sábado, 19 de setembro de 2009

Texto de Fernando Gabeira

A paz dos cemitérios

O verbo normalizar, usado por Sarney para descrever o que acontece no Senado, é muito significativo. Todos esperavam por outro verbo: moralizar. A normalização para um senador que deixa seu partido porque a bandeira da ética foi jogada na lata de lixo representa o horror que precisa ser enfrentado, inclusive com o risco de perder o mandato.

Numa hora dessas, é possível se pensar em duas direçoes; a eleitoral e a outra, da do interesse do país. Na primeira, a instituição putrefata vai exalar seu horrivel fedor sobre as forças que mantiveram Sarney. O preço ainda será pago.

Mas, para o interesse nacional, era preciso resolver a situação rápido, sem considerar as eleições. Num movimento interno, isto não foi possível.

Sempre disse que não bastava a opinião pública e a pressão da imprensa. Era preciso fazer algo articulado, no interior do próprio Senado.

Desde menino também, quando lutava contra o aumento do preço dos bondes, constatei que, infelizmente, um argumento apressa todos os processos: o cheiro de fumaça.

É o tipo do argumento que, hoje, em dia combato. É preciso algo não violento. E creio que a resistência pacífica deveria ser reservada para todos os senadores que se apresentarem na campanha de 2010. Nem todos tiveram o mesmo comportamento. Mas todos terão de explicar o que fizeram durante esta crise .

Os estretegistas convencionais acham que tudo voltará ao normal, que as pessoas vão esquecer. Não percebem que o mau cheiro vai envolver também sua campanha presidencial. Estão sentados em cima de um cadáver, uma instituição morta, com um Conselho de Ética dominado por cafajestes.

Mesmo sem cheiro de fumaça, tão eficaz no passado, o país achará uma forma de punir os coveiros da credibilidade política.

Fonte: Blog do Gabeira

3 comentários:

Anônimo disse...

PESQUISAS NA INTERNET:

Maurício Dias disse: Os oposicionistas conservadores usam muitos disfarces na oposição ao pré-sal. Neoconservadores como o deputado verde Fernando Gabeira, um ex-revolucionário, sem coragem para divergir das decisões do governo claramente, incluem no catecismo de conversão a defesa do ambientalismo para demonizar o petróleo e dificultar a exploração do pré-sal.

Leia, entre outras coisas, no Blog do Gadelha (http://blogdogadelha.blogspot.com):

Bases americanas na Colômbia: Gabeira considera essa discussão um “carnaval”

Qual PV vocês preferem: o PV do DEM e do Sirkys, no Rio, ou o PV do PSDB e do Penna em São Paulo? Coitada da minha amiga Marina…
Entre o Gabeira e o Roberto Freire, linhas auxiliares dos demo-tucanos, gente sem projeto e sem compromisso com o país, fico com o Lula, o melhor presidente (para a maioria da população) que este país já teve, desde Getúlio Vargas.

REDE GLOBO JÁ TEM “PLANOS” PARA MARINA SILVA
Do blog de Altino Machado – 21.08.2009
Direto de minhas fontes na imprensa:
Orientações específicas da direção do jornal O Globo para a cobertura da campanha de Marina Silva: mantê-la presa ao tema ambiental, destacar todas as declarações que a contraponham a Lula e a Dilma, apresentá-la como uma candidata idealista, dar destaque a declarações de militantes e aprofundar a ruptura com o PT.
- Acaba de ser criada a “Editoria Marina Silva” – afirma uma fonte.
Já aconteceram duas reuniões informais -na quarta-feira e ontem- das quais os editores saíram dando dicas, o que evidencia tratar-se de um plano que vem de cima.
Querem inflar a candidatura dela, mas marcando-a como alguém fora da realidade. Mais ou menos o mesmo que fizeram com Fernando Gabeira na eleição do Rio. Também fizeram com Carlos Minc, chamando atenção para os coletes dele e esquecendo a questão ambiental.
No caso de Marina Silva, provavelmente vão dar destaque à questão ambiental para evitar levar o debate para o tema do modelo econômico.
No tema ambiental, tem saído várias reportagens nos jornais paulistas elogiando José Serra nessa questão, o que certamente equivale a uma vacina anti-Marina Silva.
A Justiça bloqueou as obras do Rodoanel em São Paulo por conta de irregularidade nos pagamentos, mas existem ações por questões ambientais obstruindo o projeto e os jornais omitem.
A ex-seringueira e ex-ministra do Meio Ambiente hoje já é manchete do Globo: “Marina diz que Lula é insensível a causas sociais”.
A Rede Globo sabe o que está fazendo. É muito fácil marcar Marina Silva como uma mulher idealista e fora da realidade. Basta pinçar umas frases, como costumam fazer as editorias de política, ou entrevistar alguns dos assessores dela, ou mesmo o Fernando Gabeira.

Anônimo disse...

Por favor o programa da RPN de hoje.

Anônimo disse...

eh interessante perceber, que com globo ou sem globo, gabeira e marina sao raras excessoes no cenario brasileiro da corrupçao.