Sugestão para colocar no site da Prefeitura, não sei se iriam colocar!
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Retrospectiva 2009: Imagens no Blog
Sugestão para colocar no site da Prefeitura, não sei se iriam colocar!
Cultura !?!?!?
A Cultura entrou para o folclore político de Miracema neste ano de 2009. Palco da situação mais bizarra já vista na história política de Miracema, mostra a que ponto um Prefeito mal assessorado pode ser levado ao ridículo.
Relembrando...
O Prefeito Municipal Ivany Samel, através de um decreto de destombamento datado de 1 de abril de 2009, data esta sugestiva para um decreto deste tipo, escriturou neste mesmo decreto palavras como ardil, ardiloso e sorrateiro para falar da confecção do decreto datado de janeiro de 1995. Tirando o fato de que palavras deste teor não se usam em qualquer ato oficial de Governo, os Senhores sabem quem o Prefeito Ivany Samel estava chamando de ardiloso e sorrateiro? Ele mesmo, pois o decreto de 1995 foi assinado pelo mesmo, Ivany Samel.
Não paramos por aí, pois no decreto de 2009 o Prefeito fala que não houve no de 1995 parecer do Conselho de Cultura da época, o que através de cópias mostrada no Blog se mostrou uma inverdade, inclusive vários conselheiros que assinaram estão hoje no Governo. Pelo visto, o Prefeito e o pessoal da Cultura miracemense levam muito a sério o dia 1 de abril. Neste caso, tive até pena do Prefeito, porque todos nós sabemos que alguém fez o texto do decreto e pediu para o nosso Chefe Supremo do Executivo Miracemense colocar a assinatura embaixo. É Ivany Samel, com este tipo de assessores, quem precisa de oposição...
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Retrospectiva 2009: Fotos que marcaram o ano
Título no Brasil: Amigo é Pra Essas Coisas
Título Original: Zim and Co.
País de Origem: França
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Título no Brasil: Uma Luz na Escuridão
Título Original: Shining Through
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 132 minutos
Ano de Lançamento: 1992
Título no Brasil: O Lixo e a Fúria
Título Original: The Filth And The Fury
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 2000
Título no Brasil: Ação Entre Amigos
Título Original: Ação Entre Amigos
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 76 minutos
Ano de Lançamento: 1998
Título no Brasil: A História Sem Fim
Título Original: Die Unendliche Geschichte / The Neverending Story
País de Origem: Alemanha / EUA
Gênero: Infantil
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento: 1984
Título no Brasil: Fome Animal
Título Original: Dead Alive
País de Origem: Nova Zelândia
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 104 minutos
Ano de Lançamento: 1992
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Um ano de um novo Governo
Vamos por parte para sermos bem entendidos:
Fornecedores da Prefeitura
Em 1997, Dr. Gutemberg foi entrevistado por uma emissora de Campos falando da dívida que o Governo anterior tinha passado para ele. Para quem não lembra o Governo anterior daquela época é o mesmo que está no poder atualmente. Tinha colocado este vídeo no site da campanha, pena que alguns não acreditaram no passado e pagaram para ver novamente os desmandos com relação a pagamentos de fornecedores, falta de compromisso em assumir dívidas e a má gestão das contas públicas. Após 12 anos de Governo do PV, onde os fornecedores davam credibilidade ao Executivo pois era a certeza do pagamento do compromisso efetuado, vemos hoje o Prefeito Municipal admitindo em seu programa de rádio problemas em efetuar o pagamento de fornecedores. Senhores leitores, menos de um ano e já temos problemas de pagamento que em 12 anos não tínhamos? A conta é muito simples, se pagamos por uma exposição de 4 dias um valor elevado, de onde tiraremos o dinheiro para efetuar os outros pagamentos.
Neste quesito Miracema mudou, mudou para pior.
Saúde
Na saúde nem a situação consegue falar bem. O caos não foi maior porque pelo menos conseguiu para a área uma pessoa séria como Secretario de Saúde e que tenta, aos trancos e barrancos, manter a situação sob controle. Porém a Saúde de Miracema está no CTI, respirando por aparelhos sob a influência do chefe supremo do executivo Miracemense que possui o mesmo conhecimento da área quanto possui conhecimento de fissão nuclear, ou seja, nada.
Neste quesito Miracema mudou, mudou para pior.
Onde estão as comprovações da Exposição? Do Show de Paraíso? Do um milhão da Assembléia? Onde estão as comprovações de gastos que eram feitos regularmente no Governo do PV? Não consigo entender porque os Vereadores do PV enviam solicitações ao executivo pedindo estas informações e nada é enviado. Como diz um apresentador de telejornal: Isto é uma Vergonha! Estamos chegando na próxima exposição e não sabemos da conta da anterior.
Neste quesito Miracema mudou, mudou para pior.
Acho a perseguição uma das piores faces que uma gestão pública pode ter. Usar do cargo público para acuar quem quer que seja é sórdido, desumano e inescrupuloso. Diria melhor, é muita covardia e maldade.
Faço agora uma pergunta: Houve perseguição neste Governo?
Uma pessoa que tirou foto de um caminhão mostrado aqui no Blog, ao tirar as fotos foi até o motorista do caminhão pedir explicações sobre aquele serviço (lembram que na câmara o Secretário de Agricultura falou para o Vereador Sergio que deveria ser feito assim). Pois bem, esta pessoa fez isto e depois sofreu retaliações. Com relação a este caso o Secretário não falou nada quando foi a Câmara, nem um Power Point ele mostrou das fotos postadas no Blog.
E o Hospital de Miracema? Quer maior exemplo de perseguição do que o Hospital de Miracema na figura de seus Diretores? Preciso falar alguma coisa a mais sobre este caso?
Neste quesito Miracema mudou, mudou para pior
É patética a subserviência dos vereadores da situação com o Governo. Engraçado é que quando vai algum Secretário falar sobre algo na Câmara, é difícil ver um vereador da situação questionar algo do Governo. Parece que é difícil para estes vereador distinguir o que é ser situação e ser do Governo. Fiscalizar o executivo é um dever dos vereadores da situação e oposição. Não entendo bem este amor que os vereadores possuem pelo Governo, parece até um amor de família, não sei se me entendem.
Lembro que os vereadores da antiga situação, do Governo do PV não faziam isto. Eram Governo mais acima de tudo eram Miracema e respeitavam os eleitores que votaram neles, que na sua maioria poderiam ser o mesmo do Prefeito, mas não todos.
Neste quesito Miracema mudou, mudou para pior.
Educação
Agora a maior das reflexões? O que mudou para melhor na educação? Considerando que o Prefeito perguntou na rádio para a Secretária o que era Educação Infantil, poderíamos dizer que dentro deste universo de conhecimento que possui o nosso Prefeito não estamos assim tão mal.
Aqui no Blog temos várias mensagens sobre merenda, uniforme, livro escolar, etc. Trocar o uniforme foram rápidos, mas trabalhar para melhorar cada vez mais a educação do nosso Município estão bem devegar.
VEREADOR MANOEL GORDO PRESTA CONTAS DO MANDATO
Apesar da crise de credibilidade de setores da classe política continuei pautado pelo novo jeito de fazer política baseado em produtividade, participação e muita transparência visando sempre melhorar a vida das pessoas.
Assim apresentei neste ano, vários requerimentos e o importante Código de Ética da Câmara, junto com os meus pares D. Nedi e Sérgio Rocha, um marco histórico para a política de Miracema. É claro que a quantidade de trabalho importa, mas é na qualidade que está o nosso grande diferencial e que nos permitiu a importante votação nas últimas eleições como o quarto vereador mais votado de nossa cidade.
Dentre as propostas concretizadas quero destacar a solução dos problemas referentes ao funcionamento do Matadouro Municipal, esforço este reconhecido inclusive pelo líder do PMDB na câmara e pelos demais vereadores.
Como vereador do PV e preocupado com a preservação do meio ambiente apresentei um requerimento solicitando uma barragem na Usina Santa Rosa, e uma ampla área de lazer, incluindo quadra de areia e um piscinão (provavelmente será despachado em janeiro diretamente com o vice governador Pezão), além de instalações de lixeiras para reciclagem seletivas em praças e instituições públicas de nossa cidade.
Não obstante, continuei o trabalho nos bairros e zonas rurais de Miracema com nossas vistorias e reuniões. Neste sentido quero destacar a reunião com moradores do Bairro Santa Tereza para tratar dos problemas de saneamento básico e a reunião com produtores rurais para tratar dos problemas das estradas vicinais e as melhorias de infra-estrutura para o distrito de Venda das Flores, entre outros.
Continuarei com uma oposição firme correta e fiscalizadora, cobrando o cumprimento da lei e a aplicação dos recursos públicos e a avaliação de seus resultados.
Por fim, espero que com este trabalho consigamos juntos novamente atingir nossas expectativas e honrar a confiança depositada por você. Para isto, preciso da sua participação em nosso mandato para seguirmos com o novo jeito de fazer política que nada mais é do que menos politicagem e mais produtividade com ética, transparência, seriedade e resultados efetivos em nosso dia a dia.
Conto com você da mesma forma que quero que continue contanto comigo.
Manoel Gordo
sábado, 26 de dezembro de 2009
Feliz Natal?
Natal é festa do Encontro , do Amor, da Solidariedade, do estar juntos numa união em torno do aniversariante, o Menino Deus. Com o coração desarmado, com vontade de fazer o melhor no próximo ano, com respeito às diversidades, mas com profunda convicção de que a justiça e a verdade devem sempre prevalecer.
Vamos aproveitar este momento em que estamos mais sensíveis e refletir sobre como podemos ser melhores e fazer Miracema melhor.
Agora posso dizer com todo carinho: Feliz Natal e um Ano novo de Paz, Alegria e Realizações.
Contem comigo sempre.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Prestando contas
Ainda a COORELIS. O processo de extinção da UTIL começou e terminou no governo passado. Era uma autarquia e esta autarquia foi extinta passando todo o acervo e funcionários para a Secretaria M. de Obras.Há que se tomar providências emergenciais, pois não há, no momento, nenhuma forma de separação do lixo.
Outro projeto de lei: Plano Plurianual - este plano é feito de 4 em 4 anos. Planeja as atividades da P. M. por 3 anos do governo instalado e 1 do próximo.Deve ser votado antes do Orçamento de 2010.
Quanto a análise e votação do Orçamento, deixaremos para comentar mais tarde, pois através de decisão judicial foi anulada a 1º votação.
Um Natal Abençoado!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Sessão da Câmara dia 16 de dezembro
Procurador Geral do Município
Diretor Operacional da Secretaria de Obras e Urbanismo
Corregedor do Município
Representante da INVISA fala sobre as contratações.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Parabéns HOSPITAL DE MIRACEMA
sábado, 19 de dezembro de 2009
Você sabia?
-Que como patrimônio tombado pelo governo municipal e estadual necessita de autorização dos órgãos fiscalizadores para a realização de eventos?
-Que por esse motivo precisa observar a legislação específica de preservação de áreas protegidas?
-Que a limpeza da Praça e os possíveis danos causados com a realização de eventos deverão ser recuperados pelos organizadores?
-Que mesmo tendo autorização dos órgãos de patrimônio os organizadores deverão ter, também, autorização e documentação necessária (Corpo de Bombeiros, Polícia, etc) para a realização do evento?
-Que os ambulantes deverão ser cadastrados, uniformizados, etc.?
-Que cabe aos vigilantes da Praça o cumprimento desse Decreto?
O que nos parece é que o Poder Executivo desconhece o decreto que citamos, pois os ambulantes tomaram conta da praça, entre outras desobediências às Leis ou Decretos Municipais.
Na sua opinião, qual a explicação para o abandono da Praça Dona Ermelinda?
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Sessão da Câmara dia 14 de dezembro
sábado, 12 de dezembro de 2009
Sessão da Câmara dia 10 de dezembro
Retorno da Vereadora Nedi Damasceno, que faz uma ótima síntese dos problemas que ocasionaram a votação do Projeto de Lei em pauta.
Áudio completo
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Postagem Interativa: Praça Dona Ermelinda
EH UM VERDADEIRO DESCASO COM O DINHEIRO PUBLICO."
"As fotos por si só já bastam. Esta semana passei pela praça das Mães e haviam quatro cavalos pastando livremente no gramado. Inicialmente achei que estavam montando um presépio em tamahno natural. Quando cheguei mais perto vi que estavam mesmo era pastando. Acho um desrespeito a população o que a administração atual está fazendo com a Praça D. Ermelinda. Depois de doze meses de total abandono, com desculpas de que a firma que venceu a licitação não havia terminado a obra, o prefeito anuncia em seu programa que está trocando umas lâmpadas na praça e fará sua reinauguração no sábado. Reinaugurar obra alheia é falta de decência. No sábado vão ligar a fonte(que ficou desligada esse tempo todo de propósito)e, na maior cara de pau, inaugurar uma cisa que todos sabem que foi realização do Governo Verde."
"O mato tomou conta!"
"Onde estão os peixinhos do chafariz/fonte ? Aliás, já haviam sido destruídos p vândalos e a empresa foi lá e colocou no lugar, mesmo sem ter essa obrigação. E agora?"
"Essa imagens denotam a falta de observância de 1 princípio basilar da Administração Pública, que estÁ explícitos na CF/88, em seu art. 37, caput: EFICIÊNCIA. Além desse, está tb ferindo o príncipio legal da CONTINUIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO. São praticamente 12 meses de governo com total desleixo com a coisa pública. Portanto, estão agindo sem continuidade, ao deixarem de observar o trabalho despendido pela gestão anterior com a reforma dessa praça, que custou caro aos cofres públicos. A ineficiência é denotada na falta de trabalho e conservação do bem público todo reformado na gestão anterior. Iremos jogar o $$$ pelo ralo. Dinheiro do povo?
Será que as pessoas estão anotando p não votarem nos vereadores e no prefeito e seus secretários em nova eleição?
Tb acredito q o prefeito não irá se candidatar mais, porque com essa gestão inóspita, tenho certeza q não poderá se eleger mais."
"Onde estão as autoridades do municípios? Prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores, Ministério Público e etc."
"Situação num ta boa mesmo não, cavalo comendo grama do jardim tão lindo e cartão postal da cidade, isso é o fim..."
"Havia no governo anterior, um blog que chegava ao ápice quando mostrava animais por ali mesmo, como crítica. E agora? De repente, estariam sendo ecológicos, ao invés de usarem roçadeiras usam os animais, talvez seja uma medida de economia. Tem um grupo que ostenta o "mico": MIRACEMA VOLTA A SORRIR! E querem calar ou intimidar as pessoas dessa maneira?"
"AI QUE SAUDADES DO TEMPO ANTERIOR.
E PURA VERDADE SO QUE ESQUECERAM DE MOSTRAR MARMANJO ANDANDO DE BICICLETA DENTRO DO JARDIM.
E A FONTE FICA SEM AGUA POIS TODO DIA TINHA CRIANÇA TOMANDO BANHO OU ERA UM NINHO DA DENGUE..
ONDE ANDA O FISCAL,NÃO E ELE O RESPONSAVEL."
"Gente!Alguém tinha alguma dúvida que isto não ia acontecer?!
Eu não!
Infelizmente esta desorganização em quase TODOS os SETORES é a CARA deste GOVERNO.
Ficamos tristes..."
"Daqui a pouco vai aparecer tamanduás, jaguatiricas por aí... e o nome irá se tornar: " praça selvagem"."
"Cresceu bem a grama, está dando até p alimentar os equinos...hahahaha"
"O mais interessante que chegando agora em casa, passei pela praça e eles colocaram correndo dois senhores para aparar a grama, sinal que estão ligados no blog, "utilidade pública". Agora que começaram aparando a grama aqui mostrado, espero que aparem as arestas que estão..."
Agradecemos a participação dos nossos leitores e ao Blog O Vagalume pela divulgação da postagem interativa.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Postagem Interativa: Praça Dona ErmelindaResolvemos caro leitor fazer uma postagem com a sua participação, basta apenas vocês citarem em seus comentários as diferenças que serão encontradas nas imagens abaixo.
Na primeira parte mostramos a Praça Dona Ermelinda logo após a sua inauguração e na segunda parte fotos recentes da mesma.
Na sexta-feira iremos novamente postar esse mesmo assunto com todas as diferenças citadas por vocês.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Imagens das nossas praças circulando na internet
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
COP-15
Começou hoje a COP-15, 15ª Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) em Copenhague (Dinamarca). O encontro será realizado até o dia 18 de dezembro deste ano e unirá governos, ONGs, empresas e pessoas interessadas na grande ameaça do aquecimento global e suas consequências a civilização.
É considerado o encontro mais importante do mundo desde o final da Segunda Guerra Mundial, onde os governos tentarão chegar a um acordo para tentar reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e minimizar as mudanças climáticas que estão ocorrendo rapidamente.
Um dos mecanismos mais discutido será o REDD - Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation in Developing Countries (Reduzindo as Emissões geradas com Desmatamento e Degradação Florestal nos Países em Desenvolvimento) - onde as empresas e os países industrializados pagarão aos países pobres através de projetos de preservação ambiental.
Caso os países não entrem em um acordo, futuramente teremos uma floresta amazônica transformada em savana, rios com pouco volume de água e sem peixe, aumento do nível do mar, entre outras mudanças que modificarão de forma trágica a humanidade.
Planeta Sustentável
Msn Verde
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Miracema: Patrimônio Cultural Fluminense
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Sessão da Câmara dia 30 de novembro
(Leia reportagem completa no Jornal Dois Estados e no Blog O Vagalume)
Vereador Sergio Rocha solicita ao setor de Licitações cópias dos contratos celebrados entre o município e duas empresas de Itaperuna, fala sobre a Saúde no município, o problema da iluminação da Praça Dona Ermelinda e finalizando faz uma reclamação dos projetos que são colocados em votação sem aviso aos vereadores para que sejam analisados.
Áudio Completo
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Vereador Sérgio Rocha é entrevistado pelo Blog O Vagalume
O Blog entrevistou o vereador SÉRGIO TERRA DE SOUZA ROCHA, 35 anos, do PV de Miracema, a fim de entender um pouco mais as dificuldades encontradas pela oposição e também para conhecer melhor os caminhos que percorrerá o projeto de reciclagem de óleo, recém aprovado na Câmara de Vereadores, de sua autoria.
Esse é um vereador jovem, com futuro promissor, que vem atuando de forma exemplar junto ao Legislativo local, em seu primeiro mandato.
Diante da dificuldade clara por que passa a oposição, que conta apenas com 3 vereadores, diante de 6 vereadores, que apóiam o Executivo, procuramos entender o quanto é difícil exercer as funções inerentes ao cargo de vereador no município.
1- Blog "O VAGALUME": Vereador Sérgio Rocha, estamos acompanhando seu trabalho na Câmara de Vereadores e observamos sua preocupação com o tema Ambiente. Pedimos que nos enviasse o projeto sobre a coleta seletiva e reciclagem de óleo devido a importância que o tema tem. De onde surgiu a ideia do projeto?
VEREADOR SÉRGIO ROCHA (PV): Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Blog O Vagalume pelo apoio e divulgação de nossos projetos. A ideia do projeto surgiu antes de ser vereador, porque tenho um amigo que trabalha com um projeto chamado RECICLA NITERÓI e atua junto à PROVE da UFRJ e da incubadora de cooperativas também com a reciclagem de óleo. Após conseguir chegar à Câmara procurei montar um projeto que pudesse atender tanto à questão ambiental como à geração de renda para a cooperativa COORELIS (Cooperativa de Reciclagem de Lixo do Sudeste), que atua na extinta UTIL (Usina de Tratamento Intensivo do Lixo). Fui procurado pelo Tão que era o presidente da COORELIS e ele me pediu para dar atenção à cooperativa, pois estavam inclusive precisando de luvas e outros equipamentos de segurança. Comprometi-me a visitá-los. Dias depois o Tão faleceu e não consegui saber o que precisavam de fato. Fui visitar a UTIL e conversei com o pessoal da COORELIS sobre o projeto do óleo. Em seguida fomos à UFRJ para conhecer todo o trabalho da PROVE e as cooperativas que atuam no Rio de Janeiro. O projeto foi apresentando na Câmara e foi aprovado na sessão do dia 09 de novembro de 2009, por unanimidade. Agora vamos lutar para colocá-lo em prática. Após a sessão cada vereador recebeu uma garrafa pet para começar a armazenar o seu óleo de cozinha e não jogá-lo na natureza. Falta agora a sanção do prefeito.
2- Blog "O VAGALUME": Nesses quase 11 meses de trabalho na Câmara de Vereadores de Miracema, quais são as maiores dificuldades encontradas pelo sr. no que diz respeito à fiscalização do Executivo e aprovação de Projetos de Lei?
VEREADOR SÉRGIO ROCHA (PV): Com relação à fiscalização do Executivo e à aprovação de projetos de lei, tenho que informar que por ser meu primeiro mandato não sei como era a Câmara de Vereadores antes. Mas, confesso que fico me sentindo às vezes como o "patinho feio". No começo do ano, quando se formou a mesa diretora da Câmara, foi que comecei a entender o que era política. Tudo o que vivi e aprendi até ali não serviu para fazer a "articulação" que a política necessita. Assisti à maior parte dos vereadores assumirem a defesa do Prefeito. Bem, após esse episódio permanecemos isolados, de um lado os vereadores que "não trabalham por Miracema" (palavras do prefeito em programa da rádio) e de outro lado os vereadores que trabalhavam para aprovar qualquer projeto que viesse do Executivo, sem questionamentos. Vários projetos foram questionados pela oposição, alguns foram retirados por erros apontados pela oposição e outros foram aprovados pela maioria. Ofícios cobrando respostas do Executivo não foram respondidos. A Câmara até hoje não tem acesso a todas as publicações oficiais do município, etc. Enfim, o trabalho da oposição é duro, e precisamos de todo o apoio da população no trabalho de fiscalização. De qualquer forma, foi uma opção! Sabia que não ia ser fácil, mas continuamos cobrando, questionando, fotografando e exercendo o papel legítimo do vereador, que é a fiscalização da Administração Pública Municipal, auxiliada pelo Tribunal de Contas, exercendo assim o denominado Controle Externo da Administração Pública. Os projetos dos vereadores na Câmara tramitam de forma tranquila, passando pelas comissões e são discutidos e votados de forma responsável.
3- Blog "O VAGALUME": Sabemos da dificuldade de ser oposição numa cidade pequena, onde a maioria das pessoas tem elo com a Administração Pública, seja de emprego ou não. Vereador, o que o sr. acha que falta à população de Miracema, para contribuir com um Legislativo mais eficiente?
VEREADOR SÉRGIO ROCHA (PV): A população tem que cobrar dos vereadores a resolução dos problemas, tem que ir à Câmara, usar a tribuna livre e participar efetivamente. Tem que exigir que seus direitos sejam garantidos, fiscalizar junto com o Legislativo. O povo tem que entender que tem a força e não é somente na eleição que se demonstra essa força ou o descontentamento com o governo. Sempre fui uma pessoa questionadora, não aceitando o que já estava pré-estabelecido ou desistindo fácil de meus ideais. Acredito que mesmo se o governo fosse do meu partido não concordaria com tudo o que acontece. Temos que questionar mas, infelizmente, não vejo acontecer isso hoje por parte da grande maioria dos vereadores, embora nos úlltimos meses já tenha sentido uma pequena diferença de comportamento.
4- Blog "O VAGALUME": Voltando ao projeto do óleo, caso haja sanção do Executivo, quais serão os próximos passos? O sr. está ciente de que está para sair um aterro sanitário, no sistema de consórcio, com recursos do Estado, em Itaperuna?
VEREADOR SÉRGIO ROCHA (PV): Após a aprovação do projeto na Câmara, fizemos uma visita ao ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) e ao PROVE (Programa de Reaproveitamento de Oléo Vegetal do Estado do Rio de Janeiro) na UFRJ, no último dia 17 de novembro. Levamos o Presidente e o Vice-Presidente da COORELIS, que é a única cooperativa que atua em Miracema, para viabilizar a adesão ao Programa. Esse programa é ligado ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e irá viabilizar recursos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e ao Banco do Brasil. Nosso próximo passo, após a sanção, é fazer uma reunião com o diretor da UTIL e a divulgação do programa para conseguir a adesão da população. Para isso já contamos com muito apoio, inclusive da própria ONG AMINATUR que já aderiu à campanha. Com relação ao Aterro Sanitário apenas ouvi conversas, não vi nenhum estudo e nada foi encaminhado para a Câmara de Miracema. O meu ponto de vista é um pouco crítico, porque eu procurei saber o custo da coleta de lixo, da forma que é feita hoje, com veículos e pessoal do município, sendo um custo relativamente baixo, e também sei como as "máfias do lixo" atuam.
5- Blog "O VAGALUME": Para encerrarmos, gostaria de saber sobre a fiscalização das obras realizadas com verbas recebidas da ALERJ (R$1 milhão). Na reunião de 09 de novembro, o sr. sugeriu a criação de uma comissão especial para fiscalizar essas obras. O assunto foi levado adiante?
VEREADOR SÉRGIO ROCHA (PV): Não foi a primeira vez que fiz um pedido para que a Câmara tivesse conhecimento de onde o município aplicou o recurso que recebeu em virtude do "Estado de Emergência" e que foi doado pela ALERJ. Pedi à Comissão de Obras e o próprio Secretário esteve na Câmara e foi questionado. Porém, o tempo passou e somente tivemos conhecimento através da imprensa ou das visitas que fizemos aos locais das obras. Nessas visitas e acompanhando as Publicações do Boletim Oficial do Município foram constatados que uma mesma empresa havia feito a maior parte das obras, como restauração de pavimentação (calçamentos) - R$ 109.570,20, construção de ponte (sem valor), construção de muro de arrimo (R$ 440.000,00) e outro (R$ 92.697,18), sem que obtivéssemos os contratos ou as licitações. Nesse contexto achei importante fazer o requerimento para uma comissão exclusiva para o assunto, com prazo determinado por resolução para apresentar essas respostas a Câmara de Vereadores e a toda população de Miracema.
Esse é o papel do vereador, fazer questionamentos e obter respostas, fazendo o controle externo da administração municipal.