A Rodoviária Chicralla Salim, foi instituída no Governo do Prefeito José de Carvalho em 1970, no imóvel da antiga Estação Ferroviária da Leopoldina Reilway Company, construído em 1935 para substituir a antiga estação construída ainda no século XIX. Parte do material empregado em sua construção como os revestimentos cerâmicos verdes são ingleses. O nome foi uma homenagem a um integrante da colônia sírio-libanesa que foi separatista, e era da sacada de sua residência que eram realizados os principais comícios do movimento.
_____
Contamos aqui um pouco da História da nossa rodoviária para que nossos leitores compreendam o motivo do imóvel ser tombado pelo Município e pelo Estado, e a importância de sua preservação.
(Fotos retiradas do site: Estações Ferroviárias do Brasil)
7 comentários:
Gostaria que me respondessem com sinceridade se Miracema precisa mesmo de uma nova rodoviária? Há fluxo para isso? Só vejo sentido nessa construção se fosse em outro local, como os extremos da cidade (Bairros Jardim Beverly ou no antigo Pida)porque lá justificaria a construção porque o governo estaria transferindo para essas áreas que estão em processo de crescimento um fluxo maior. Construir um prédio ao lado de outro que ainda serve muito bem como rodoviária vai atravancar, ainda mais, aquele trecho da cidade.
Muito boa a postagem. A primeira fotografia, após ser trabalhada pelo designer miracemense Flávio Scramignon, que hoje trabalha nos EUA, foi divulgada em um antigo blog nosso o Blog Logradouros de Miracema. A foto original, a única que conheço da primita estação é parte integrante do acervo de fotografias de Brasileira Lídia Sousa Lobo de Martino, a mesma que inspira o nome do Solar Dona Brasileira.
Tem um blog aí que criticou tanto a construção do PU e da Escola Solange Moreira naquele "pasto para cavalos" que existia alí e agora quer construir rodoviária ao lado da existente e no meio da rua.
Quanta incoerência!
Mesmo antiga acho linda a nossa rodoviaria,o loical da outra nao tem nada a ver vai ser um perigo e fora de mao.Porque nao fazer na antiga garagem da RIO ITA
Construir outro prédio ao lado do já existente comprova que não há mesmo necessidade física de outra rodoviária. Porque não valorizar outra área da cidade, mais carente de equipamentos urbanos?
Do jeito que postam as coisas por aí, fica parecendo que as pessoas gostam de sujeira, de mofo, de imundícies. Manter a rodoviária antiga não quer dizer que obras de melhoramentos não sejam e não devam ser realizadas. Pelo contrário, a rodoviária é um prédio tão sólido, que com muito pouco poderá se tornar digno novamente. Sua qualidade enquanto construção é muito superior que a de Pádua, de Itaperuna, que por sinal são idênticas, ABERTAS, onde venta muito e não tem nada haver com cidades do interior e a de Pirapetinga o onibus para no meio da rua.
Talvez se a nossa tivesse sido construida e não aproveitada como de fato foi não seria tão própria para o que se destina.
Como as pessoas mudam de acordo com a conveniência! Até um tempo atrás eu participava de um grupo de miracemenses que reivindicavam, sugeriam e contestavam, dentre outras coisas, atitudes e posicionamentos tomados pelo governo municipal. Uma de nossas sugestões foi, justamente, um projeto de revitalização para a praça Getúlio Vargas, que pelo que parece está muito longe de ser alcançado com a obra que será realizada, sobretudo pela construção de um novo prédio para a rodoviária. O maior defensor desse projeto de revitalização é hoje figura que ocupa cargo no governo, que parece ter esquecido de suas idéias.
Postar um comentário