segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Conselho do idoso - o desenrolar dos fatos


1. Fui procurada por vários idosos – do Centro de Convivência – com a solicitação de ajuda para reativar o Conselho M. dos Direitos dos Idosos;

2. Dia 12/08/2009 conversei sobre o fato, rapidamente, com a secretaria de assistência social. Ela me falou do seu interesse e que todos os documentos já estavam nas mãos do corregedor.

3. Dia 13/08/2009 visitei o centro de convivência, conversei com a diretora, com o instrutor de educação física e com os idosos. Desses colhi varias reivindicações.

4. Dia 14/08/2009 no programa do legislativo na RPN comentei sobre o conselho, sua necessidade legal e do interesse dos idosos.

5. Dia 18/08/2009 fiz minha inscrição no pequeno expediente da câmara e falei sobre os fatos mencionados, alem das dificuldades do centro de convivência e do bom relacionamento e aceitação da diretora com os membros do Centro de Convivência.

Fui avisada por um vereador que já havia uma reunião marcada às 16 h do dia 19, para tratar daqueles assuntos.


A reunião

Embora não tenha sido, oficialmente, convidada, compareci.

Com a presença de vários conselheiros, da secretaria de assistência social, da direção do centro de convivência, de vereadores, do procurador do município, de idosos, e, depois de inúmeros questionamentos, ficou estabelecido um prazo de 15 dias (sugestão do representante do CARISMA) para que os conselheiros da área governamental fossem indicados, e , depois dos trâmites legais as reuniões do conselho iniciariam.

Logo após a secretaria usou da palavra e prestou contas do que havia feito em relação aos idosos.

Embora essa parte tenha transcorrido de forma tensa pelos inúmeros questionamentos, não vem ao caso detalhar essas manifestações.

O que é fato: o vereador deve sim se manifestar nesses casos. É seu dever, seja de que partido for. E se tiver respeito e educação ao expor suas Idéias e pedidos de informações, sempre lhe será assegurado este direito, seja em que campo for.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quando termina o prazo de 15 dias?

Anônimo disse...

É isto aí D. Nedi. A senhora está cumprindo a sua missão de vereadora. Meus parabéns. Só não sei se o procurador está cumprindo a dele pois, além de mal educado, vamos ver o que dirá o tribunal de contas daqui a algum tempo.

Anônimo disse...

O Vereador deve, tem o direito e a obrigação de fiscalizar, pois, esta é uma obrigação constitucional, o Vereador é o Auxiliar do Tribunal de Contas exerce a função de Controle Externo da Administração.
Portanto, entendo que todos os questionamentos, caso não sejam atendidos devem primeiro ser encaminhados ao Ministério Público e posteriormente ao Tribunal de Contas, para que tomem medidas cabíveis. No caso de não atendimento dos questionamentos, o Administrador pode ser processado por Ato de Improbidade Administrativa.

Anônimo disse...

ESSA GENTE TEM QUE ENTENDER QUE OMISSÃO É CRIME !!
ESTÃO FAZENDO A FARRA COM DINHEIRO PUBLICO E COM O PODER MOMENTANEO !
DEIXA ESTÁR JACARÉ A LAGOA ESTÁ SECANDO.

Anônimo disse...

PELO QUE FIQUEI SABENDO ATRAS DE UMA IDOSA,DIZ QUE O PROCURADOR DO MUNICIPIO FOI DE UMA FALTA DE EDUCAÇÃO COM A SENHORA PARECIA QUE A PRESENÇA DA SENHORA E DO SERGINHO ESTAVA INCOMODANDO.
E DEU A ENTENDER QUE INTENÇÃO DA SECRETARIA E TIRAR A DIRETOPRA DO CENTRO CONVIVENCIA.
SERA QUE E PARA COLOCAR EM SEU LUGAR A MÃE DELA?
A SENHORA TEM QUE FAZER ISSO MESMO FISCALIZAR POIS O IDOSO MERECE O RESPEITO DE TODOS.ESSA IDOSA TAMBEM FALOU QUE A KOMBI NÃO FICA LA TENDO IDOSO QUE IR PARA CASA A PE, SABEMOS QUE A KOMBI E DO DIREITO DELES.
DONA NEDI E SERGINHO FIQUEM DE OLHO E DENUNCIE PARTICIPE DESSAS REUNIÕES.PELO QUE VIMOS VOCES DOIS ESTÃO INCOMODANDO ALI TEM
MARIA GLORIA

Anônimo disse...

se fosse só ali estava bom demais temos de conclamar a população a participar ativamente , pois é muita maracutaia para só três mosqueteiros resolverem , a cidade de MIRACEMA precisa de todo miracemense no momento que tem senso de integridade , pois atentam a toda hora contra tudo e todos o pior que vejo é subjulgar os eleitores ajando que são todos burros e comprados com festinhas de 5ºcategoria , ACORDA POVO FISCALIZEM , DENUNCIEM , VOTAMOS SIM , MAS O ESTADO DE EMERGÊNCIA PERMANECE NA CIDADE A INUNDAÇÃO AINDA NÃO PASSOU E SÓ TEMOS POUCOS BOTES !
SALVE-SE QUEM PUDER !
OU ESTEJAM UNIDOS POR MIRACEMA COM MIRACEMENSES E DIPLOMA DE BURRO NÃO É EXPEDIDO AQUI NÃO !
VÃO BAIXAR EM OUTRO CANTO , VAMOS SÓ NOS DEFENDER DENUNCIANDO O QUE DE ERRADO SE VÊ .
COM ISSO JÁ SERÁ UM GRANDE BASTA AO IVANY!
CONTO COM O POVO MIRACEMENSE PARA ISSO !
POVO ORDEIRO E SOLIDÁRIO É HORA DE UNIRMOS FORÇA CONTRA O MAL!