segunda-feira, 12 de abril de 2010

O QUE FAZER COM O LIXO I

O lixo é um dos problemas mais graves da atualidade, sendo inclusive discutido em vários projetos a nível municipal, estadual, federal e mundial.

A Câmara dos deputados aprovou recentemente um projeto de Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que trata entre outros aspectos da gestão dos resíduos sólidos, através da responsabilidade ambiental sobre os resíduos e estabelecendo a necessidade de uma logística reversa para quem gera o resíduo, que será responsável pela sua destinação final, bem como a necessidade de ampliar a reciclagem e eliminar os lixões, regras para a coleta seletiva e necessidade de implantação pelos serviços de limpeza urbana de sistemas de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e articular formas de utilizaçãos do composto reduzido.

Tudo isso é bastante familiar, vejam fotos antigas da UTIL:




15 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, é isso que esperávamos ver.
Gostaria de saber mais sobre o passado da UTIL!

Wagner Love

Anônimo disse...

Parabéns vereador Serginho, continue com o seu trabalho, que verá o bom resultado. Quero aproveitar o blog, para comentar uma outra situação. Ouví ontem na rádio a Secretária de Educação (Lulu), dizendo que não quer canjiquinha na merenda das crianças.Quero dizer para a secretária, que sou uma pessoa pobre, que estudou com muita dificuldades, concluindo o segundo grau. Sou uma pessoa saudável, e, minha mãe me deu muita canjiquinha, e, até sem carne. Acho que a Secretária está desfazendo dos pobres, pois, até hoje, aqui onde moro, tem muito pobre comendo canjiquinha. É só a Secretária subir o morro e perguntar a muitos pobres o que eles comem mais. Secretária, vejo que a senhora precisa é ver muitas outras coisas que estão acontecendo na sua secretaria. não vou dizer aqui, porque é muito desagradável, mas, canjiquinha com uma carne gostosa todos os alunos gostam. O que o povo não está gostando é de outras coisas.

Anônimo disse...

AI que saudade dessa epoca em que o lixo em Miracema era tratado e transforma em esterco e as pessoas usando bota e mascaras,toda semana eles tambem recebiam remedios para que nada acontecesse com suas vidas.
E hoje o que vimos pessoas sendo sacrificadas dentro do lixo e sem qualquer proteçao e tratamento com a saude.
Agora o prefeito fez contrato com Itaperuna para levar o lixo para la so as despesas que vai ter com o trnsporte ao inves disso porque nao deu jeito quando estava recebendo o dinheiro do ICM VERDE o que foi feito entao com esta verba que ninguem sabe como foi gasto.
E triste ver o que foi construido com muita luta pelo DR GUTEMBERG ver tudo ir por agua abaixo.
Estamos triste em ver a nossa util ir embora.

Anônimo disse...

depois que o vereador Mnoel gordo mostrou as fotos da rachadura do muro esles passaram uma massa de cimento que vergonha.Quem sera os reponsaveis pela quela obra

Von-Heldh disse...

Caro amigo Sergio Rocha!

Sou fã nº1 da unidade mencionada nesta postagem e acredito mas que ninguém no potencial que ela pode trazer para nossa cidade em relação a beneficios. Sabemos que o governo atual esta assinando um protocolo para um aterro sanitário, eu também me pergunto quem ficará com o resultado final destes resíduos, pois com serteza alguém terá que dar um fim nestes resíduos.
A população miracemense precisa tomar conhecimento da grande utilidade que é esta unidade para nosso municipio, pois não quero tomar partido político algum o que desejo é que estes governantes abram seus olhos e vejam o quanto esta unidade poderar beneficiar nossa comunidade.
Acredito que além dos Equipamentos de Proteção Individual que foram citados pelo amigo, aquele local necessita de muito mas que só equipamentos, principalmente de pessoas técnicamente qualificadas para a implantação das NR's e que tambem todos que briguem pela permanencia ou não daquela unidade possam conhecer um pouco destas NR's.
E complementando este raciocinio a população deveria ficar sabendo da quantidade de lixo levado para lá que gira em torno de 17,5 toneladas/dia e concientizarem da importancia da reciclagem e que esta gera também varios empregos.

André disse...

UTIL, Miracema precisa d vc!Volte para nós! Miracema quer respirar o verde!

Anônimo disse...

Caros Amigos,
Espero que a oposição tenha decência e relate de fato quem é o verdadeiro culpado pela situação da UTIL.
Abraços!!!!
Caetano

Anônimo disse...

hj dá vergonha de ir a antiga util, vcs vereadores tem que tomar alguma providência com relação a mais esse problema em nossa cidade.

Anônimo disse...

O QUE FAZER COM O LIXO???

pergunta interessante que veio em um momento oportuno, ante a tragédia anunciada, que acometeu a terra do araribóia.

lendo o jornal o Globo de hoje, 14.04, deparei-me com um belíssimo artigo do antropólogo Roberto da Matta, com o sugestivo título "o dia em que o rio acabou".

Em um dos parágrafos, afirma o professor:
"Elas mostram que os governos podem ser de aristocráticos ou republicanos, de direita ou de esquerda, elitista ou populista, militares ou civis, tortos ou direitos, mas estão todos irmanados no firme propósito de não fazer ou mudar coisa alguma"

pois é o PV foi governo e entarrava o lixo de qualquer jeito, mantendo uma aparência normal, fato que presenciei agora voltou um antigo chefe politico e conseguiu piorar.

como disse Roberto da Matta, confio que algo venha a ser efetivamente mudado.

paulo de tarso jr.

Anônimo disse...

Caro "ASSESSOR" Caetano, mesmo se colocar fotos da ultima gestão com a atual nao da pra comparar.
Como dizia o grande Chico XAVIER: Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Anônimo disse...

remendaram as rachaduras do muro da capitão senna, mas não procuraram saber o motivo delas!!!é só maquiagem. Jesus toma conta.

Anônimo disse...

Observando o que postou acima o "cidadão" denominado "Caetano" (que eu sei quem é, pois sou funcionário municipal e convivo com ele no dia a dia)), faço o seguinte comentário com relação ao assunto:
Quero lembrar em primeiro lugar que a UTIL foi idealizada pelo Dr. Gutemberg, que durante os seus dois mandatos funcionou muito bem, sem nenhum tipo de problemas, quem pode provar isso são os seus próprios funcionários e as pessoas do Ministério da Saúde que sempre vieram a Miracema para acompanhar o seu funcionamento. Não quero aqui me envolver com picuinhas políticas, até porque não devo, pois não sou do lado a ou b e ainda, sou funcionário e eme razão disso não vou me identificar. Mais o fato é o seguinte: a UTIL entre 2007 e 2008, começou a ter problemas em sua administração, com a carência de funcionários para separar o lixo de forma adequada, entre outros problemas, então em 2008, colocaram lá a cooperativa de catadores para buscar uma solução, o que melhorou, mais não satisfez a contento a sua carência, em 2009, como o novo Governo a cooperativa foi afastada e deu no que deu como todos sabem.
Portanto, de quem é a culpa? O problema que começou em 2007, deu-se inicio na busca de uma solução em 2008 e carecia ainda de uma outra fórmula e em 2009 retiraram a cooperativa, que bem ou mau, estava mantendo a situação controlada. É muito fácil culpar os outros, na verdade faltou boa vontade do Governo atual em dar uma solução ao problema e naõ em transformá-la em um lixão como está.
Servidor Municipal

Anônimo disse...

Muito bem dito ao servidor municipal nao esquecendo que durante a sua campanha do prefeito reuniu varios catadoires promentendo tudo e ate hoje nada foi cumprido.Porque ele nao deu continuidade na util pois em 1997 DR Gutemberg deu jeito no lixao na entrada de Miracema que era uma vergonha fazendo da util uma renda para aqueles funcionarios e dos catadores.Agora quer tapar o solcom a peneira levando o lixo para Itaperuna mais um gasto.
E em 1997 dr Gutemberg de

Anônimo disse...

Como pode uma secretaria de educaçao dizer que nao vai ter mais canjiquinha no cardapio vai dizer que ela nao gosta.Essa historia e desde da epoca dos comicios dizendo que na epoca da DONA NEDI secretaria eles diziam que so serviam canjiquinha.So que secretaria nessa epoca as crianças adoravam pois era servido com carne e nao este caldo que voces andam servindo.E ve se faça como na epoca da DONA NEDI QUE A MERENDA ERA de QUALIdade e nunca faltava nada voce sabe muito bem disso.

Anônimo disse...

O Caetano, não deve ter escutado o audio do Suem, em uma reunião passada da camara de vereadores que tratou sobre o assunto da util, ou se escutou não entendeu nada, pois solicitou descencia? É para rir de vc ne caetano, achei que fosse mais esclarecido. Já que vc é leitor ou leitora afinal utiliza codinome)assiduo desse blog, escute o audio mencionado, para não pagar mais mico por aqui.