domingo, 9 de novembro de 2008

A vitória da igualdade e da vida


Há 50 anos nos Estados Unidos da America nove estudantes negros precisaram da ajuda do Exército para entrar em uma escola de brancos. A luta pelos direitos civis dos negros naquele país tinha mais páginas vergonhosas para serem mostradas. Em 1963 o estudante negro James Meredith, foi impedido de entrar na Universidade pelo próprio Governador do Mississipi. Na Carolina do Norte estudantes negros sentavam no chão de restaurantes e lanchonetes em protesto contra a proibição do convívio entre negros e brancos em locais públicos. Muitos colocam o início da mobilização dos negros pelos seus direitos civis, no ato praticado pela costureira Rosa Parks que se recusou a ceder seu lugar para um branco em um ônibus. Sua prisão por desobediência colocou-a como a precursora dos direitos civís dos negros e a resistência contra a lei de segregação racial.

Rosa Parks presa por ter-se recusado a ceder o seu lugar no ônibus a um branco. Início do movimento a favor dos direitos civis dos negros americanos.

Os fatos narrados acima foi no passado da geração de nossos pais. Por isso a Vitória de Barack Obama é um fato para encher de orgulho não só um país mas o mundo todo. Mais importante que quedas de muro e homem a lua, a vitória de um negro no país mais importante do mundo na qual em um passado negros não podiam frequentar os mesmos locais que brancos, nos enche de orgulho e esperança. Esperança em um mundo voltado a olharmos as pessoas de forma igual avaliando-os não pela sua cor, raça ou crença, mas sim pelo seu caráter e o bem que faz pela sociedade.

A história americana hoje possui um capítulo que todos devem se orgulhar para sempre, um capítulo onde as barreiras do preconceito e da discriminação não impediram que um homem chegasse ao maior degrau da política mundial, que não fosse julgado pela sua cor ou origem, mas pelos seus atos e o que possui dentro do seu coração. Parabéns Obama, parabéns ao povo americano pela resposta que deram ao seu passado e parabéns a todos que lutam contra o preconceito racial.

2 comentários:

Anônimo disse...

É verdade! Essa vitória nos enche de esperanças num futuro sem a obcecada ambição bushiniana pelo poderio econômico-militar...
Esperemos para ver se as idéias irão corresponder aos fatos. MISSÃO DIFÍCIL!

Anônimo disse...

Pois é não será nada facil para Obama, mas já estava na hora de os EUA darem uma volta na política americana, afinal uma série de fatores estão levando esta enorme potência a uma queda brutal pelas mãos de Bush.