quarta-feira, 29 de abril de 2009

ESCÂNDALOS



Este artigo publiquei em 22/08/2005 no jornal O TEMPO e por ainda estar muito atual estou republicando.

Estamos assistindo, pelos meios de comunicação, uma sucessão de depoimentos nas comissões parlamentares de inquérito que nos deixam perplexos, não somente pelos fatos que vão se desenrolando, mas com as afirmações inverossímeis dos depoentes. Esses acontecimentos, que não são isolados, demonstram que o País foi invadido por um amoralismo cínico, que justifica e mesmo exalta o vício, o roubo, o crime, a corrupção. A persistente depreciação do Congresso, o aumento bestial da criminilidade, o esvaziamento de valores e símbolos, a falta de ânimo do povo, a perda de referências, o desgaste das opções de esperança são traços de anomia, atimia e acídia.

A população brasileira, espremida entre o desemprego e a violência, sem polícia que a proteja, sem hospital que a atenda, sem escola que a prepare, sem justiça que a defenda e sem dignidade no Congresso que a representa, não aguenta mais por ser o manequim pequeno para a robustez dos problemas.

Para estancar esta degradação crescente é imprescendível restabelecer o sentido de conceitos fundamentais como a Lei, a verdade, a liberdade, a consciência e a responsabilidade. Para estancar a violência, urge corrigir as deficiências do sistema educacional, investir na formação profissional, dar um basta na impunidade, adotar medidas para reduzir o fluxo migratório que retira o homem de seu meio ambiente, expandir o mercado de trabalho e satisfazer as necessidades da população desempregada. E, para isto, precisamos de gente que faz coisas decentes, inovadoras e inteligentes para melhorar a vida de seus compatriotas e não sermos coniventes com valores decadentes.

domingo, 26 de abril de 2009

Textos do Ex-Prefeito Gutemberg e dos Vereadores do Partido Verde

Já dei o recado para eles, o blog é do PV e estamos sentindo a falta deles. Todos aqueles que quiserem participar também podem enviar email para o nosso blog.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

E falando nisso...

Clube XV

Segundo informações passadas ao Blog, as contas da gestão anterior foram aprovadas com ressalvas. As pendências seriam sanadas até o próximo dia 30 de Abril. Gostariamos de saber se é verídica a informação passada e quais são estas pendências.

Vice-Prefeito

Está difícil comentar algo sobre o Vice-Prefeito. Só apareceu no Carnaval. Quem sabe ele não aparece na exposição?

Enquete

Ainda não acabou, mas podemos ver que a saúde está doente. Coitada dela pois em Miracema hoje não pode ficar doente não.

Incoerência

Vocês não acham que é muita incoerência dizer que em Miracema a "ditadura" estava reinando e que acha que seu nível é alto demais para serviço público Miracemense e depois queixar-se de membros deste Governo "Democrático"? Com a palavra nossos leitores.

Líder da situação abre o jogo

O lider do Governo na Câmara, Vereador Gideão, resolveu no programa da câmara do dia 17, falar o motivo deste Governo fazer uma exposição com altos gastos em um momento de crise e de "situação de emergência".

Minha opinião vereador é a seguinte. Eu sentiria vergonha de falar o que V. Sa falou em uma rádio. V. Sa. não é vereador do Prefeito e sim da população Miracemense. Mostre estas falas para quem está passando dificuldades na Saúde, na Educação, para os agricultores e diga se concordam com V. Sa. Saia nas ruas, veja a enquete do lado, vá ao PU, converse com os produtores rurais e depois fale dos gastos e o motivo destes gastos com a Exposição. É melhor parar por aqui...ouça abaixo são apenas três minutos.


Nota

Estou com problemas na postagem de áudio nos dois sites que normalmente hospedo. Assim que resolver o problema publicaremos novamente o áudio da Rádio e da Câmara.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Caso em foco

Estou recebendo algumas mensagens sobre o caso da Dra. Mariana. Alguns comentários não estou publicando pelo motivo de não colocar nomes ou ataques pessoais destinados a pessoas e não ao agente público, principalmente por anônimos. Caso queiram enviar mensagens sobre este assunto, por favor, informe de quem estão falando, exemplo: "Achei uma falta de respeito a Coordenadora do..... fazer isto com a Dra." Assim poderemos manter o foco do blog para a política do Município.
Como eu não gosto de ficar em cima do muro e procuro opinar nos fatos político de nossa cidade, vai aí minha opinião:
Primeiro ponto de vista - Se alguém está caluniando quem quer que seja, o caluniado deve ir a justiça, pois a calúnia é covarde e desonesta. Pode querer falar do trabalho mas o intuito é o pessoal, denegrir a imagem e a vida da pessoa. Pois bem, que a Dra. procure de todas as formas a retratação destas calúnias.
Segundo ponto de vista - escreveria muita coisa, mas como eu gosto de frases que retratem em poucas palavras meus pensamentos, vou falar apenas uma, que tenho certeza que todos entenderão. Passarinho que anda com morcego, dorme de cabeça para baixo. Alguns passarinhos se adaptam outros caem do galho.

domingo, 19 de abril de 2009

Nova enquete: participe e opine


A nova enquete visa orientar o Governo na área que está em pior avaliação pela população. Antes que escrevam falando que foi pouco tempo, a enquete possui o objetivo de mostrar que uma determinada área não está atentendo os objetivos e anseios de nossos leitores, ou seja, é a forma atual que cada setor está tratando sua área de atuação. Não estamos avaliando o Secretário mas a política de sua pasta.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O povo está sabendo?

Olha aí o NOSSO Prefeito no programa mais divertido do Brasil. O nome é o Povo quer saber! Com a presença especial do Ilustríssimo Vereador André. Lembram da postagem anterior? Lembram do ditado?

Prefeito, V. Exa não pode fazer uma pergunta como a de baixo, assim irá deixar a Secretária constrangida.

"Educação Infantil é o quê?" Prefeito Ivany Samel (em seu terceiro mandato)
fonte: Gravação da RPN, Programa O povo quer saber, tempo do áudio: 33:47



quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quem fala o que quer...

ouve o que não quer. Estamos disponibilizando o áudio da câmara em que o Vereador André falou que "Prefeitos anteriores proibiam de entrar na Prefeitura". Ao ouvir a resposta da D. Nedi e as afirmações do Vereador Gideão, contradizendo tudo o que tinha dito, o Vereador, após a sessão, resolveu tirar satisfações com os dois vereadores. Infelizmente não temos vídeo ou áudio do acontecimento após a sessão terminar. Mas não precisa, já foi comentário em toda Miracema.
Já fiz os comentários pertinentes sobre este evento, só tenho a acrescentar uma frase: "Digas com quem andas, que lhe direi quem és". Esta é da antiga.


quarta-feira, 15 de abril de 2009

Rede de Controle Social da Administração Pública Municipal

Dentre os diversos sites para controle da Administração Pública Municipal, achei este que é muito interessante: http://www.redecontrolesocial.org.br/

Siga os links abaixo e terá uma grande leitura:

Identifique
Investigue
Reúna provas
Denuncie

terça-feira, 14 de abril de 2009

Bancada Verde aprova Código de Ética da Câmara Municipal de Miracema

Em um marco na história política da nossa cidade a bancada do Partido Verde aprovou o Código de Ética da Câmara Municipal de Miracema. Poucas Câmaras de Vereadores possuem código de ética no Brasil, por este motivo são obrigadas a conviver com todo o tipo de situações. Abaixo, apresento as justificativas da Bancada do PV na apresentação do Código. O arquivo com o Código de Ética e seu Regulamento está disponível no final do texto.


É o PV na luta para moralizar a Casa Legislativa.
Proposta de Resolução

A Bancada do Partido Verde na Câmara Municipal de Miracema, representada por seus Vereadores “in fini” assinado, com base no Artigo 67 da Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno desta Casa, resolvem apresentar a seguinte proposta de Resolução:
APRESENTAÇÃO

TRANSPARÊNCIA E ÉTICA NO PARLAMENTO MUNICIPAL

Não há como conceber um regime democrático sem a instituição do Parlamento. Em todas as partes do universo, hoje, a democracia é sinônimo de representação política. A própria sociedade inviabiliza o que poderia chamar-se de democracia direta, isto é, a participação de todo e qualquer cidadão nas decisões, sem a intermediação de representantes. Nesse contexto, a importância do Legislativo ganha saliência. É no Legislativo que se torna possível a representação política da sociedade, refletindo as opiniões e os sentimentos dos cidadãos. É o Parlamentar que dá voz à comunidade e transforma os anseios populares em ação política. Sem essa representação parlamentar, a organização social corre o risco de se tornar politicamente inexeqüível, legando a definição dos rumos do município às elites minoritárias ou a grupos desorganizados. Mas, para que o Legislativo funcione como um verdadeiro canal de participação popular no processo democrático é necessário, sobretudo, que ele goze de credibilidade como instituição representativa do cidadão. Se não há democracia sem representação, tampouco há representação sem credibilidade.
Na maioria das vezes a imagem negativa da Câmara Municipal é atribuída à influência da imprensa, que, ao concentrar-se no plenário vazio, nutre no público expectativas irreais ou distorcidas com respeito ao trabalho do Vereador. Pois, há na verdade, “muitas outras atividades que um Vereador desenvolve e deve desenvolver, às vezes mais frutuosa, além do ato de comparecer ao plenário. Outras vezes, contudo, a imagem negativa da Câmara junto à população decorre de um suposto trabalho em causa própria dos próprios parlamentares e não do cumprimento de suas obrigações como representantes do povo.
Há sem dúvida, uma estreita ligação entre a avaliação que o cidadão faz do Legislativo e o desempenho ético dos parlamentares. A sociedade exige transparência nas atividades de suas instituições públicas. De fato, segundo as pesquisas de opinião, a sociedade prefere conhecer as mazelas do Poder Legislativo a tê-las encobertas. Além da transparência, a sociedade exige coerência nas ações dos representantes e punição para os possíveis abusos de suas prerrogativas. O Próprio conceito de democracia representativa encerra uma forte conotação ética. Na medida em que cidadãos comuns elegem representantes e lhes concedem poderes amplos para deliberar sobre assuntos que afetem o bem-estar de todos, tal representação enseja uma responsabilidade singular. O representante deve, para tornar efetivo seu mandato, privilegiar, em suas decisões e ações, a busca do bem comum, evitando o interesse privado e a exploração do cargo para usufruir de privilégios. Esse é o pressuposto da democracia representativa e da ação política e ética.
O Legislativo, contudo, não é formado por seres perfeitos. Por ser constituído de seres humanos, a instituição tem defeitos e limitações que são comuns à própria sociedade. Nem mais nem menos. De fato pode-se definir o Legislativo como um espelho quase perfeito da sociedade que representa.
O grande desafio do Legislativo, é precisamente encarar a questão ética como prioridade, consagrando a transparência e vencendo abusos em potencial.
Estamos dando o primeiro passo para o estabelecimento de uma estrutura ética mais exigente e afinada com os anseios de nossa comunidade.

O Código de Ética que vamos apresentar é um instrumento que permite que a sociedade volte a olhar com respeito para o Poder Legislativo Miracemense. Ele deve iniciar uma nova fase na história da instituição e ao mesmo tempo abrir um novo tipo de diálogo entre o Parlamento Municipal e o cidadão, fundamentado na responsabilidade social e política de cada um dos Vereadores.
Longe de ser um fim em si mesmo, o Código de Ética da Câmara Municipal de Miracema, que estamos propondo, constitui um ponto de partida. Com ele, passamos a colocar na pauta permanente dos debates a questão da qualidade moral e ética das instituições. Devemos iniciar também uma jornada rumo ao aperfeiçoamento constante da representação política e do intercâmbio entre representantes e representados. Isso passa até mesmo pela recuperação de mecanismos da democracia direta.

Não podemos aqui afirmar, que o Código de Ética solucionará todos os problemas de nossa Casa Legislativa. Entretanto, a aprovação deste Código, constituirá a demonstração inequívoca de que há, na Câmara Municipal, tanto amadurecimento institucional como vontade política para se progredir na busca por uma democracia representativa mais justa e solidária para todos os miracemenses.



Nedi Elkik Damasceno
Vereadora – Partido Verde


Sérgio Terra de Souza Rocha
Vereador – Partido Verde


Manoel Sérgio da Costa e Silva
Vereador - Partido Verde
Para salvar ou visualizar melhor, clique em "more" e depois "Save Document".
Código de Ética e Regulamento





segunda-feira, 13 de abril de 2009

Por onde anda o Milhão?

E por onde anda o Milhão?

Miracema não estava em Estado de Emergência? Com esta urgência o Milhão não é usado?

domingo, 12 de abril de 2009

Vote e Opine na nova enquete

A nova enquete fala de mais um corte do Prefeito: Auxilio Alimentação. Vamos ver o que o Prefeito tirou dos Funcionários.

Acompanhem meu raciocínio:

Arroz TIO JOÃO Pacote 5 Kg = R$ 13,49
Feijão Preto KI CALDO Pacote 1Kg = 3 x R$ 4,16 = 12,48 (3 Kg)
Farofa de Milho Pronta YOKI Pacote 500g = R$ 2,75
Frango Congelado Unidade = R$ 8,67 = 3 x = R$ 26,01 (3 unidades)
Sobram ainda cerca de 6 reais.

Fonte: (Supermercados Pão de Açucar)

Qual o motivo que coloquei valores que chegam próximo ao auxilio alimentação. O motivo é simples, sabemos que auxilio é pequeno, porém para um funcionário humilde, faz uma grande diferença.
Cortar despesas pode ser necessário, em qualquer família isto acontece. Porém, em uma família com problemas financeiros, ninguém cometeria a loucura de parar de comer para ir no cinema. Bom, Miracema gastou 200 mil no carnaval. Na exposição gastará mais X reais. E sabe quem irá comprar menos (prejudicando supermercados, lojas, bares, etc) para Miracema ir a festa? Correto quem respondeu que era o Funcionário Municipal. Melhor dizendo, quem será o maior prejudicado será o comércio Miracemense, pois o valor, que somado de todos não é pouco, ao invés de ir para Miracema irá para.......ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO, FREJAT e demais artistas que devem estar sorrindo a toa.

sábado, 11 de abril de 2009

Ser situação

Que nervosismo é esse em todos os seguimentos do Governo com as críticas? Criticar a saúde, o emprego de recursos, as obras, as demissões, a retirada de benefícios do funcionalismo, etc é democrático. Vocês já esqueceram os 12 anos que passaram diariamente criticando o Governo? Nem por isso ficávamos desesperados com as críticas. Nem por isso perdíamos a compostura pelas críticas muitas vezes nada construtivas. Sejam SITUAÇÃO de uma vez por todas e parem de chorar pelas críticas. Se a crítica não for relevante, Sorria, não é este o lema?
Para mim o nervosismo é a confirmação de que as críticas estão sendo bem fundamentadas.
Boa Páscoa a todos.
Amigos do PPS, não frequento o Blog do Secretário, até mesmo porque tento ser seletivo nas coisas que vejo, porém tendo em vista a Carta Aberta, tive que ir em determinado Blog para me inteirar do assunto. Ao me deparar com as palavras do Defensor, a primeira coisa que me chocou foi como se pode permitir a publicação daquelas palavras, atentando para a dignidade e a vida pessoal do cidadão, fugindo do escopo da política e do homem público. Se eu publicasse todas as mensagens que recebo, falando da vida pessoal de certas pessoas, seria uma irresponsabilidade, pois poderia fazer estragos na vida não só da pessoa como de seus familiares. Por isso até hoje, ninguém pediu para retirar qualquer postagem, pois se alguém se sentir desrespeitado "pessoalmente" tiraria sem problemas, o que até agora não foi o caso. Quanto ao Defensor, só comentarei a frase que ele cita a Dona Nedi, minha mãe. Senhor Defensor pode ter certeza que ela irá ajudar todos os servidores como político e como pessoa humana. Independente de qualquer fato, nossa assinatura vale mais que qualquer coisa no mundo, pois quando colocamos ela em um papel não é apenas tinta que sai, mas também nossa honradez, caráter e palavra, independente do que éramos e o que agora somos. Minha solidariedade a todos.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Não demorou...

Não demorou, mas o Prefeito com sua atitude, começa a denegrir a imagem de Miracema. Agora a Rede Globo irá mostrar a forma de Governo "popular" do Prefeito. Quem perde com isso é Miracema que aparece na foto não sorrindo, mas chorando de vergonha pelos governantes que possui.
Alguma novidade? A forma de Governar e fazer política mudou daquela de antes de 1997?
Já sabíamos que isso iria acontecer, só não esperavamos que seria tão cedo.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Os Agentes de Saúde podem ter a certeza que nossos vereadores irão lutar a seu favor. Com relação a denúncia de que uma destas pessoas foi demitida por ter colocado uma faixa do então candidato Gutemberg, só tenho a dizer, que se isso realmente for verdade, além de uma falta de caráter e honradez, isto é de uma covardia que é difícil de imaginar. Pessoas covardes não demoram a afundar, são as primeiras a pular do barco. Infelizmente fatos como este voltaram a fazer parte da história miracemense. Estamos cada vez mais forte, e pode ter certeza que estes agentes terão amparo. Quem persegue alguém por botar faixa é um grande COVARDE.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Exposição: De graça???

Qual a razão de dizer que exposição agropecuária é de graça para a população?
Não, a exposição não é de graça, ela é paga, indiretamente mas é paga. Se fossemos uma cidade rica, onde o dinheiro recebido sobrava nos cofres públicos, concordaria que poderíamos até fazer uma exposição com entrada franca. Mas em Miracema, onde os recursos são escassos? Qual a lógica disto?
Lembro que a idéia anterior como era feita a exposição, onde quem não quisesse ou pudesse pagar poderia chegar antes de um determinado horário, era mais justa e correta para a população. Então vejamos, aquele morador que precisa de um calçamento e não é frequentador de shows deve permanecer sem o auxilio do poder público devido a esta festa? Gostamos de festa, mas quando Miracema foi colocada em Estado de Emergência, gastando 200 mil com carnaval e outros tantos mil com exposição, nos tornamos uma cidade incoerente.
O que é de graça?
Nada é de graça, a exposição vai ser paga com dinheiro que poderia ser empregado em melhorias como calçamento, pavimentação, saneamento, iluminação, etc. Quando a administração pública gasta uma fortuna em festa e corta benefícios do funcionalismo municipal, isto se torna uma incoerência.
Sinceramente não sei onde está a exposição de graça. Após a festa, alguns cantores estarão mais ricos, isto eu garanto. Agora, depois de tudo acabado, restarão dias, meses e anos em que este dinheiro fará falta para a nossa cidade.
Exposição de graça? Só se for para quem não mora em Miracema!

domingo, 5 de abril de 2009

A vitória da oposição

Segundo informações passadas ao Blog, o Prefeito Municipal voltou atrás na decisão tomada quanto a insalubridade dos funcionários da limpeza urbana. É por isso que uma oposição séria e responsável só faz bem ao estado democrático de direito. Graças a atuação de nossos vereadores, juntamente com a opinião pública, o Prefeito Municipal não teve outra altenativa. Continuemos na luta pelo direito do cidadão e dos funcionários da Prefeitura. Estamos de olho...

sábado, 4 de abril de 2009

Das atribuições do Prefeito

Depois de ver as fotos no Blog do PPS do carro Oficial dormindo na rua, sabendo que a Prefeitura possui local apropriado, me remeto a Lei Ôrgânica do Municipio:


Seção II
Das Atribuições do Prefeito

Art. 81 - Compete ao Prefeito entre outras atribuições:

XXXIII - adotar providência para a conservação e salvaguarda do patrimônio municipal;


Tenho dito...

Notícias rápidas...

O Circo Pegando Fogo
Parece que minha postagem "O Circo" deixou alguém nervoso, ou será porque "alguém" não está tendo o status que achava que iria ter? Ninguém dá bola para ele, coitado! Até o Paulinho aparece mais nas fotos com o Prefeito que ele. E eu que achei no princípio que algumas pessoas iriam ser ativos no Governo. Engano meu, tá apagadinho, ninguém dá bola mais, que triste né?
Governo Popular?
Governo popular é aquele que tira insalubridade de trabalhador? Governo popular é aquele que manda embora trabalhador? Governo popular é aquele que corta benefícios de alimentação do trabalhador?
Demorou pouco, mas Miracema está descobrindo da pior forma quem era o verdadeiro Governo Popular.
Subindo no Governo
O Vereador Paulinho Azevedo está em todas com o Prefeito. É no programa de rádio, fazendo visita fora da cidade, indo em inauguração, saindo em todas as fotos. Um verdadeiro...homem forte do Prefeito. E 4 meses atrás achávamos que o PDT era oposição ao Governo, heim?
Novo Blog do PPS
Um novo Blog foi criado para todos acompanharem as notícias políticas da nossa cidade: http://www.ppsdemiracema23.blogspot.com/. O Partido Verde deseja vida longa ao Blog e que nos ajude nesta caminhada de fiscalizar o Governo Miracemense.