domingo, 1 de julho de 2012

Jovens brasileiros e latino-americanos fizeram manifestação contra “nuclearização” da América do Sul.


“Energia nuclear? Não, obrigado”! Os verdes brasileiros e o movimento internacional Young Global Greens realizaram, em 20/06, no acampamento da juventude da Rio+20, na Quinta da Boa Vista, uma manifestação contra a utilização da energia nuclear na matriz energética nacional e o incremento de programas nucleares nos países latino-americanos.

No ato os ambientalistas homenagearam as vítimas dos acidentes nucleares, de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, e de Fukushima, no Japão, em 2011. Além disso, os verdes defenderam junto ao governo brasileiro e a comunidade internacional o fim dos programas de implantação e a substituição desta matriz energética por fontes renováveis. Os representantes sul-americanos do Global Young Greens - jovens verdes de países, como Chile, Colômbia, Bolívia e Venezuela - também criticaram a iniciativa de países, como a Venezuela, de optar esta matriz energética.

“Nós questionamos o plano de segurança das usinas de Angra dos Reis em relação à população local. Qual é a relação “custo x benefício” dessa fonte energética”, afirmou Flávio Lazaro, secretário de mobilização do PVRJ. O representante verde também criticou os malefícios gerados - acidentes e o manejo do lixo atômico e falta de investimento em fontes renováveis e seguras que estão disponíveis em abundância no país.

Na visão de Julia Duppre, representante brasileira do Young Global Greens, protesto ganha importância no momento atual, “pós-Fukushima”. Hoje na Rio +20 vemos que alguns os países europeus fazem uma demonstração de boa fé com o desligamento de seus reatores. E o Brasil? Estamos na contramão da história. Nosso governo, de forma equivocada promove a conclusão de Angra 3 e ainda intensifica o programa nuclear brasileiro sem resolver questões essenciais como a segurança das populações circunvizinhas das usinas e o destino final do lixo radioativo” declarou Duppre.

A manifestação da juventude verde do Rio de Janeiro contou com o apoio da Fundação Verde Herbert Daniel. Reunidos desde o dia 16/05, no acampamento da Rio+20, jovens participam de diversos debates e palestras sobre sustentabilidade e os rumos sócio ambientais do nosso país na Tenda Verde Herbert Daniel.

Por: Edu Nascimento
Foto: Catia Falcão

Fonte: PV RJ

Nenhum comentário: