segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

7 dicas que são facilmentes aplicadas na rotina diária

1. Plante árvores
No quintal, em canteiros ou em vasos, as árvores têm o poder de “seqüestrar” carbono da atmosfera, evitando o acúmulo excessivo do gás e retardando os efeitos do aquecimento global.

2. Leve uma sacola para fazer as compras do supermercado e da feira.
Levando sua própria embalagem – que pode ser uma mochila ou uma sacola de pano – você evita o desperdício de sacos plásticos e reduz a quantidade de lixo produzido na sua casa.

3. Separe o lixo orgânico dos materiais que podem ser reciclados
Em casa, bastam duas lixeiras para você colaborar com o planeta. Numa delas, coloque o lixo orgânico (restos de comida) e na outra, os materiais que podem ser destinados à reciclagem: plásticos, papéis, metais e vidros. Assim, você evita a sobrecarga nos aterros sanitários e reduz o consumo de mais matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

4. Prefira produtos naturais aos industrializados sempre que possível
Para a fabricação de produtos, as indústrias consomem grandes quantidades de energia e jogam toneladas de CO2 na atmosfera. Produtos naturais já vêm prontos “de fábrica”, sem custos ambientais exorbitantes.

5. Feche a torneira ao lavar a louça
A dica é fechar a torneira, ensaboar as peças e só então abrir para enxaguá-las. Assim, o consumo cai para 20 litros de água. Além disso, considere diminuir o tempo do banho e fechar a torneira do lavatório ao escovar os dentes. Metais e louças sanitários que economizam água também são boas opções. Instalar arejadores nas torneiras da cozinha e dos banheiros – um acessório bem baratinho – pode gerar uma economia de até 60%.

6. Reutilize a água da chuva e da máquina de lavar
Se você mora em casa, reaproveite a água da lavagem das roupas para limpar a garagem, a varanda e o quintal. Você também pode armazenar a água da chuva que escorre pelas calhas para usar na limpeza das áreas externas.

7. Deixe o carro em casa mais vezes durante a semana
Os combustíveis fósseis são um dos principais vilões do aquecimento global. Por isso, usar menos o carro é um excelente hábito ecológico que você adquirir. Uma dica para isso é caminhar pelo bairro e aproveitar os serviços disponíveis pertinho da sua casa.

Dicas retiradas do site Idéias Ecológicas.

3 comentários:

Anônimo disse...

11-PARE DE LER BLOGS INÚTEIS

Anônimo disse...

MUITO LEGAL ESTAS DICAS, SE CADA UM FIZER A SUA PARTE POR MENOR QUE SEJA,VIVEREMOS EM UM MUNDO MELHOR

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caríssimos

Muito boas dicas.

A propósito da seletividade de resíduos sólidos, não funciona só pela iniciativa pessoal. Que adianta fazermos isto em nosso lar se no passo seguinte se mistura tudo? A coleta é que tem que ser seletiva.

O estímulo público ao uso do caminhar e/ou da bicicleta, em cidades como Miracema, além de contribuir muito para reduzir a poluição do ar e a sonora, bem como, os problemas de trânsito, trará importante economia ao público e ao tesouro municipal, além de ser saúdavel e mais social, com muito pouco investimento público.

Em Hong Kong existem escadas e/ou esteiras rolantes nas quais o público é premiado em dinheiro para utiliza-las, em lugar de usar transporte coletivo ou próprio.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.