segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Registros de dengue no Estado cresceram 550
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Os aterros sanitários contaminam as águas subterrâneas pelo processo natural de precipitação e infiltração.
O desenvolvimento urbano altera a cobertura vegetal, provocando vários efeitos que modificam os componentes do ciclo hidrológico natural. Com a urbanização, a cobertura da bacia é alterada para pavimentos impermeáveis e são introduzidos condutos para escoamento pluvial, gerando as seguintes alterações no referido ciclo:
- Redução da infiltração do solo.
- Aumento do escoamento superficial.
- Redução do escoamento subterrâneo.
- Redução da evapotranspiração.
O impacto da urbanização é mais significativo, para precipitações de maior freqüência, onde o efeito da infiltração é mais importante. Para precipitações de baixa freqüência, a relação entre as condições naturais e a urbanização é relativamente menor.
Existem vários elementos antrópicos que são introduzidos na bacia hidrográfica:
Aumento da temperatura: as superfícies impermeáveis absorvem parte da energia solar, aumentando a temperatura ambiente e produzindo ilhas de calor na parte central das cidades, onde predomina o concreto e o asfalto, que, devido à sua cor, absorve mais energia solar do que as superfícies naturais e o concreto. À medida que sua superfície envelhece, tende a escurecer e a aumentar a absorção de radiação solar.
Aumento de sedimentos e material sólido: é extremamente significativo devido aos fatores: limpeza de terrenos para novos loteamentos, construção de ruas, avenidas e rodovias, entre outras causas.
Contaminação de aqüíferos
Os aterros sanitários contaminam as águas subterrâneas pelo processo natural de precipitação e infiltração.
Grande parte das cidades brasileiras utiliza fossas sépticas como destino final do esgoto. Este conjunto tende a contaminar uma parte superior do aqüífero.
A rede de condutos pluviais pode contaminar o solo através de perdas de volume no seu transporte e até por entupimento de trechos da rede, que pressionam a água contaminada para fora do sistema de condutos.
Fonte: Ambiente Brasil
sábado, 22 de outubro de 2011
Sessão da Câmara dia 20 de outubro
Áudio completo
Parte 1
Parte 2
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
VEREADORES DO PV PARTICIPAM DE REUNIÃO COM A SUPERINTENDÊNCIA DA CEDAE.
De acordo com o vereador a reunião foi muito proveitosa, inclusive com a participação do Diretor Comercial do Interior Dr. Heleno, Gerente Regional Giovani, funcionários da CEDAE, Secretários Municipais e os Vereadores Gideão Duarte Gonçalves, Nedi El Kik Damasceno e Sérgio Rocha, acompanhados de seus assessores parlamentares.
O Projeto de Lei foi encaminhado pelo Executivo no mês de Junho de 2011 com a Minuta do Contrato e do Convênio de Cooperação, momento em que alguns vereadores manifestaram o desejo de fazer emendas ao Projeto apresentado pelo município.
Na oportunidade, o Vereador informou que não poderiam ser feitas emendas, pois não se tratava de um Projeto de Lei do Executivo e sim um Contrato que o município depende de autorização da Câmara de Vereadores para realizar, devendo ser feito uma reunião com a CEDAE apresentando todos os questionamentos e alterações nas cláusulas do Contrato antes de sua aprovação pela Câmara, caso contrário, perderíamos a oportunidade de questionar essas cláusulas, bem como os serviços prestados pela CEDAE, reivindicando melhorias para a cidade de Miracema e para a população.
Nova reunião será agendada, porém os representantes da CEDAE se comprometeram a estudar todas as reivindicações apresentadas pelos Vereadores para incluir no novo contrato que será celebrado, entre outras:
1-Diminuição do período da Concessão de 50 anos para período menor a ser definido (existe propostas de 5,8,10 e 30 anos) dependendo do investimento que vai ser feito no município;
2- Tarifas sociais;
3- Não permitir cortes de águas nos finais de semana;
4- Projeto Replantando vidas (utilização de mão de obra de egressos do sistema penitenciário para realizar plantio e reflorestamento);
5- Construção de Novo Decantador (para evitar que a qualidade da água piore na época das chuvas quando o decantador existente estiver sendo limpo);
7- Tratamento do lodo do tratamento de Água;
8- Inclusão/Melhorias de Paraíso, Flores, Areias e Pernambuco;
9- Diminuição do Valor da Água Comercial;
10- Limpeza das Fossas Filtro;
11- Inclusão do Esgoto após 2013;
12- Substituição de toda a tubulação de amianto da rede de água;
13- Manutenção da Gerencia Regional da CEDAE em Miracema;
Estes foram alguns pontos abordados na reunião de alto nível, inclusive elogiada pelo representante da CEDAE, enaltecendo a preocupação dos Vereadores e Secretários com a cidade de Miracema, afastando qualquer interesse pessoal.