sexta-feira, 9 de janeiro de 2009


Hoje quero reproduzir um artigo que escrevi há algum tempo atrás em um jornal de miracema.

"Quem tem couro de jacaré,olho de jacaré e boca de jacaré,é jacaré" Leonel Brizola.

MEA CULPA
Tenho ouvido muitas pessoas,indignadas com a corrupção na Câmara dos Deputados, com a intenção de anularem os votos nas próximas eleições. O que este ato traria de proveito para melhorar o nível ético dos políticos? A meu ver apenas dificultaria a eleição de um cidadão honesto, com bons propósitos e facilitaria o retorno dos Deputados envolvidos com falcatruas. Aliás já vimos este filme.
O que se precisa combater na imprensa, no rádio, na televisão, nas reuniões sociais, é a troca de voto por vantagens pessoais, por promessas de cargos, de empregos e até mesmo por dinheiro. Este filme também já assistimos.
Em 1994, quando fui candidato a Deputado Estadual, recebi propostas de candidatos a Deputado Federal para apóia-los em dobradinha no meu município, de recursos finaceiros, de material de propaganda, de veículos, de combustível. Quando recusei e propus apenas reciprocidade ou seja apoio a minha candidatura na cidade deles, recusaram sob a alegação que já tinham feito acordos em seus redutos eleitorais.
Acabei fazendo uma campanha solitária sem apoiar nenhum candidato a Deputado federal, a Senador e até mesmo a Governador. A minha intenção era ter independência para o exercício do mandato, não receber dinheiro de quem quer que seja e ficar submisso a compromissos. Não me elegi por três mil votos. Somente em Miracema houve entre abstenção e votos nulos número maior que esta cifra.
Percebi que sem esquema,sem dinheiro e somente com idéias e boas intenções não há nenhuma chance de eleição para Deputado Estadual ou Federal. Para Senador, então, nem pensar.
Não me arrependi da minha decisão, muito pelo contrário, me abasteci de argumentos para continuar lutando, nem que fosse sozinho, pela ética na política, pela justiça social, pela transparência no uso do dinheiro público e falar somente a verdade, boa ou ruim, aos eleitores.
Vamos votar sim, mas sem troca de votos, sem negociatas, sem corporativismo, mas com consciência, com análise do candidato, de suas propostas e do seu Partido político. Se assim o fizermos com certeza as maracutaias, as negociatas, os caixas dois vão progressivamente deixando de existir. O eleitor tem sua parcela de culpa nestas mazelas. Os corruptos lá estão porque nós os elegemos. Façamos um Mea Culpa lembrando que somos livres em nossas opções, mas prisioneiros em suas consequências.

5 comentários:

Anônimo disse...

um belo texto,digno de quem entende realmente de politica,e esta desposto a lutar por um país melhor e uma sociedade bem informada!Infelizmente,como de se esperado,não obteve o sucesso idealizado.Será porque?
Ora,nem precisamos nos aprofundar.É claro que com esse modelo politico vigente em nosso país,que ainda perdura(desde seu descobrimento),quem tiver essa boa intenção dificilmente alcançara exito...devido ao "ranso", um tanto já cronico em nossa politica!Tantos acordos(pessoais),tantos compromissos assumidos pra se chegar ao poder,tantas promessas mirabolantes...esse tem sido o mais facil meio de se conquistar o poder politico no brasil.Todavia,não é essa forma de fazer politica,que alanvancara nosso país rumo ao verdadeiro futuro.Politicos com uma boa intenção como o senhor,enfrentam enormes entraves mesmo, o que torna bastante dificil chegar a um maior lugar,mas não impossivel!Enfim, PRECISAMOS MUDAR A MANEIRA DE SE FAZER POLITICA NESSE PAÍS.ACANBANDO COM "feridas" QUE MAUS POLITICOS FAZEM QUESTÃO DE TORNÁ-LAS CRONICAS,COMO UMA FORMA DE MANUTENÇÃO AO PODER!E QUEM ESTA AFIM DE SANA-LAS SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS.E AINDA PODE SER ROTULADO COMO "BOBO"(por querer ser bem-intensionado).
Um grande abraço, e que essas palavras postadas pelo senhor,possam ser lidas por muitos.Pricipalmente aqueles que utilizam os meios mais convencionais para se chegar ao poder!QUE ELES SE ENVERGONHEM COM ISSU!
ABRAÇOS!!

SINÉSIO GROSS FERREIRA FILHO

Anônimo disse...

Caro Dr. Gutemberg,
Venho parabenizá-lo por prestigiar o blog do PV, que administrado pelo Gustavo e apoiado pela juventude do PV, representa muito quanto ao futuro político da nossa cidade.
Gostaria de aproveitar aqui e questionar um tema que talvez seja polêmico, mas que é importante para a transparência e a disseminação de "ideologia partidária", que em municípios como o nosso, carecemos muito.
Tomei conhecimento na blogosfera miracemense, de que o ex-vereador do PV, Marcos Lang, acabou de sair do PV e demonstra publicamente a intenção de se filiar ao PMDB.
Sabemos da liberdade do cidadão, mas é um tanto quanto contraditória essa mudança, pelo menos em termos ideológicos.
Em sua entrevista ele diz p perguntar ao Sr. ou ao ex-prefeito Carlos Roberto, o motivo da saída dele do PV.
Não quero exigir muito, aceito como resposta um texto subjetivo!
Abraços e sucesso!
Angeline

Anônimo disse...

Onde será a comemoração do PV? Afinal o Judas saiu!!! Ufa!

Anônimo disse...

Ou será q tem mais???????????

Anônimo disse...

Anônimo vimos que realmente o Pv te incomoda,não considero que pessoas honestas não seja Judas.Nós é que vamos cansar de ver o vermelho em toda nossa cidade,vamos falar a verdade o verde é bem mais bonito pois a nossa cidade é cercada de natureza né.
Anônimo