sábado, 14 de novembro de 2009

Miracema participa do Inventário de Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense


Foi lançado no dia 9 de novembro, no Centro Cultural da Light, no Rio de Janeiro, o Inventário de Fazendas do Vale Paraíba Fluminense (segunda fase). O trabalho é resultado da parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado de Cultura, através do INEPAC, O Instituto Cultural Cidade Nova e o Instituto Light.
No Inventário estão registradas noventa e quatro propriedades rurais, que tinham como atividade econômica o café, motivo pelo qual Miracema foi convidada a integrar o projeto.
Coordenado por Marcelo Salim de Martino, a equipe de Miracema cadastrou oito fazendas nessa segunda fase do projeto – Santa Inês, Santa Justa, Prosperidade, Santa Cruz, Cachoeira, Liberdade, Boa Vista e Serra Nova.
O Inventário que gerou um conjunto de fichas com plantas, registros fotográficos e textos com o histórico e a descrição arquitetônica das sedes e de outras construções existentes nas fazendas, tem por objetivo subsidiar a elaboração de projetos, programas e ações que, futuramente, venham a ser desenvolvidos no município que visem o turismo cultural, além é claro, de ser um importante instrumento de preservação desse acervo histórico, artístico e arquitetônico que testemunha um passado de história, opulência e desenvolvimento.

7 comentários:

Jerônimo disse...

Muito bom trabalho! Miracema brilhando independente das perseguições e da visão "caipira" e sem gosto daqueles que se dizem magnânimos na direção da cultura...

Anônimo disse...

Miracema realmente possui fazendas lindíssimas! O trabalho deve ter ficado muito bom. Gostaria de conhecer. Como teremos acesso?

Anônimo disse...

Parabéns Marcelo e equipe! Com toda certeza, como tudo que você sempre fêz,esse trabalho deve estar uma maravilha.

Anônimo disse...

parabens aos miracemenses que participaram do inventario, eh melhor registrar agora o que temos de bonito porque daqui a pouco do jeito que esta nao teremos nada para mostrar.
realmente eh uma pena o que estao fazendo com a cidade.

Partido Verde disse...

Informações a respeito do Inventário das Fazendas, é só acessar a página do Instituto Cidade Viva: www.institutocidadeviva.org.br/inventarios

Anônimo disse...

Ainda bem que o Estado age, porque se depender da Prefeitura, nada disso teria acontecido.

Anônimo disse...

PARABENS AO MARCELO QUE POR ESSE TRABALHO JUNTO AO INEPAC,NAO SO ESSE COMO OUTROS.DEPOIS DIZEM QUE TEM QUE DESTOMBAR NOSSA CULTURA.
MEU FILHO CONVERSANDO COMIGO DISSE QUE NA FACULDADE FEZ UM TRABALHO SOBRE O TOMBAMNETO E LEVOU FOTOS DE CASAROES,FAZENDAS E IGREJA DE MIRACEMA,A PROFESSORA FICOU ENCANTADA E TIROU A MELHOR NOTA E AINDA PEDIU MATERIAL SOBRE ISSO.
E FIQUEI SABENDO QUE SUA PROFESSORA E DIRETORA DO MUSEU NACIONAL DO RIO.
GRAÇAS A ISSO NAO DEVEMOS DEIXAR QUE ACABEM COM O QUE FOI FEITO PARA NOSSA CONSEVAÇAO DE NOSSA CIDADE.