Todo mundo tem uma chapa de raios X velha em casa. Muita gente guarda, achando que o médico um dia vai pedir, outros não sabem o que fazer com aquilo e a maioria, infelizmente, joga no lixo, o que é muito ruim para o meio ambiente. As chapas são feitas de acetato e recebem uma camada bem fina de prata que, ao serem descartadas, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Especializada na reciclagem de chapas usadas, a empresa DPC Brasil, de São Paulo, criou vários pontos para recolher esse “lixo” valioso. Um deles fica no Hospital das Clínicas. A iniciativa pode chegar ao Rio em breve.
Elas são submetidas a um tratamento químico especial e viram caixinhas de presente. A prata reciclada é vendida para joalherias. Todos os meses, 900 kg de chapas são transformados em 300 mil caixinhas e 120 kg de prata.
O Globo - Eco Verde - 23 de julho de 2011
Um comentário:
Caríssimos
Importante informação. Dispomos de boa quantidade para descartar e não sabemos o que fazer.
Agradecemos muito caso possa divulgar neste blog a matéria sobre o lançamento do Volume IX de Logradoures de Miracema, que amanhã completa 5 cinco anos de labor. Importante contribuição do PV ao mesmo.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário