quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

VEREADOR MANOEL GORDO SOLICITA A OBRIGATORIEDADE DE RECEITAS LEGÍVEIS

A obrigatoriedade de letra legível em reicetuários médicos no Brasil é antiga. Em 1932, o Decreto 20.931, que regulamentou a profissão de médico, já trazia em seu artigo 15 a obrigação de escrever receitas por extenso e de maneira legível.

Mais recentemente, o estado do Paraná publicou a Lei estadual de nº 13.556," em que fica obrigatória a expedição de receitas médicas e odontológicas digitadas em computador, datilografadas ou escritas manualmente em letra de imprensa.

Ressalta - se, que a resolução da ANVISA RDC nº 67, de 08 de outubro de 2007, autoriza o farmacêutico a avaliar a receita pelo critério da legibilidade, podendo barrá - las pelos riscos que uma interpretação errônea pode causar.



Deste modo, o vereador Manoel Gordo, preocupado com uma possível interpretação errônea, Requereu ao chefe do executivo, que baixasse uma Portaria em Janeiro/2012, na qual determina: A obrigatoriedade dos médicos e dentistas da rede pública municipal a prescreverem aos usuários destes serviços, os receituários de medicamentos digitados, datilografados ou escritos em letra de imprensa.

6 comentários:

Anônimo disse...

EU JÁ TOMEI MEDICAMENTO ERRADO POR NÃO ENTENDER A LETRA. PARABÉNS PELA ATITUDE.

Anônimo disse...

Eu já presenciei atendente de farmácia, pedir para a pessoa voltar ao médico, para fazer uma letra mais legível.

Anônimo disse...

Por causa de letras inelegível, já comprei remédio errado.

Anônimo disse...

MUITO BEM COLOCADO. PARABÉNS PELA INICIATIVA.

Anônimo disse...

Conheço duas pessoas que trabalham em farmácia e os dois já me disseram a mesma coisa, as vezes é preciso adivinhar!!!

Anônimo disse...

De volta ao consultório para o devido esclarecimento do que estava escrito na receita, o médico disse que o paciente não precisa saber o ele escreve.Na farmácia sabem. Só que nenhum funcionário de várias farmácias conseguiu ler. É triste!