quinta-feira, 30 de setembro de 2010



Caros leitores, neste domingo dia 03 de outubro de 2010, iremos escolher através do voto os representantes do nosso Estado e País.
Os fatos se tornam repetitivos no período que antecede as eleições. São os mesmos fatos que tanto nos entristecem: gastos excessivos, políticos que aparecem apenas em período eleitoral, pressão para que as pessoas votem em determinado candidato, a compra de votos ...
Nosso país vive momentos tensos com escândalos, envolvendo políticos que já se consideram eleitos, mostrando que a impunidade ainda é um fato. E que interesses pessoais estão sempre se sobrepondo ao coletivo.
É por tudo isso que nos mobilizamos para apoiar candidatos nos quais depositamos a esperança de um Estado e País melhor.
Gabeira e Marina Silva demonstraram, ao longo de sua campanha, a ética e a dignidade necessários ao cargo que pleiteiam.
E a onda verde deve se transformar num tsunami. Só assim mostraremos a indignação dos que vêem o uso da máquina pública numa campanha que parece ser de um único partido .
Que as vinhetas que o MP inseriu na TV cheguem às mentes e aos corações dos eleitores
Que tenhamos tranqüilidade no dia da eleição.
Que a democracia saia vitoriosa.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sessão da Câmara dia 27 de setembro

Devido a falta de quórum, não houve a Sessão da Câmara de Vereadores ontem. Compareceram apenas os Vereadores Paulo César Azevedo (PDT) e Nedi El Kik Damasceno (PV). Os demais justificaram a ausência.

domingo, 26 de setembro de 2010

MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Numa democracia, nenhum dos Poderes é soberano. Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.

É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

É inaceitável que militantes partidários tenham convertido órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais em valorizar a honestidade.

É constrangedor que o Presidente não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há “depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras, mas um inimigo que tem de ser eliminado.
É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e de empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É deplorável que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.
Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para ignorar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.

Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.
Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.
Assine e faça parte desse Movimento.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

HM informa

Como alguém disse: “a novela chegou ao fim”. É o que parece.

Através de um e-mail encaminhado ao Prefeito, a Secretaria Estadual de Saúde colocou um fim no impasse que já durava quase dois anos em torno do atendimento na Maternidade do Hospital de Miracema, desde que a Prefeitura cancelou o repasse financeiro que há anos fazia ao Hospital para custeio dos partos excedentes do SUS. Ao assumir os custos financeiros, a Secretaria Estadual de Saúde fez por reconhecer a legitimidade da luta em que O Hospital de Miracema se empenhou para ver valorizado o trabalho de seus profissionais na Maternidade.

Assim, pode-se constituir uma equipe de profissionais reconhecidos por sua competência e seriedade, em regime de sobreaviso, atendendo a todas as gestantes do SUS, acolhidas pelo Hospital.

A Direção do HM vem a público agradecer o empenho dos técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, que tão bem nos receberam e ouviram; ao Secretário Municipal de Saúde pelo seu empenho em sugerir soluções para o impasse que existia; aos Vereadores Nedi Damasceno e Sérgio Rocha que, por iniciativa própria e espontânea, participaram da reunião com o Ministério Público, preocupados com a situação; ao Sr. Promotor Público, Dr. André Santos Navega, que de forma tranqüila e firme colocou, com clareza, a medida da responsabilidade de cada um, Hospital e Prefeitura, na solução do problema.

De muitas críticas fomos alvos durante os últimos meses. São naturais, inerentes aos cargos que exercemos como diretores. Algumas até nos ajudaram a rever posturas, pois não temos a pretensão de ser infalíveis. Uma das críticas é nos acusar de sermos “os donos do Hospital”. Interessante a frase e merece uma análise, menos ou mais apaixonada? Concordamos sim que o Hospital é nosso, na medida em que somos Miracemenses e nesta qualidade nos consideramos donos, pois esta Instituição pertence legitimamente a cada filho desta terra. Aqui estamos para nele trabalhar, exercendo com dignidade e humanismo a nossa profissão de médicos, dando segurança, conforto, alívio e salvando vidas na medida do possível. Enquanto formos seus Diretores dele seremos donos, como todos, apenas com maiores responsabilidades que os demais.

Que Deus ilumine o caminho de todos e que possamos viver e trabalhar em paz de agora em diante. Obrigado.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sessão da Câmara dia 20 de setembro

Em seus requerimentos, Vereadora Nedi solicita a limpeza das margens do Ribeirão Santo Antônio, e Vereador Manoel Sergio reforça requerimentos anteriores solicitando calçamentos.


Vereador Sérgio Rocha presta homenagem a Associação dos Artesãos de Miracema.



Áudio completo



sábado, 18 de setembro de 2010

Livros da Biblioteca

Fomos informadas, por pessoas de credibilidade dentro de nossa comunidade, que foram descartados livros, sem o conhecimento da bibliotecária ou do Conselho, (perfazendo um total de 300,00 reais e vendidos por 0,07 o quilo) retirados pelo proprietário do depósito de papel e material a serem reciclados. O s trezentos reais foram utilizados na compra de livros novos, de autores que estão entre os mais vendidos e procurados pelos usuários da Biblioteca. O único senão seria a falta de laudo técnico, uma vez que este procedimento não é incorreto. De qualquer forma, foi-nos comunicado também que entre as obras descartadas estava uma coleção completa de Monteiro Lobato, bem antiga.

Quando comentei sobre a Conferência de Cultura fiz uma ligeira alusão ao fato e quando encontrei com a Secretária dei maiores esclarecimentos sobre o que chegou ao meu conhecimento. Logo que a Secretária apurou os fatos, me comunicou que eram livros com problemas e que a bibliotecária tinha assinado o laudo. Os outros haviam sido levados para o Centro Cultural.

É importante observar que não foram os mesmos livros cujo laudo chegou agora às minhas mãos. Os primeiros foram vendidos bem antes de 14 de setembro conforme atesta o laudo que me chegou hoje. E estes foram apenas 150 livros o que não daria 300 reais. Só estou dando esta explicação para que entendam o que me preocupou. Até porque, passando os fatos para a secretária e tendo dela os esclarecimentos o problema deixa de ser meu, ou melhor, o problema acaba.

Recebi agora, duas correspondências enviadas a mim pela Secretária de Educação para que os fatos sejam esclarecidos. Também publico uma carta da diretora do Pavilhão também com explicações. A única coisa que não entra na minha cabeça é que para ser explicado algum fato devas ser citado que “no governo anterior...” Vamos combinar uma coisa: Não vou deixar de querer e tentar fazer o melhor por Miracema. Não vou deixar de passar para a Secretária minhas preocupações ou pedidos de esclarecimentos. Aliás, é bom que se diga que sempre fui tratada com respeito por ela. As pessoas de bem e do bem não precisam se preocupar com minhas atitudes. Serão sempre procurando fazer o melhor, com justiça e transparência. Não agirei nunca com hipocrisia, pois nesta altura de minha vida não preciso e não vou manchar a história que construí com trabalho e dignidade.

Este final é apenas um desabafo por conta de pessoas que “temem” chegar perto de mim e que continuam enxergando a política com os óculos escuros do preconceito e da politicagem.

Nedi Damasceno

____________________________________________________



Primeiramente, gostaria de agradecer aos mantedores do Blog PV a oportunidade de “ resposta ” ao post do dia 10 de setembro, às 17:42, com o título “ Conferência de Cultura ” .

Ao assumir a direção do Pavilhão Cultural Maria do Carmo Monteiro Linhares, onde se encontra inserida a Biblioteca Municipal Professora Julieta Damasceno, percebi uma quantidade considerável de livros num espaço destinado à análise da bibliotecária. Esses livros eram oriundos de doações e, para serem colocados à disposição de leitores e pesquisadores, necessitavam de prévia avaliação a fim de constatar possíveis irregularidades como presença de mofos, ausência de páginas ou páginas rasgadas, conteúdos já defasados, ataques de traças, entre outros. Imediatamente, e com a supervisão da bibliotecária, todos os funcionários da Biblioteca se organizaram para realizar a devida análise, adotando em seguida o procedimento de descarte, quando este se fez necessário. Cabe ressaltar que o procedimento de descarte já foi realizado outras vezes na Biblioteca, para livros sem valor para utilização, em governos anteriores.

O descarte dos livros gerou uma doação em dinheiro para a Biblioteca, que foi utilizada para aquisição de novos livros – títulos atuais, de vários segmentos literários, que já se encontram disponíveis na Biblioteca, para pesquisa local e empréstimo domiciliar. Todos esses procedimentos podem ser comprovados mediante documentação e notas que estão em poder desta direção.

Meu objetivo, como Diretora do Pavilhão Cultural, é demonstrar, cada vez mais, respeito para com os freqüentadores e leitores da Biblioteca Municipal, proporcionando um ambiente agradável e estimulante. Para mim, a Biblioteca é um lugar para livros perfeitos, limpos, atualizados, que estimulem o hábito e prazer pela leitura, não simplesmente um lugar de “ depósito ” de material ultrapassado, que só ocupa espaço nas prateleiras.

Para você, leitor do blog e amante de bons livros, deixo aqui um sincero convite para que faça uma visita à Biblioteca Municipal Professora Julieta Damasceno. Venha conferir de perto nosso acervo, suas melhorias e o excelente ambiente que hoje, orgulhosamente, podemos usufruir. Eu e minha equipe esperamos ansiosamente sua visita!

Sinceramente,
Rosemary Gonçalves Pereira Poeys
Diretora do Pavilhão Cultural Maria do Carmo Monteiro Linhares




sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fim de um imbroglio



O sr Prefeito, depois de idas e vindas no caso maternidade do Hospital, em que se procurava uma solução para a comunidade de Miracema (gestantes) parece ter chegado ao fim com o e-mail que publicaremos a seguir:




Prezado Prefeito,
Amanhã passaremos na reunião da Comissão Intergestores Bipartite o acrescimo de 27 mil reais no teto de Miracema para atender o solicitado pela Filantropia prestadora de serviço.
Convocarei reunião com todos amanha. Por favor avise o seu secretario municipal de saúde.

Atenciosamente...

Este e-mail foi veiculado no Programa da Câmara na RPN.

Para se entender melhor o caso:

Desde 2009 não há nenhum repasse da prefeitura para o Hospital de Miracema para fazer face ao excedente de partos ou procedimentos da clínica obstétrica.

Com o último secretário várias gestões foram feitas no sentido de se chegar a um denominador comum que possibilitasse ao Hospital deixar de ter prejuízos com a maternidade. Foram pagos alguns partos. A Secretaria de Estado de Saúde chamou os diretores do Hospital para se explicar uma vez que havia uma denúncia de que houvera negativa de atendimento. Os diretores mostraram através de documentação ampla todo o trabalho na maternidade inclusive com prêmio conquistado pelo bom atendimento. E a consecução de metas estabelecidas. Entenderam os fatos e ficaram de analisar o que seria possível fazer para atender as gestantes no hospital. Já havia a possibilidade anterior destes partos serem feitos em cidades vizinhas, o que seria o fim para Miracema.

Na última quarta-feira em reunião com o promotor dos vereadores Sérgio e Nedi, do Procurador do município, dos diretores do hospital e do Secretário Municipal de Saúde, ficou bem claro que não se poderia colocar a comunidade de Miracema numa queda de braço que não acrescentaria em nada à saúde do município. O parto, por ser um procedimento de baixa complexidade era sim responsabilidade do município. O sr Promotor pediu um prazo aos diretores do Hospital para que a questão fosse resolvida.

Eis que agora com esse e-mail a solução para o imbroglio aconteceu. Bom para Miracema.

Nedi Damasceno

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sessão da Câmara dia 13 de setembro

Vereador Manoel Sérgio preocupado com as queimadas, solicita que seja deixado de plantão no final de semana dois tratores para atender a zona rural nesse período de estiagem.



Secretário Municipal de Saúde fala sobre o Projeto de Lei que altera a redação da Lei que Institui prêmio por produtividade do Pronto Socorro de Miracema.


Áudio Completo

O fator Marina
Zuenir Ventura*


Ajulgar pelas pesquisas, Marina Silva não será eleita presidente da República. De acordo com os institutos de opinião, não haverá segundo turno e ela ficará em terceiro lugar, o que não a impede de ser a grande novidade destas eleições. Já imaginaram a campanha só com Dilma e Serra trocando acusações em debates que não passam de violentos embates? De um lado, o governo "banalizando o dolo" e tentando desviar de sua candidata os escândalos envolvendo a Receita Federal e a Casa Civil. De outro, a oposição fazendo do assunto o tema único de suas propostas eleitorais, com uma agressividade que procura compensar a fracassada estratégia inicial, a de pegar carona na popularidade de Lula.

Marina não só trouxe para a agenda a questão ambiental, pregando um novo modelo de desenvolvimento econômico, como introduziu a dimensão ética, não como discurso, que da boca pra fora todo mundo tem, mas como atitude. Em nenhum momento ela cometeu qualquer deslize dessa natureza: nunca elevou o tom nem baixou o nível. Na sabatina na TV domingo à noite, foi quem se saiu melhor, segundo análises qualitativas.

Também aqui no GLOBO ela defendeu suas ideias com firmeza, mas sem jamais perder a serenidade e a elegância. Incapaz de ofender os adversários, aos quais se referiu com respeito, não deixou de elogiar aspectos dos governos de FH e Lula, sem, no entanto, poupar este de críticas por ter preferido a defesa de sua candidata e "não dos milhares de brasileiros que tiveram seus sigilos fiscais quebrados".

Há 20 anos conheci no Acre a história de Marina. Seus feitos pareciam lendas da floresta.

Nascida no seringal Bagaço, aos 11 anos já cortava seringa. Magra como um graveto, contraiu várias doenças da selva: leishmaniose, três hepatites, cinco malárias e, em consequência dos tratamentos, uma contaminação por mercúrio. Mesmo assim, aos 16 ela se alfabetizava e em seguida participava, junto com seu mestre Chico Mendes, da luta pela preservação da Amazônia. Sua trajetória poderia lembrar a de Lula, se não fosse uma diferença: o presidente ostenta um certo orgulho por seu português ruim. É como se devesse a ele o seu sucesso - como se fosse por isso e não apesar disso que venceu. Já Marina valoriza o ensino formal: não deixou de estudar, gosta de ler e colocou a educação como prioridade de seu projeto de vida e agora de governo (só não conseguiu resolver a contradição entre suas posições políticas avançadas e o conservadorismo de seus princípios evangélicos contra o aborto, o casamento gay e a regulamentação das drogas. Mas defende a tolerância, "a capacidade de se conviver na diferença").

Sobre eleições, Marina disse que é possível ganhar perdendo, ou o contrário, que é o seu caso. Se perder, ela perderá ganhando.

* Zuenir Ventura: jornalista, escritor e colunista do jornal O Globo e da revista Época.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

HM INFORMA

Hoje, dia 13/09/10, após reunião com a Diretoria do Hospital, a equipe de obstetras posicionou-se na firme decisão de não mais submeter-se à situação de indefinição em que se encontra o atendimento na Maternidade do Hospital de Miracema, no âmbito do SUS: não irão mais atender naquela Maternidade, pelo SUS, a partir de 00 hora do dia 15/09/10.

Não resta a esta Direção outra alternativa a não ser apoiá-los, pois todas as tentativas de solução foram buscadas por nós, sem que de fato obtivéssemos sucesso. Apesar do descaso com que foram tratados, somente temos a agradecer aos profissionais que cumpriram fielmente com suas obrigações, enquanto durou o compromisso do Hospital com a Contratualização, no que diz respeito à Maternidade.

Continuaremos a nossa luta, firmes, nas outras modalidades do Contrato (clínica médica, cirúrgica e pediátrica), lamentando profundamente não mais podermos atender às gestantes do SUS.

RPN dia 13 de setembro

Secretária Estadual de Cultura não permite o asfaltamento do Centro Histórico do Município.
Mesmo tendo conhecimento que a arrecadação do município é pouca, prefeito pede para que câmara vote com urgência o aumento para os médicos plantonistas do PU. Segundo o prefeito, esse aumento servirá para que eles não deixem de atender no município, e faz comparação com os salários pagos em outras cidades.




Áudio completo

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Conferência de Cultura da Região Noroeste

Aconteceu, como comunicamos, a Conferência Estadual de Cultura no Clube XV.

Com o hino Nacional e o Cara da Rua deu início à Conferência. Foi muito aplaudido. Logo depois, cantou-se o Hino de Miracema.

A Conferência esteve muito concorrida com pessoal de cidades vizinhas que a prestigiaram, mesmo sendo no sábado. Achei pequena a participação do pessoal de Miracema.

Participei pela manhã até às 13h, pois à tarde Gabeira estaria em Miracema.

A Secretária Estadual de Cultura, simpática e articulada começou sua fala dizendo da alegria de estar em Miracema, conhecida pela preservação de sua arquitetura. Falou da importância da Cultura em todas as suas manifestações e completou dizendo que a Subsecretária, senhora Olga Campista, juntamente com os superintendentes das diversas áreas da Secretaria, orientaria os presentes quanto à participação com projetos que seriam analisados e a forma de se conseguir a viabilização dos mesmos. O prefeito lembrou que foi ele o 1º prefeito da Região que pensou e fez o decreto de tombamento dos casarões de nossa cidade. Logo a mesa se desfez e a Secretária Adriana Rattes, o Prefeito, a Secretária de Educação, A presidente do Conselho e diretora do Museu, a diretora do INEPAC entre outros saíram para visitar o Centro Histórico de Miracema. Tive a oportunidade de falar com ambas sob a preservação deste Centro, forma de manter a identidade cultural de nossa terra. Ambas me tranqüilizaram.

A subsecretária e seus assessores expuseram todas as possibilidades para se promover a Cultura: bibliotecas, artes plásticas, cinema para todos, artesanato, música, etc. Falaram dos editais já abertos para nos inteirar das possibilidades dos projetos e se colocou à disposição para orientação quanto a confecção dos mesmos.

Miracema foi prestigiada com 2 projetos que serão divulgados.

O público participou com perguntas e as respostas foram esclarecedoras.

Às 13 horas foi feita uma pausa para o almoço. Tive que me retirar para receber o candidato a governador Fernando Gabeira, dr. Marcelo Cerqueira e candidatos a deputado.

Retornei às 16h30m, mas não pude ficar. Muitos municípios já haviam se retirado.

Quanto à estrutura, a Conferência foi muito bem organizada.

Nedi Damasceno

domingo, 12 de setembro de 2010

GABEIRA EM MIRACEMA II

Discurso do candidato Fernando Gabeira em sua visita a Miracema no dia 11 de setembro.

Em seu site, Fernando Gabeira descreveu sua visita a Itaperuna e Miracema.

"Visitamos o noroeste do estado neste sábado, começando por Itaperuna e seguindo para Miracema. Em Itaperuna, o sempre agradável passeio pela arborizada avenida central da cidade, conversando com eleitores e fazendo aquele trabalho de corpo a corpo tão necessário para ganhar uma eleição. Ainda tivemos tempo de percorrer a feira que fica ao longo do rio, para conferir como anda a economia de Itaperuna.
Depois, Miracema, onde fomos recebidos pela vibrante militância do PV local. Na Casa Verde, tivemos a oportunidade de discursar e falar diretamente aos eleitores sobre nossas propostas. Esta região, que pouca atenção recebe hoje, tem para nós um significado especial em nossos projetos de governo".

sábado, 11 de setembro de 2010

GABEIRA EM MIRACEMA

Esbanjando educação e simpatia, o candidato do PV ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, foi recepcionado hoje por lideranças e partidários do Partido Verde.

Gabeira visitou o Hospital de Miracema, e em seu discurso definiu como cegueira política e ideológica o abandono do Hospital pela atual administração.


"O prefeito não consegue ver as pessoas que precisam do Hospital, ele só consegue ver os seus adversários."


Diante dos inúmeros presentes, Gabeira dispensou a condução que o levaria ao helicóptero para continuar sua caminhada pela Rua Marechal Floriano para estar junto com as pessoas que queriam cumprimentá-lo.

Gostaríamos de deixar claro para os nossos leitores que todos os que compareceram para prestigiar o nosso candidato a governador, foram por livre e espontânea vontade, não sofrendo nenhum tipo de pressão para apoiá-lo.



Recepção








Visita ao Hospital de Miracema



Chegada na Casa Verde


Caminhada pela Rua Marechal Floriano





Despedida







sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gabeira em Miracema


Amanhã, sábado, às 14 horas teremos a visita do candidado a governador do Estado pela Coligação PV, PSDB,DEM e PPS, FERNANDO GABEIRA. Local: Casa Verde - Miracema. Prestigiem, compareçam!

Conferência de Cultura

No sábado, dia 11 de setembro, Miracema sediará a Conferência de Cultura da Região Noroeste. Isso é muito importante e com certeza servirá para elevar mais o nome da nossa querida Miracema.

A conferência terá "como meta principal aprofundar o diagnóstico obtido nos Encontros Municipais de Cultura, recém-realizados em todos os municípios da região. Esse diagnóstico apontará potencialidades e carências, informação que subsidiará propostas com vistas à melhoria efetiva do cenário da cultura fluminense."

Mas, o que se entende por cultura? Em uma definição resumida encontramos: "às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo."

Se observarmos bem a meta da conferência e a definição de cultura, seria hoje Miracema uma digna representante da cultura fluminense? O que ela tem feito para isso? Como os atuais diretores da Cultura de Miracema responderão aos atos de destombamentos e asfaltamentos? Como responderão a obra da nossa rodoviária? E o descaso com os livros da nossa Biblioteca? ( foram vendidos para compradores de papel vários livros sem nenhum parecer do Conselho ou da bibliotecária.)

Casos esses assuntos venham a ser debatidos (temos certeza que não), como explicar aos participantes, principalmente dos municípios convidados que a identidade de Miracema está desaparecendo como um simples retrato antigo e que, infelizmente, muitas pessoas colaboram com isso pelo simples fato de ter sido na gestão do Partido Verde que a Cultura de Miracema foi mais respeitada e incentivada.


Desejamos que a conferência traga mais respeito a Cultura da nossa cidade.
Participem, sugiram, estejam presentes ,prestigiem.

CONFERÊNCIA DE CULTURA DA REGIÃO NOROESTE
DATA: 11 de setembro
LOCAL: Clube XV
ENDEREÇO: Av.Deputado Luiz Fernando Linhares, s/n, Centro – Miracema
HORÁRIO: 9 às 17 horas

_______________________


Tomamos conhecimento de que, novamente, teremos Cinema na Praça. Isso é ótimo. Até porque as salas de cinema no interior estão desaparecendo. E cinema é Cultura. Lembro-me bem dos filmes que assistimos na Praça Ary Parreiras e da Mara Moreira, subsecretária de Cultura do Estado, que além de nos abrir esta porta, tentou trazer para Miracema uma sala com equipamentos de cinema que ficaria sob a gestão da Divisão de Cultura e permanentemente em uso. Quem sabe que poderemos sonhar mais uma vez com essa possibilidade? Que volte o Cinema ao ar livre. O que tivemos foi uma parceria do município com a PETROBRAS e com a Secretaria de Cultura do Estado.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dia 07 de setembro...

Foi interessante assistir, na Rua Direita, no centro histórico da nossa cidade, o desfile que comemorou o dia da Independência do Brasil. Mais interessante ainda foi o tema escolhido pelos organizadores do desfile: A DITADURA MILITAR.

Confesso que me emocionei com as músicas e também com a leitura feita pelo Diretor da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.

Ao pesquisarmos um pouco sobre o tema, encontramos trechos que devem ser levados em consideração: a Ditadura Militar "caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar”.

Miracema hoje vive essa crise e, no entanto os alunos e professores bem que podiam voltar ao tempo e aprender com os que realmente viveram essa época e manifestar sua indignação com a atual administração da nossa cidade. Os atos de manifestação podem ser de várias maneiras, não necessariamente de desordem, mas de conscientização política.

Estamos à véspera de uma eleição na qual escolheremos nossos representantes para Presidente, Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual, VAMOS VOTAR SEM MEDO, O VOTO É SECRETO.

Existem candidatos que nunca vieram em Miracema, e não conseguimos entender como existem pessoas que os apóiam. Existem candidatos que pagam para que uma pessoa influente trabalhe para ele, chega-se ao absurdo da promessa de certa quantidade de voto por uma quantia de dinheiro, se ganha carro e outras coisas mais, e por aí vai...

Graças à internet, hoje existem várias maneiras de pesquisar a vida dos nossos candidatos, o site Ficha Limpa que "luta contra a corrupção e a impunidade no país" é uma arma poderosa que veio para abrir nossos olhos contra os aproveitadores que só aparecem de quatro em quatro anos.

Portanto, caro leitor, a responsabilidade do nosso país estar do jeito que está é nossa, a Constituição de 1988 que encerrou com a ditadura e estabeleceu a democracia, nos garante a liberdade de votar e lutar pelos nossos direitos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Licitação

De acordo com um extrato publicado no último Boletim oficial, hoje às 8h30 (dia 8) seria, através de pregão presencial, escolhida uma empresa para o poder público terceirizar a operacionalização dos resíduos coletados (lixo) em Miracema. Com um valor de R$ 256.000,00.

Como não tínhamos o edital – solicitamos no plenário da Câmara que fosse pedido através de ofício. Como, acreditamos, não houve tempo hábil, comparecemos à reunião.

Com a presença de vereadores, 2 empresas interessadas, do responsável pela Servet, do diretor de Licitação e apoio, de assessores e advogado foram questionados vários itens que julgamos não especificados.

Por consenso o diretor do Departamento de Licitação suspendeu, sine die, o certame para análise pelo Jurídico do PMM.


Vereadora Nedi Damasceno

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Giro pela cidade

Noivos na escuridão


Data: 04 de setembro de 2010, sábado. Hora: 1830 hs
Um casal de noivos, desce da Igreja Matriz para a tradicional foto e filmagem na Praça Dona Ermelinda. Porém naquele momento a praça estava completamente escura. Para se ter uma idéia, dos 14 postes de iluminação que contornam o chafariz, apenas 3 estavam iluminados. Percebeu-se a tentativa da pessoa que estava querendo filmar de procurar algum responsável, claro que foi em vão. O fotógrafo utilizou-se do flash, mas sabemos que não fica da mesma forma. E aí está, o que a administração atual faz com nossos cidadãos. Preocupados em asfaltar, esquecem de coisas básicas. Provavelmente, o responsável pela praça estava se preparando para o Mirafantasi. Nós, população, já estamos fantasiados há muito tempo, de grandes e belos palhaços.

Traíra não é só no novo restaurante


Abriu um restaurante de peixe em Miracema. Mas quem achava que só encontraria traíras fresquinha no novo restaurante e nos antigos se enganou.
Na sessão da câmara que tentava impedir que um projeto que usurpava dos funcionários do PU, uma compensação, que foi levada a plenário a mando do nosso Prefeito, um vereador utilizou-se de táticas digamos pouco convencionais. Falou, na presença de várias testemunhas, que votaria contra o projeto. Assim sendo, a oposição deixou que o projeto fosse votado, e para a surpresa e espanto de todos, o vereador fez jus ao título desta postagem, votou a favor, ficando a votação em 4 x 3 para a situação. Lembrando que foi em primeira votação, a segunda precisamos do apoio da população a favor dos funcionários do PU. Enquanto de sábado a terça, os postos de saúde e PSFs estão fechados, o PU continua aberto.
Vale ressaltar que se dependesse da situação atual, o PU seria implodido, pois esta administração, luta diariamente para tentar tirar tudo que lembre a boa administração do PV. Sendo o PU, marco de uma política voltada para a Saúde, coisas que a atual não engole por falta de competência para fazer o mesmo.
Voltando aos vereadores, que ficam bravos quando alguém fala que comem na mão do Prefeito, comecem a ficar preocupados, pois da mesma forma que durante as palavras do vereador os funcionários deixaram o plenário, todos que vão contra a população por interesses que não sabemos, a mesma saberá esvaziar seus votos na próxima eleição.

domingo, 5 de setembro de 2010

O nosso mosquito de cada dia

Acho que muitos em Miracema não estão entendendo a verdadeira intenção de não mexer com os mosquitos, não passando o fumacê ou limpando o Ribeirão Santo Antônio. Na verdade eu acho que o nosso Prefeito é uma pessoa que pensa no futuro e sobretudo na saúde de nossos munícipes. Não estão entendendo? É que vocês não entendem a cabeça de uma pessoa futurista, um visionário, irei explicar melhor.
Vamos ao equipamento mais procurado de Miracema para começar a entender a visão além da imaginação de nossas autoridades.


Raquete mata mosquito



PROJETO OLIMPÍADAS 2016

Nosso Prefeito é realmente um fenômeno na busca por novas idéias. Pensando nas olimpíadas de 2016, nosso inigualável mestre do poder executivo usou da estratégia e da tecnologia da raquete mata mosquito, fazendo com que as crianças de Miracema, fiquem o dia todo tentando torrar os bichinhos sugadores de sangue, com isto a preparação dos futuros tenistas para as olimpíadas está praticamente certa, e o melhor, virá de Miracema, quem sabe um novo Guga? Já é uma febre entre os jovens, já largaram o video game, a TV e todas as outras diversões sedentárias para aderirem ao esporte. Isto mesmo, já virou um esporte, e já há uma corrente defendendo esta modalidade nos jogos estudantis. Já existem tipos de pontuação, pois a pontuação de um pernilongo raqueteado próximo ao solo deve ser diferente do raqueteado próximo ao teto. Enfim, estaremos prontos em 2016 para fornecer a maior quantidade de tenistas para as olimpiadas e para grandes campeonatos, graças a uma administração ousada e cheia de inovações.

PROJETO SAÚDE

Se você acha que o projeto mosquito era apenas para as olimpíadas, você subestimou a genialidade da administração atual. Preocupado com a saúde dos Miracemenses, o projeto visa que os adultos possam levar uma vida saudável fazendo uma atividade física, ou seja, raqueteando os mosquitos pela casa. Além de interagir com os jovens visando as olimpíadas, os adultos largam a preguiça de lado e, para lutar contra os pernilongos, botam a mão na massa e fazem sua atividade física diária. Ainda não foi computado a quantidade de calorias por hora de raquetada em pernilongos mas já se sabe que é próxima ou igual a um jogo de tênis. Desta forma, pensando que exercício é fundamental para a nosssa saúde, nossos administradores, não irão passar regulamente fumacê, seria um absurdo desperdiçar a ajuda dos mosquitos em prol da boa saúde. Inclusive, soube que existiria um projeto da situação, para ser comemorado o dia do pernilongo e só não foi enviado uma moção de aplausos para os mosquitos pois poderiam ser mortos durante os aplausos. Já se estuda também, o bolsa raquete, visando que famílias com mais de 1000 mosquitos em casa ganhe do Governo, uma raquete, justo não é?

Só existe um porém. O Prefeito não vislumbrou o período em que as pessoas estão dormindo, onde suas espadas gladiadoras, as raquetes, não estão sendo usadas, e os mosquitos que não foram mortos farão justiça aos seus similares raqueteados. Mas aí, vocês devem dar uma colher de chá, pois um Prefeito não pode pensar em tudo né.

Sessão da Câmara dia 02 de setembro

Tribuna Livre

Dra Aline (Advogada) fala sobre a Lei Municipal 1250 de 28/04/09.
De acordo com essa lei, todos os funcionários do PU teriam direito a um prêmio por produtividade. O interessante é que apenas os médicos recebem o prêmio.



Vereadora Nedi Damasceno e Vereador Sérgio Rocha falam sobre a votação do Projeto de Lei.



Primeira Votação do Projeto de Lei que altera a redação da Lei que Institui prêmio por produtividade do Pronto Socorro de Miracema Dr Sebastião Bruno - Fundo Municipal de Saúde, de autoria do Prefeito Municipal.




Vereador Sergio Rocha defende os servidores presentes na Sessão.




Áudio completo

Parte 1


Parte 2

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

Ontem, o candidato a Governador pelo PV Fernando Gabeira, informou que ía fazer uma visita em um Hospital e fez uma visita surpresa ao Hospital Carlos Chagas (Rio). Era necessário essa atitude para mostrar a realidade dos Hospitais da cidade do Rio de Janeiro sem que fosse mascarado a real situação, que era a superlotação com pacientes que aguardavam atendimento deitados em macas espalhadas pelo corredor.

Parece que saúde não é mesmo prioridade do PMDB.

_______________________

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro entrou com ação para investigar suposto crime de abuso de poder político contra os candidatos Sérgio Cabral (Governo), deputado Jorge Picciani (Senado), Leonardo Picciani (Deputado Federal), Altineu Cortes (Deputado), Joelson Gomes Soares (Prefeito de Italva) e Gilberto Wiilys de Faria (Secretário de Saúde de Italva). O prefeito e o secretário de Italva teriam feito reunião na sede do governo para pedir aos servidores empenho na nas campanhas dos candidatos citados acima.

Será que é só em Italva que isso está acontecendo?


Fonte: Jornal O Globo