada. Aguardamos o pronunciamento do Diretor do Departamento de Imprensa e Relações Públicas sobre o motivo da alteração

Jorge Picciani será candidato ao Senado
Este será o último mandato do Deputado Estadual e padrinho político do Prefeito Municipal Ivany Samel. Segundo Picciani seu sonho do Senado será construído a partir do interior do Estado do Rio de Janeiro. Que Deus proteja o Estado do Rio de Janeiro.

Calmaria
Recebemos uma mensagem falando sobre uma determinado site/blog. Não aprovamos por citar nomes. Mas que está calminho, calminho isto está. Paulo está dado o recado. É isto que acontece quando só se sabe falar mal dos outros. Recesso por 4 anos pelo menos.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Comissões da Câmara de Vereadores

Foram criadas as seguintes comissões na câmara de veradores para analisar as questões envolvendo cada área de atuação:

Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social:
Presidente D. Nedi, Vice Presidente Mauricio (vô) e Membro Venâncio

Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final
Presidente Gideão, Vice: Paulinho Azevedo e Membro Serginhgo Rocha


Comissão de Finanças, Orçamento, Patrimônio, Obras e Serviços Públicos
Presidente: Paulinho Azevedo, Vice André Band e Membro Manoel Gordo

Miracema recebe 1 milhão de reais

A assembléia Legislativa do Rio entregou nesta quinta-feira (05/02) um cheque de R$ 1 milhão de reais ao Prefeito Ivany Samel. No total foram distribuídos R$ 20 milhões para as seguintes cidades: Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Italva, Cardoso Moreira, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Cambuci, Silva Jardim, Tanguá, Paraty, São Francisco do Itabapoana, Rio Bonito e Conceição de Macabu.


Nota: O Prefeito, secretários e 4 vereadores foram na comitiva receber o cheque. Quem entregou o cheque, por solicitação do Presidente, foi o Deputado Estadual André Corrêa.

Sessões da Câmara - Acompanhe

O Blog do PV comprometido com a informação e a transparência na atuação de nossos vereadores, disponibiliza o audio da primeira sessão da câmara. Iremos tentar disponibilizar o vídeo das próximas sessões, mostrando assim o nosso compromisso em divulgar as ações políticas da nossa cidade.





Vereadores do PV com discurso a partir do minuto 06'30, parte 2.



terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Parabéns a nossa Vereadora Nedi Damasceno




Desejamos muitas felicidades, saúde e Paz a Vereadora. Que tenha muita força e paciência na câmara de vereadores e que Miracema possa sempre contar com sua garra e coragem em prol de uma cidade justa e próspera. Parabéns Verdes.

Miracema: 200 mil para o Carnaval e Estado de Emergência grau 3

Minha Opinião:

No mínimo uma incoerência. Porém é muito fácil entender o que está acontecendo. Miracema deve e precisa de um Carnaval e foi por isso que os nossos vereadores votaram a favor da verba. O que devemos focar foi o ato do Prefeito de colocar Miracema em Estado de Emergência Grau 3. O ato isolado não diz muita coisa, porém após o correr dos fatos vemos que o padrinho do Prefeito Municipal "resolveu" doar R$ 1.000.000 de reais para as Prefeituras em Estado de Emergência. Miracema precisa de verbas? Sim, claro! Somos uma cidade que utilizaremos de "todos" os meios para conseguir estas verbas? Com a resposta o Senhor Prefeito! Logo após o Prefeito assumir estranhei o alarde com relação as chuvas que seus secretários fizeram. Não que Miracema estivesse imune ou nada acontecido, mas como estava em Miracema nesta época, inclusive indo a Pádua ver os estragos provocados pela chuva, achei desproporcional o alarde e fiquei com uma pulga atrás da orelha. Bom, veio o Estado de Emergência e logo a seguir o Presidente da Câmara de Deputados anunciando um cheque de 15 milhões para as cidades. Alguém que está lendo esta postagem esteve em Pádua? Alguém já conversou com as pessoas que moram naquela cidade, seus comerciantes, população rural, etc? O que você acha de Miracema receber a mesma ajuda em dinheiro que Santo Antônio de Pádua? O que os munícipes das regiões atingidas, na qual apenas Miracema manteve o carnaval, devem achar de uma cidade que recebeu o mesmo valor que eles e gastar 200 mil reais em Carnaval? Que Estado de Emergência é este? Miracema foi sempre uma cidade solidária, nossa população ajudou a população paduana naquele momento difícil. Não precisamos pisar ou passar por cima de ninguém para ganhar dinheiro. A minha opinião pessoal é que estamos tirando verbas emergenciais de quem precisa. Lembrem-se que Miracema sempre foi uma cidade solidária. Citei Pádua, mas existem outras cidades em situação precária.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sessão extraordinário da Câmara

A Câmara de Vereadores foi instalada no dia 29 de janeiro numa sessão rápida, obedecendo o regimento interno.Logo após cumprindo o mesmo regimento, iniciou-se a sessão extraordinária, convocada pelo Prefeito em caráter de urgência para votar um projeto de Lei que versava sobre os seguintes assuntos:

a-Remanejamento de verba de 125.000,00 que estava em nome da Liga de Escolas de Samba e Blocos para a Associação Folclórica de Miracema.Esta verba estava no orçamento votado em 2008,além de outra no valor 39.800,00 em nome da Associação Folclórica, perfazendo um total de 164.800,00

b-Solicitação de uma verba suplementar de 35.200,00 para complementar 200.000,00 para gastos com o carnaval.

Os votos do PV foram favoráveis, embora questionassem a cidade estar sob um decreto de Estado de Emergência, grau 3( igual ao de Pádua Laje e Itaperuna) e estar votando verba suplementar para festa.É bem incoerente a situação.
Não seria o PV que tiraria a oportunidade do povo ter seus dias de “folia e brincadeira”, numa festa popular, onde todos, democraticamente , se congraçariam, sem ver cor, política, raça, credo e classe social. O carnaval é festa culturalmente tradicional e folclórica e Miracema sempre foi uma cidade festeira e hospitaleira.

Privilegiados e Desvalidos


"Numa casa em que muitos sequer se aproximaram, da mesa de refeição, não é justo servir sobremesa aos que já se serviram"

Ultimamente temos assistido membros do judiciário, utilizarem dos meios de comunicação para defenderem as suas regalias, os seus privilégios, as suas remunerações acima até a do Presidente da República, invocando o direito adquirido, a coisa julgada e cláusulas pétreas constitucionais.

É inadimissível falar em cláusula pétrea, como se a sociedade fosse um orgão estático, imutável para todo o sempre. Os costumes nestes últimos cem anos tiveram mudanças inimagináveis, sem falar nos avanços tecnológicos, e se não fizermos Emendas Constitucionais para adaptação aos novos tempos, ficaremos com uma legislação ultrapassada e de aplicação impossível. As cláusulas pétreas não podem ser intocáveis em momento de mudanças sociais e econômicas no país. As cláusulas pétreas passaram a ser instrumento de proteção de privilégio, e de engessamento da ordem constitucional que não pode avançar de acordo com a realidade social. Estas cláusulas pétreas ao assegurar direitos para grupos privilegiados, dificultam o equilibrio fiscal e provocam soluções altamente distorcedoras da atividade econômica. Aliás a justiça como um todo no Brasil, tem o aspecto de coisa velha, antiquada, fora do contexto. Veja por exemplo o direito processual, totalmente obsoleto,inadequado, carcomido pelo tempo, mas vigorando até hoje e emperrando o trâmite dos processos.

Por outro lado falar em direito adquirido é querer a todo custo manter privilégios acintosos em contraposição a um povo desvalido, injustiçado, e que ficou desde a Proclamação da República sem voz neste Congresso Nacional em que somente a elite econômica tem assento, com raríssimas exeções. E esta elite econômica é que legisla em causa própria, criando privilégios que proporcionam a formação de uma casta de mandarins com direito a todas as benesses possiveis as custas do trabalho escravo de operários, agricultores, comerciários e os barnabés do serviço público. É esta mesma elite econômica que aprova leis eleitorais que na prática impedem que a classe média e muito menos a classe dos desfavorecidos possam um dia ter assento nos cargos mais altos do legislativo e do executivo. É também esta mesma elite econômica, na missão de legislar que introduziu estes privilégios para os membros do judiciário, egressos dessa mesma elite.

Enquanto ficarmos sujeitos a estas chamadas cláusulas pétreas,e direitos adquiridos, continuaremos a ver mendigos miseráveis, analfabetos, crianças abandonadas, desempregados, êxodo rural, violência urbana, grupos de sem terra, de sem teto, de sem verba, de sem vergonha, de sem caráter, de sem nada. E não vai adiantar mudar de quatro em quatro anos o cantor( Presidente), pois o que é necessário é mudar a música(legislação).