terça-feira, 3 de agosto de 2010

CENSO 2010

Em 2010, o IBGE realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.
A partir de 1º de agosto de 2010, os recenseadores do IBGE visitarão todos os domicílios do país para preencher o questionário do Censo 2010.

Será o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.

O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.

Os recenseadores poderão ser identificados da seguinte forma:


* Colete azul e boné com identificação do IBGE;
* Crachá de identificação, expedido pelo IBGE; e
* Computador de mão para as entrevistas.

Além disso, o nome e o número da matrícula que constam no crachá de identificação do recenseador podem ser confirmados através de ligação gratuita para o telefone 0800 721 8181 ou consultados no site do Censo 2010.

Para realizar o Censo 2010, o IBGE precisa do apoio e da participação de todos. É imprescindível que a população entenda a importância de se receber o recenseador e responder ao questionário da pesquisa.

Fazer o Censo 2010 é uma responsabilidade do IBGE e também da sociedade que ao colaborar com o recenseamento cumpre seu papel de cidadã.

É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro.

A Lei n. 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas e assegura o caráter sigiloso das informações prestadas.

O texto do Art. 1º. estabelece que toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE, visando a execução do Plano Nacional de Estatística (Decreto-Lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967, Art. 2º., § 2º.).

Além disso, o parágrafo único desta mesma lei oferece garantias de que as informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.

Ou seja, todas as respostas fornecidas ao Censo 2010 serão absolutamente confidenciais e serão usadas somente no preparo de cadastros e séries estatísticas. Em nenhuma hipótese, as informações prestadas serão visualizadas por pessoas estranhas ao serviço censitário. Os responsáveis pela violação do sigilo censitário estarão sujeitos à punição com demissão sumária, passíveis de citação em processo criminal.

A obtenção de dados fidedignos e confiáveis constitui a base indispensável de um recenseamento bem feito e, conseqüentemente, de um País melhor, cada vez mais adequado aos seus habitantes.

Todas as informações foram retiradas do site Censo 2010 - IBGE.

3 comentários:

Anônimo disse...

A Camara de Vereadores poderia averiguar, junto aos Agentes Censitários, como será feito a contagem da população rural, bem como se o IBGE disponibilizará veículo para o municipio de Miracema, pois o prazo de contagem não é muito grande. Outra questão a ser levantada é que quando ficar faltando no setor so as casas fechadas, que o recensedor possa trabalhar em um novo setor, a fim de que não atrase o trabalho.

kvari disse...

Prezado Anônimo.

Fui Agente Censitário Supervisor no Censo de 1996.
A contagem da população rural segue as mesmas regras da urbana, ou seja, o agente vai de casa em casa e faz as perguntas do questionário.
Não tem veículos, vada agente vai como pode.
Quando fiz o Censo o Prefeito era o Ivany, o que le fez, foi um acordo com a Gerente do IBGE de Pádua e forneceu o combustível para que os Supervisores fizessem o restante da contagem da população rural mais distante que faltava (Tiral, Prosperidade, Ventania, etc) com seus próprios carros.
E naquele ano o questionário rural era imenso (com 4 folhas do tamanho de folhas de jornal) mais o questionário de contagem da população (que era preenchido igual cartão de mega-sena) e o tempo foi mais que suficiente (6 meses). Como esse ano é informatizado e só a contagem da população e um outro questionário socio-econômico, mas por amostragem (se não me engano em somente 10% dos domicílios) acredito que o prazo será mais do que suficiente.
Infelizmente o recenseador só pode mudar de setor quando o acaba.
É uma regra que o IBGE não abre mão.
O que pode, é o recenseador pedir ajuda ao seu Supervisor que o ajudará nesses casos, ou tentar voltar à casa fechada em finais de semana ou à noite, quando terá mais chance de encontrar alguém (quando por motivo de trabalho, por exemplo, o morador não estaja durante a semana ou de dia).
É atribuição do Supervisor, cuidar para que o trabalho não atrase.
Ele deve estar atento a esses casos bem como quando a pessoa se recusa a responder ao censo, neste caso até mesmo fazendo uso da força policial.

AngelMira disse...

Caro Caveari,
Entendo sua preocupação, mas as regras podem ter sido mudadas. De qualquer forma seria interessante q o IBGE ou o município cedessem um automóvel p essas regiões de difícil acesso.
Tb fui recenseadora em 1990, efetivado em 1991, em Niterói. Atuei em área de classe média alta e em favela. Em nenhuma dessas áreas houve transporte, apenas a gratuidade da passagem de coletivos.
Os supervisores, sim, poderão ter acesso aos carros.
Esse é um mecanismo interessante até p que possamos ter uma ideia mais real de nossa população rural.
Engana-se o prefeito q pessoas "não nascidas" apenas no ventre sejam computadas. E aqueles q estudam ou trab fora têm regras conhecidas p recenseadores. É triste ver o prefeito usando de demagogia barata e orientando mal a população.
O censo do IBGE é coisa séria, tanto assim que é partir dele quem muitas verbas e transferências são repassadas ao município.
Qto melhor o trabalho dos recenseadores e maior amostra, melhores os resultados estatísticos. Por isso, colaborem! E para o bem de todos.