Este artigo publiquei em 22/08/2005 no jornal O TEMPO e por ainda estar muito atual estou republicando.
Estamos assistindo, pelos meios de comunicação, uma sucessão de depoimentos nas comissões parlamentares de inquérito que nos deixam perplexos, não somente pelos fatos que vão se desenrolando, mas com as afirmações inverossímeis dos depoentes. Esses acontecimentos, que não são isolados, demonstram que o País foi invadido por um amoralismo cínico, que justifica e mesmo exalta o vício, o roubo, o crime, a corrupção. A persistente depreciação do Congresso, o aumento bestial da criminilidade, o esvaziamento de valores e símbolos, a falta de ânimo do povo, a perda de referências, o desgaste das opções de esperança são traços de anomia, atimia e acídia.
A população brasileira, espremida entre o desemprego e a violência, sem polícia que a proteja, sem hospital que a atenda, sem escola que a prepare, sem justiça que a defenda e sem dignidade no Congresso que a representa, não aguenta mais por ser o manequim pequeno para a robustez dos problemas.
Para estancar esta degradação crescente é imprescendível restabelecer o sentido de conceitos fundamentais como a Lei, a verdade, a liberdade, a consciência e a responsabilidade. Para estancar a violência, urge corrigir as deficiências do sistema educacional, investir na formação profissional, dar um basta na impunidade, adotar medidas para reduzir o fluxo migratório que retira o homem de seu meio ambiente, expandir o mercado de trabalho e satisfazer as necessidades da população desempregada. E, para isto, precisamos de gente que faz coisas decentes, inovadoras e inteligentes para melhorar a vida de seus compatriotas e não sermos coniventes com valores decadentes.
9 comentários:
Dr Gutemberg foi bom ter voltada a escrever seus textos,espero que o proximo fale do HOSPITAL DE MIRACEMA.
Um abraço,
Maria Penha
O que aconteceu na Câmara ontem? Algum vereador poderia explicar o que realmente aconteceu. Pois, está havendo boato para todo lado.
Sobre a EXPÔ:
NA hora do Rodeio o anão ganhou mais aplausos do q o Prefeito!! Ficou feio!!! E o Locutor coitado, chamou o Sec. de governo de vice...rsrsrs o bixim ficou mais veremelho q a camisa KKKKK.
Com relação à Câmara o que ocorreu foi o seguinte: O ex-prefeito Carlos Roberto teve as sua contas rejeitadas como todos sabem e na verdade foi por determinação do atual Prefeito que os Vereadores votaram contra, pois o ex-prefeito conseguiu provar o contrário para a Câmara, pois, não havia nenhuma irregularidade, diante de tal situação, seus Assessores entraram com uma Ação Judicial contra a Câmara, pedindo ao Judiciário a busca e a apreenção de documentos, o que foi feito ontem à tarde e agora sim o Judiciário vai analisar e até mesmo, talvez, anular a decisão da Câmara Municipal, em virtude de ter votado de uma forma política e não técnica, não tendo analisado o mérito da defesa e dos documentos apresentados por sua assessoria técnica e jurídica. Mais não se assustem se o Judiciário mudar a situação.
Não houve na verdade nenhuma irregularidade!!! Vamos aguardar!!!
Falando da exposição quem foi assistir o show do Zeze de Camargo, disse que ficou com medo pois se saisse uma briga não saberia para onde correr e que o som estava horrivel.
Estaremos de olho na prestação de conta.
Pedro
Gustavo o desfile parecia comunistas de tanto vermelho.Sera que tambem nossa bandeira ira mudar de cor???????
Mara
É, Gustavo!!!...
É Gutemberg!!!...
Vocês dariam tudo para estarem aparecendo no telão da Expo Mira 2009 no lugar de IVANILDO SAMEL e IVANY SAMEL!
Eita dor de cutuvelo, né?
Ah, só mais uma coisa:
O Só Pra Contrariar cantou a nova música do "43" ontem.
"Pode chorar, mas eu NÃO VOLTO PRA VOCÊ"!!!
kkkkkk
Essa aí de cima foi a melhor mensagem desde que criei o blog.
Esta eu tive que rir e publicar.
Que chato, quer dizer que perdi a oportunidade de aparecer no telão da exposição? O meu sonho era esse, ainda mais em camarote VIP, muito chique, e olha, tá tão famoso o Pai e o Filho que já estão também no jornal O DIA. Aliás, meu Pai deve estar numa tristeza profunda, ele é uma pessoa que sempre sonhou em aparecer, quanto mais no telão da exposição. kkkkk
A gente se diverte neste blog.
Gustavo estamos ansiosos para ver o depoimento do Dr Gutemberg sobre o HOSPITAL.
Um abraço,
Mara
Postar um comentário