quarta-feira, 1 de julho de 2009

O que é corrupção e como ela atrapalha o desenvolvimento


Logo da Campanha Nacional Contra a Corrupção

Costuma-se definir corrupção como o uso do poder ou da autoridade para obter vantagens ou ganhos privados, isto é, para a própria pessoa e a sua família ou amigos. A corrupção é uma prática ilegal, embora muitas vezes frequente, sobretudo nas sociedades não-democráticas; consiste em:
  • privilegiar alguém em detrimento de outros;
  • aceitar propinas para facilitar algo, como um serviço público, o cancelamento de uma multa, a escolha da empresa X ou Y para realizar uma obra, etc.;
  • desviar recursos públicos - por exemplo, superfaturamento de obras ou de compras públicas, com uma parcela do dinheiro indo para a conta particular, muitas vezes no exterior, da autoridade que comandou ou intermediou o negócio;
  • desviar às vezes até recursos privados (de um condomínio, por exemplo).
A falta de transparencia nas decisões (do governo em todos os níveis, do Judiciário, do Legislativo, etc.) e a impunidade dos crimes de colarinho-branco, típicas de regimes não-democráticos, acabam por incentivar a corrupção, que sempre é maior nos países do Terceiro Mundo.
A prática da corrupção prejudica a maioria da população, principalmente os mais pobres, pois desvia recursos que poderiam ou deveriam ser aplicados em saúde, educação, melhoria dos transportes coletivos, habitação popular, etc.
J. William Vesentini





3 comentários:

Anônimo disse...

E CORRUPÇÃO E QUE NÃO FALTA NO BRASIL,ESTAMOS VENDO O CASO DO SARNEY.E AGORA ABSOLVERAM O DEP EDMAR POR 9 A 4 O DONO DO CASTELO,ONDE IREMOS PARAR SERA QUE ISSO NUNCA TERA UM FIM.
NOS BRASILEIROS TEMOS QUE DAR UM BASTA NISS0,POIS ASSIM ACABAREMOS COM ESSES CORRUPTOS.
MARIA DO CARMO

Anônimo disse...

A corrupção faz parte do sistema capitalismo sem ela esse modelo de desenvolvimento explode foi o que aconteceu com o sistema financeiro internacional e acaba atingindo a todos de alguma forma, as pessoas preferem dar um dinheiro para o guarda a pagar multas. Aquele que nunca errou que jogue a primeira pedra.

Mobilizadores Sociais de Riachão do Jacuípe disse...

Olá,
Participo de uma ONG - Mobilizadores Sociais de Riachão do Jacuípe - e criamos um Blog para divulgar nossas ações e postar assuntos relativos a cidadania. Adicionei a imagem desta postagem, com link que direciona para seu blog.
Seria interessante podermos trocar idéias e sugestões.
Abraços,
Mobilizadores Sociais