domingo, 19 de julho de 2009

RPN

Na sexta-feira, dia 10 de julho foram entrevistadas no Programa Momento Legislativo da Câmara Municipal de Miracema, a Diretora Geral do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), arquiteta Maria Regina Pontin de Mattos e a Assessora Técnica arquiteta Dina Lerner. O objetivo da entrevista foi esclarecer aos miracemenses a questão do Tombamento.


"Compete ao Inepac desenvolver ações, estudos e projetos que promovam o conhecimento, a identificação, o registro, o controle, a difusão e o tombamento dos bens culturais merecedores de proteção pelo Estado."


6 comentários:

CARLOS ANTONIO disse...

Miracema tem ainda quem olhe por você. O pouco de construções bonitas que relembram ótimos momentos de nossas vidas não significa nada para alguns totalmente empenhados em destruir... Pena que estes usam corações como símbolos de publicidade, será que de fato possuem nostalgia de sua própria vida? será que seus corações só pensam em bebedeira e zoeira?
Caso afirmativo, porque não respeitar os demais, é simplesmente não destruir!

Anônimo disse...

é questão sócio -cultural-economica
o negocio é festa o resto já virou resto nada mais respeitam faz é tempo aqui vale tudo !
mas esquenta não deve ter mais festa vindo por ai ....
agora é só sorriso, vamos ver mais tarde a choradeira!

Anônimo disse...

Escutei o programa da Câmara e o da Prefeitura e pude concluir que o INEPAC veio a Miracema para esclarecer a população, principalmente aos proprietários sobre o tombamento do centro histórico de Miracema, que faz parte de um projeto da própria instituição que é de realizar tombamentos de centros históricos de cidades fluminenses como já foi feito com Santa Maria Madalena, São Pedro da Aldeia, Valença, dentre outros, e não estão tendo a devida atenção por parte da Prefeitura, que insiste em não aceitar e não entender que o tombamento pode sim ser a solução econômica de Miarcema, se levarmos em conta o que isso pode gerar na cidade.
O fato é que essa preservação do Centro Histórico(local onde surgiram as cidades, onde tudo teve início), que em nada tem haver com cidades históricas(que é quando o tombamento é feito de maneira total, dado o significado histórico que aquela cidade representa), está sendo deturpado pela administração municipal,a ponto do procurador da Prefeitura divulgar em seu site que os terrenos que estão sob tutela do estado foram tombados também, o que segundo as arquitetas do INEPAC é uma inverdade. Está parecendo que ataual administração está querendo mesmo é tirar proveito político-partidário da situação.

Anônimo disse...

DIZEM QUE ANOS ATRAS BEM ATRAS QUE FEZ O EDITAL DOS TOMBAMENTOS FOI O ATUAL PREFEITO.
GOSTARIA DE SABER SE ISSO E VERDADE.
MARIA DO CARMO

Anônimo disse...

Ficam por aí falando coisas que não leva a nada. O caso da fachada da fábrica de tecidos é mum desses exemplos. O que foi feito, foi feito, mesmo que errado e deveria estar servindo pelo menos como advertência para que não aconteçam outros casos como o destombamento do centro histórico proposto pelo governo atual. Que esse exemplo da Fábrica de Tecidos sirva para entenderem melhor o que acontecerá com a cidade que ainda mantém preservados trechos importantes de seu centro.

Anônimo disse...

O anônimo aí de cima foi perfeito! Mas, não perca seu tempo, fábrica de tecidos está sendo utilizada com argumento p alcançarem o que almejam. Assim, fazem o que querem usam a verba como quiserem.

Por que não se preocupam em calçar os bairros periféricos q sequer têm calçamento.

O morro da Jove merece uma reurbanização pq nem condições de receber ônibus tem.