sábado, 15 de novembro de 2008

Governador que chama médicos de Vagabundos

A carta abaixo foi enviada por uma médica ao Governador (que só viaja) após ter chamado médicos de vagabundos.
Carta de Médica ao Sérgio Cabral , o vagabundo.
Sabe, governador, somos contemporâneos, quase da mesma idade, mas vivemos em mundos bem diferentes. Sou classe média, bem média, médica, pediatra,deprimida e indignada com as canalhices que estão acontecendo. Não conheço bem a sua história pessoal e certamente o senhor não sabe nada da minha também. Fiz um vestibular bastante disputado e com grande empenho tive a oportunidade de freqüentar a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, hoje esquartejada pela omissão e politiquices do poder público estadual.Fiz treinamento no Hospital Pedro Ernesto, hoje vivendo de esmolas emergenciais em troca de leitos da dengue.Parece-me que o senhor desconhece esta realidade.
O seu terceiro grau não foi tão suado assim, em universidade sem muito prestígio, curso na época pouco disputado, turma de meninos Zona Sul...Aprendi medicina em hospital de pobre, trabalhei muito sem remuneração em troca de aprendizado.Ao final do curso nova seleção, agora para residência.. Mais trabalho com pouco dinheiro e pacientes pobres, o povo.
Sempre fui doutrinada a fazer o máximo com o mínimo.Muitas noites sem dormir, e lhe garanto que não foram em salinhas refrigeradas costurando coligações e acordos para o povo que o senhor nem conhece o cheiro ou choro em momento de dor.
No início da década de noventa fui aprovada num concurso para ser médica da Secretaria de Saúde do Estado do Rio deJaneiro'. A melhor decisão da minha vida, da qual hoje mais do que nunca não me arrependo, foi abandonar este cargo.
Não se pode querer ser Dom Quixote, herói ou justiceiro. Dói assistir a morte por falta de recursos. Dói, como mãe de quatro filhos, ver outros filhos de outras mães não serem salvos por falta de condições de trabalho.
Fingir que trabalha, fingir que é médico, estar cara-a-cara com o paciente como representante de um sistema de saúde ridículo, ter a possibilidade de se contaminar e se acostumar com uma pseudo-medicina é doloroso, aviltante e uma enorme frustração.Aprendi em muitas daquelas noites insones tudo o que sei fazer e gosto muito do que eu faço. Sou médica porque gosto. Sou pediatra por opção e com convicção. Não me arrependo. Prometi a mim mesma fazer o melhor de mim.
É um deboche numa cidade como o Rio de Janeiro, num estado como o nosso assistir políticos como o senhor discursarem com a cara mais lavada que este é o momento de deixar de lenga-lenga para salvar vidas. Que vidas, senhor governador ? Nas UPAS? Tudo fachada para engabelar o povão.
Por amor ao povo o senhor trabalharia pelo que o senhor paga ao médico? Os médicos não criaram os mosquitos. Os hospitais não estão com problema somente agora. Não faltam especialistas. O que falta é quem queira se sujeitar a triste realidade do médico da SES para tentar resolver emergencialmente a omissão de anos.A mídia planta terrorismo no coração das mães que desesperadas correm a qualquer sintoma inespecífico para as urgências.Não há pediatra neste momento que não esteja sobrecarregado. Mesmo na medicina privada há uma grande dificuldade em administrar uma demanda absurda de atendimentos em clínicas, consultórios ou telefones. Todos em pânico.
E aí vem o senhor com a história do lenga-lenga.Acorde governador ! Hoje o senhor é poder executivo. Esqueça um pouco das fotos com o presidente e com a mãe do PAC, esqueça a escolha do prefeito, esqueça a carinha de bom moço consternado na televisão.
Faça a mudança. Execute.Lenga-lenga é não mudar os hospitais e os salários.Quem sabe o senhor poderia trabalhar como voluntário também. Chame a sua família.
Venha sentir o stress de uma mãe, não daquelas de pracinha com babá, que o senhor bem conhece, mas daquelas que nem podem faltar ao trabalho para cuidar de um filho doente.
Venha preparado porque as pessoas estão armadas, com pouca tolerância, em pânico.Quem sabe entra no seu nariz o cheiro do pobre, do povo e o senhor tenta virar o jogo.A responsabilidade é sua, governador.Afinal, quem é, ou são, os vagabundos, Governador?

7 comentários:

Anônimo disse...

Impressionante as palavras desta médica. É lamentável a saúde chegar a esta situação, a precariedade é fato, a falta de recursos está na cara para todos verem, é um absurdo e é uma vergonha um governador diante de toda esta situação zombar e chamar os médicos de vagabundo,ele não sabe o que os médicos passam nestes hospitais e postos de sáude, o salário miserável que recebem. E se sabe é um sacana e tem uma cara de pau bem dura.Haja óleo de peroba para o senhor governador.Eu como futuro médico e os demais estudantes de medicina, os que já são e os que convivem com esta realidade da saúde, não
queremos que esta baixaría e tristeza perdure por mais tempo, é hora do conselho de medicina dar um basta nisso e deixar ele na mão aí eu quero ver. Se isto acontecer presenciaremos uma guerra e o caos que que irá piorar e se implatar com força nos hospitais e postos do Rio. Que todos abram os olhos e escolham melhor na próxima vez em quem votar para governador, ainda é tempo de mudar este quadro senhor Sérgio Cabral, pois senão o senhor estará a pé em nossas mãos.Demonstro aqui minha completa indignação e que esta carta sirva para abrir os olhos de muitos médicos e os que já estão formando para que não temam e sim lutem por melhores condições na saúde, para que o povo tenha o atendimento adequado e que o salário seja digno.
Abraço!

Anônimo disse...

LAMENTÁVEL A SAÚDE CHEGAR NESSE PONTO, CONCORDO. A EDUCAÇÃO JÁ VAI DE MAL A PIOR HÁ ANOS, MAS NINGUÉM FALA NADA.
O CABRAL BAIXOU O NÍVEL COM OS MÉDICOS, MAS O MELHOR SERIA Q FIRMASSE O SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE PROPORCIONAL AOS ANOS DE ESTUDO. ASSIM, NEM MÉDICOS SERIAM PRIVILEGIADOS E NEM OUTROS PROFISSIOINAIS Q SOFREM E NINGUÉM FALA NADA. O POVO PAGA CARO.
A EXEMPLO DO MIN DA EDUCAÇAO, DEVERIAM PAGAR OS SERVIDORES DA SAÚDE POR ANO ESTUDADO, ASSIM TODOS SERIAM BEM REMUNERADOS E A DISTRIBUIÇÃO SERIA MAIS EQUANIME.
POR QUE UM CIDADÃO QUE ESTUDA HISTÓRIA, SE FORMA, ESTUDA MUITO MAIS Q MÉDICO, ADVOGADO E OUTROS MAIS, NÃO GANHAM BEM?

fernando disse...

Bom dia!!!!
Fiquei impressionado pela coragem dessa médica, que vem a público expor, com toda razão, a precariedade da saúde do Estado do Rio de Janeiro.Lamentavél é perceber que aquele em que depositamos nossa confiança tem nos decepcionados, com suas palavras e principalmente com suas atitudes.O governador tinha que dizer que vagabundagem é gastar milhões com a campanha de EDUARDO PAES, enquanto nossa saúde está na UTI.Graças a Deus, que 2 anos passam rápido e povo vai responder quem é o verdadeiro vagabundo.
Abrços!!!!!

Anônimo disse...

QUANDO CABRAL CHAMOU MÉDICO DE VAGABUNDO ,TENHO CERTEZA QUE A IN
TENÇÃO NÃO ERA ENGLOBAR TODA CLAS-
SE MÉDICA, MAIS SIM AQUELES QUE SO
PENSAM EM DINHEIRO, E NUNCA NA POPU
LAÇÃO CARENTE,ESTAMOS CANSADO DE -
VER ISSO ACONTECER, SE A PESSOA TEM
PLANO DE SAÚDE OU TEM DINHEIRO ELES
ATENDEM COM TODA DELICADEZA, MAS SE
FOR POBRE,ATENDE COM IGNORANCIA,AS
VEZES NEM ATENDE. SE VOCE É MÉDICO
E ACEITA GANHAR DO GOVERNO PARA ATENDER A POPULAÇÃO CARENTE ATENDA
COM RESPEITO E DEDICAÇÃO POIS VOCÊ
E PAGO PARA ATENDER.RESPEITE O PO-
BRE POIS, TODOS NÓS SOMOS SERES HU
MANOS E MRECEMOS RESPEITO.

Anônimo disse...

Sim... mas os médicos estudam anos, ralam bastante, estudam integralmente, e sao 8 anos. Estuda com certeza mais do que qualquer profissão, vivem tensos o tempo todo pois estão lidando com vidas, isso já basta para ser um ótimo motivo dos médicos serem melhores remunerados, inclusive tem riscos de pegar infecções hospitalares ou quaisquer outras doenças contagiosas. Fala sério, Salario justo para os médicos já!!!
" Quanto vale o médico?"

Anônimo disse...

Que o Cabral disse besteira disse.
Que essa médica disse verdade disse.
Mas que tem muito médico no RJ vagabundo tem... muitos...
Assim como em toda nossa sociedade, em todos os setores tem os vagabundos e os que trabalham... trabalham muito!!!

Anônimo disse...

EU ENTENDO QUE A PROFISSÃO DO MÉ
DICO É NOBRE, MAS ACIMA DO DINHEIRO
O MÉDICO TEM QUE RESPEITAR A VIDA,
E TODOS SABEM QUE QUANDO O MEDICO
FORMA ELE É FAZ UM JURAMENTO QUE -
ACIMA DA PARTE FINANCEIRA,TEM QUE
RESPEITAR A VIDA, O QUE VEMOS SÃO
ALGUNS PROFISSIONAIS DESQUALIFICA-
DOS.E SE ELE ACEITOU TRABALHAR EM
EMPREGO PÚBLICO, ELE TEM CUMPRIR
SEU SUA OBRIGAÇÃO,SABEMOS QUE O SALARIO É POUCO É .MAS SE ACEITOU O
EMPREGO.SEJA UM PROFISSIONAL QUE MEREÇA O RESPEITO DE TODA SOCIEDA-
DE.UM ABRAÇOS AOS BONS MÉDICOS...