segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lembrando comerciais antigos...


Voltamos a chorar!!!!!

RPN dia 31 de agosto

Vice-prefeito faz cobrança ao vivo do Secretário de Obras e Urbanismo sobre a obra da Praça da Juventude, e afirma que a PMM está inadimplente.



Áudio completo

RPN dia 28 de agosto

Vereadora Nedi fala sobre o destombamento.



Áudio completo


domingo, 30 de agosto de 2009

sábado, 29 de agosto de 2009

Sessão da Câmara dia 27 de agosto

Participação dos vereadores do Partivo Verde:

Manoel Sergio questiona ao secretario de saúde sobre a falta de medicamentos.
Nedi Damasceno pede transparências nas obras realizadas pelo governo.
Sergio Rocha fala sobre a contratação de advogado pela câmara e também sobre as contratações realizadas pela prefeitura.





Sessão na íntegra

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A verdade sobre o destombamento!



Fomos surpreendidos, negativamente, com a veiculação do decreto de "destombamento" do dia 1º/04/09, em que as palavras ardil, ardiloso, sorrateiro foram usadas para se falar do 1º decreto de janeiro de 1995, palavras, que acredito, "nunca antes, na história deste país," se usou em decretos.

Fomos, mais uma vez, surpreendidos pela contradição: o autor do 1º e do 2º decretos é a mesma pessoa - o atual prefeito.


Fomos mais e mais surpreendido ,quando, no atual decreto fala-se em não ter o parecer do Conselho de Cultura da época (vide cópia do parecer).


Fomos mais e mais e mais surpreendidos por não ver no decreto de "destombamento" o parecer do atual Conselho , que, à exceção de três conselheiros, todos os outros são da área governamental.

E mais estarrecidos ficamos ao verificar que o "autor" do último decreto desconhece os fatos históricos, já cantados em prosas e versos, de nossa emancipação político-administrativa, com manifestações acaloradas, brilhantes e cívicas dos cidadãos que lutaram para conquistar para Miracema o título de cidade emancipada, autônoma, livre de grilhões - centro histórico.


É super atual o hino Miracema cidade



"Miracema quer ser livre quer viver independente, amplamente"...

DECRETO Nº 0.144, DE 01 DE ABRIL DE 2009



DECRETO Nº 394, DE 02 DE JANEIRO DE 1995















OFICIO Nº 03/94 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1994











Assinaturas:

Marcelino Tostes Padilha Neto - Presidente do Conselho Municipal de Cultura

Conselheiros:
Sr. Marcelo Salim de Martino
Prof. Darcy Anníbal
Prof. Gloria Vargas
Dr. Gilberto Dantas
Sr. Júlio José de Oliveira
Prof. Geusa Alexandre Alvim
Prof. Rosane Corrêa
Prof. Vera Lúcia Mota Gonçalves

Transparência

Ontem, na sessão da Câmara, requeri da mesa diretora que solicitasse do Executivo o cumprimento das formalidades legais nas obras executadas pela PMM.. Isto é, custo da obra , origem da verba e citação do que se está se fazendo, (vide verba de um milhão da ALERJ)
Buscamos a transparência. E, já que não foi enviada à Câmara, pelo Executivo, nenhuma planilha de custo das obras (e isto é regulamentar), embora tenhamos solicitado, achamos esta alternativa.
Há que se dar à Câmara, através de seus vereadores, o DIREITO de exercer o seu DEVER de fiscalizar o gasto do dinheiro público.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fiscalização da ALERJ

Segundo informações do site da ALERJ (clique aqui e leia o artigo completo), o prefeito de Miracema Ivany Samel informou restar apenas R$ 145 mil da verba de R$ 1.000.00,00.
Os deputados responsáveis pela fiscalização são: deputados Wilson Cabral (PSB), Tucalo (PSC) e João Peixoto (PSDC).

“O único recurso que recebemos foi esse da Assembleia, que aplicamos na recuperação de duas retro-escavadeiras, no conserto de pontes, no calçamento de ruas e na construção de muros de contenção em algumas comunidades” - Ivany Samel

Procura-se


Encontra-se em Miracema, mais precisamente na Prefeitura Municipal, comissão de Deputados e técnicos para supervisionar a utilização da verba de 1 milhão doada ao municipio pela Assembléia Legislativa.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Repasses do Governo Federal



Tem gente que enche a boca para dizer que publica os repasses federais. Engraçado, será que a mesma pessoa não sabe (deveria) que existe um portal chamado portaltransparência (http://www.portaltransparencia.gov.br/) onde os repasses federais podem ser visto? Você pode filtrar por estado, município, convênios (por estado ou por município), etc. Mas mesmo não sabendo do portal, o Blog do PV mostrou, para contradizer o que o Governo dizia sobre a crise financeira e Miracema, publicou neste Blog os repasses Estaduais e Municipais, mostrando que Miracema tinha recebido mais verbas em 2009 do que em 2008 no mesmo período. Mostramos também, onde cada cidadão poderia encontrar estes dados.

Agora queria que o Governo mostrasse a "transparência"nas contas da Exposição e em outras mais! Porque nesta, os vereadores do PV precisam pedir esclarecimentos por Ofício! Quem foram os contratados? Quais foram os valores? Houve licitação ou alguma forma de concorrência? Quanto foi os Shows contratados? Quanto a Prefeitura arrecadou com a exposição? Quanto foi o prejuízo?

Sabe porque se fala dos repasses federais, porque lá não mostra quase nada do que realmente Miracema quer saber, ou seja, onde foram aplicados os repasses!

Já ia me esquecendo, o Governo Federal faz campanhas na Televisão avisando do Portal da Transparência. Provavelmente a pessoa que faz um alvoroço para dizer que os repasses do Governo Federal estão sendo publicados não lê o Blog do PV, nem assiste Televisão. Ou seria falta do que falar??????


Sessão da Câmara dia 24 de agosto

Na sessão da câmara do dia 12 de março de 2009 (ouça o áudio), o ex Prefeito Carlos Roberto foi julgado politicamente ao ter suas contas rejeitadas pelos 5 vereadores da situação. Com a certeza de ter agido corretamente durante os quatro anos em que esteve a frente do executivo, procurou amparo legal para que essa injustiça fosse corrigida.
Durante a sessão do dia 24, o Vereador Paulo Azevedo pediu a aprovação dos vereadores para a contração de um advogado para defender a Câmara Municipal que foi citada em uma ação.
Vereadores do Partido Verde questionaram a contração já que a Câmara possui um advogado. (Que aliás deu parecer favorável as contas do ex prefeito). No entanto, depois de terem ciência da citação e constatado que a ré é a câmara e verificando através dos funcionários da casa legislativa, a legalidade da solicitação, foi aprovado por todos com a ressalva de o assessor jurídico dar um parecer explicando seu impedimento, e desde que sejam tomadas todas as atitudes para contratação ser de forma isenta.





Áudio na íntegra

Acontecendo...

Saiu!!!
Segundo informações passadas por colaboradores, o Vice-Prefeito de Miracema já não pertence mais ao PMDB. Como o Vice é pré candidato a Deputado, só irei esperar para escutar o que ele irá dizer no palanque sobre a atual gestão. Porém uma coisa me intriga, o que faz um político sair de um partido onde temos grandes nomes como José Sarney, Michel Temer, Renan Calheiros, Sergio Cabral, Eduardo Paes, Núbia Cozzolino, Nando Padilha e Ivany Samel?
Entra mudo e sai calado
Eu estou no momento ouvindo as sessões da câmara duas vezes para ver o pronunciamento de um determinado Vereador. Sinceramente eu não consigo ouvir. Ou eu não estou identificando a voz do nobre vereador, ou o microfone está com problemas técnicos. Gostaria de ver a atuação do brilhante vereador, que para acusar as pessoas de desvio sem provas possui uma grande oratória.
Falando em oratória
É de apreciar a oratória de certos vereadores. É uma pena que seja tão poucas vezes que possamos ter esta satisfação na Câmara.
Mal na foto
Tinha um Vereador que aparecia em 10 das 10 fotos tiradas com o Prefeito, porém não é visto mais aparecendo nas fotos. Cada dia menos colaboradores querem sair na foto com o Prefeito, é o famoso desgaste do poder.
Utilidade Pública
Segundo informações passadas ao Blog, se forem fazer uma festa não convidem para mesma mesa o Vice-Prefeito e o Procurador do Município.
Onde está o dinheiro??
Quem estiver procurando o vale refeição (o vale coxinha que faz falta), o fornecedor que estiver precisando pagar a mercadoria fornecida, a UFF com seus pagamentos atrasados, etc, fiquem calmos, o dinheiro deve estar sendo bem empregado em mais um jatinho do Zezé de Camargo e Luciano ou em uma mansão da Kelly Key. Saber disto nos conforta!!!!
Programa líder de audiência
O programa do Governo na RPN é sensacional. Não há ninguém da oposição que deixa de escutar o referido programa. Um verdadeiro show....para a oposição.
Vereador consciente
E o Vereador que disse esta semana que o Governo DELES está arrebentando. Segundo informações o Vereador só tem tempo ultimamente para ler um jornal local e escutar o Programa do Governo na Rádio. Haaa bem, tá explicado!!!!!
Experiência no poder
E o vereador zangado, que chegou falando alto com um, apontando o dedo para o outro, fazendo o maior reboliço na Casa Legislativa. Está calminho, calminho. Por isso que falo que a experiência e o tempo é tudo na vida. Agora poderemos marcar um encontro dele com o Dr. Gutemberg para um grande abraço, aperto de mão, com direito a um papo descontraído. Falo isto por que ele sempre reclamava que nunca era recebido pelo Dr., então vamos realizar o sonho e a frustação do nobre vereador. Dr. Gutemberg prepara a casa e coloca aquele mesa especial para receber o nobre vereador, vai ser um encontro daqueles, só não vale chorar de emoção Vereador.
Blogueiros em apuros
Nova modalidade em Miracema: Os extermidadores de Blog.
Mas o Blog está tranquilo pois aqui só passa mensagens sem ataques pessoais, além do Blog ser muito mais que um Blog político, presta informações sobre meio ambiente e conscientização ecológica à população de Miracema.
Como dizia Che Guevara: "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
Traduzindo: "Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nós não esquecemos... e continuaremos a cobrar explicações.

O Blog do PV aguardou algum esclarecimento sobre o caso do Caminhão da Prefeitura que estava trabalhando em uma residência particula em um Domingo.

Foi realizado um pedido de esclarecimento a Secretaria de Transporte, sendo a resposta postada aqui no Blog no dia 22 de junho:

Vereadores do PV solicitaram ao Secretário de Transporte esclarecimento quanto a utilização do caminhão placa KUZ 3392, fotografado no dia 24 de maio - domingo, em propriedade particular.

O Secretário respondeu ao ofício a ele endereçado, informando que este veículo está sob a responsabilidade da SECRETARIA DE AGRICULTURA.


Agora gostaríamos de saber o que o Secretário de Agricultura respondeu, se é que respondeu?

Estamos aqui no Blog dando todo o direito ao Sr. Secretário para responder as seguintes perguntas:


1) De quem era a casa que o Caminhão estava fazendo o Serviço?

2) Qual o motivo da realização do serviço no Domingo?

3) Quem era o motorista? Foi pago hora extra?

4) Qual o objetivo da obra?

5) Quem autorizou a saída deste Caminhão? Existe documentada esta saída?


Será que estas perguntas são tão difíceis assim?


Estaremos disponibilizando as fotos aos vereadores do PV para, caso não haja uma resposta coerente, que seja enviada uma denúncia ao Ministério Público, anexando aos autos as fotos que o Blog possui.


Participo aos nossos leitores que temos a informação de viaturas trabalhando em propriedade particular de um empresário de Miracema. Sabemos também, que há fotos de posse de uma pessoa mostrando a propriedade e a viatura.

Só iremos mostrar e falar sobre o assunto se esta pessoa disponibilizar as fotos para o Blog e aos nossos Vereadores. Este Blog possui o compromisso com a verdade, doe a quem doer, não possui rabo preso com ninguém.

O Blog se compromete a não identificar os autores das fotos e pediremos ao Secretário responsável por esta viatura os devidos esclarecimentos, da mesma forma que fizemos com o caso acima.

Para refrescar a memória de todos, vamos motrar uma das fotos que motra o Caminhão sedido para a Secretaria de Agricultura em MAIO, e que até agora não há um esclarecimento do caso.




segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sessão da Câmara dia 20 de agosto

Vereador Maurício usa do Pequeno Expediente da Câmara para tentar explicar as falsas acusações contra a vereadora Nedi de desvio de verba do FUNDEF.



Faça o download e ouça a sessão na íntegra.


UFF -Faculdade de Ciências Contábeis

Continua o imbroglio do pagamento dos professores bolsistas da UFF.
A PMM não pagou os últimos meses e os professores não retornarão sem um acordo.
Para entender os fatos: Este convênio com a UFF data do Governo Jairo Tostes e há uma cláusula que diz: se o pagamento atrasar 3 meses o conv. poderá ser rompido.
Foi dito, não oficialmente, que a diretora da FUNEMI está em negociação para tentar um acordo.
No dia 16/06 enviei um ofício ao sr prefeito, com vistas aos secretário de fazenda e diretor da FUNEMI, solicitando informações sobre o andamento do convênio (pagamentos, datas ,etc). Não obtive resposta.
No dia 20/08 reiterei as solicitações, comentando o não reinício das aulas neste semestre.
Para quem pos como plano de governo a instalação de novas faculdades ,não há como explicar o não pagamento dos professores da faculdade aqui instalada há tantos anos.

Conselho do idoso - o desenrolar dos fatos


1. Fui procurada por vários idosos – do Centro de Convivência – com a solicitação de ajuda para reativar o Conselho M. dos Direitos dos Idosos;

2. Dia 12/08/2009 conversei sobre o fato, rapidamente, com a secretaria de assistência social. Ela me falou do seu interesse e que todos os documentos já estavam nas mãos do corregedor.

3. Dia 13/08/2009 visitei o centro de convivência, conversei com a diretora, com o instrutor de educação física e com os idosos. Desses colhi varias reivindicações.

4. Dia 14/08/2009 no programa do legislativo na RPN comentei sobre o conselho, sua necessidade legal e do interesse dos idosos.

5. Dia 18/08/2009 fiz minha inscrição no pequeno expediente da câmara e falei sobre os fatos mencionados, alem das dificuldades do centro de convivência e do bom relacionamento e aceitação da diretora com os membros do Centro de Convivência.

Fui avisada por um vereador que já havia uma reunião marcada às 16 h do dia 19, para tratar daqueles assuntos.


A reunião

Embora não tenha sido, oficialmente, convidada, compareci.

Com a presença de vários conselheiros, da secretaria de assistência social, da direção do centro de convivência, de vereadores, do procurador do município, de idosos, e, depois de inúmeros questionamentos, ficou estabelecido um prazo de 15 dias (sugestão do representante do CARISMA) para que os conselheiros da área governamental fossem indicados, e , depois dos trâmites legais as reuniões do conselho iniciariam.

Logo após a secretaria usou da palavra e prestou contas do que havia feito em relação aos idosos.

Embora essa parte tenha transcorrido de forma tensa pelos inúmeros questionamentos, não vem ao caso detalhar essas manifestações.

O que é fato: o vereador deve sim se manifestar nesses casos. É seu dever, seja de que partido for. E se tiver respeito e educação ao expor suas Idéias e pedidos de informações, sempre lhe será assegurado este direito, seja em que campo for.

domingo, 23 de agosto de 2009

SER MAIS VERDE

Dicas retiradas da Revista Seleções, edição junho/2009.

Atitudes ecologicamente corretas no: ESCRITÓRIO

Desligo o computador antes de ir embora?

De acordo com Go Green, Live Rich (Torne-se verde, viva rico), de David Bach, apenas 34% dos funcionários desligam os computadores. Os americanos poderiam economizar 4,3 bilhões de dólares na conta de luz e evitar 32 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano se desligassem a luz e os computadores do escritório. Não se preocupe com o desperdício de energia ao ligar o computador. Essa energia a mais só é necessária nos dois primeiros minutos e é apenas um pouco a mais do que dois minutos de uso.
O verdadeiro problema: esperar a máquina reiniciar é muito chato.

Versão de Seleções

Se vai ficar até 20 minutos sem usar o computador, desligue só o monitor. Se não vai usá-lo durante mais de duas horas, desligue-o.

Por Andy Simmons

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Eleições no horizonte

Fernando Gabeira

A campanha de 2010 é complexa e distante para caber num curto artigo. Mas algumas coordenadas já existem. Em pleno período de aquecimento global, será necessária uma política para mudanças climáticas. De um lado, transitar para uma sociedade de baixo carbono; de outro preparar o Brasil para resistir melhor aos desastres naturais.

Esta política vai levar a uma nova postura externa. Como uma espécie de potência ambiental, o país pode ser um dos líderes nas definições do planeta.

Esta será, talvez, a primeira campanha onde a política externa terá peso.

Não o mesmo peso que nos EUA. Mas certamente muito mais do nossas últimas eleições.

Será também a campanha em que a internet terá um grande papel. Não apenas como instrumento de comunicação.

Mas também de arrecadação. Estaremos entrando com dez anos de atraso no século XXI. Mas o importante é entrar.

Certos temas, sempre tratados com distante frieza pelos chamados estadistas, terão de ser objeto de uma sincera busca de soluções. É o caso da segurança pública.

O mais dramático dos temas será o da ética na política. Qual o candidato que se dispõe a apresentar uma resposta razoável para superar o abismo entre a população e os políticos? Quais são, efetivamente, os passos que dará como presidente? Reforma política? Antes disso, é preciso tecer alianças confiáveis, mostrar que é passível de admitir erros, repará-los e corrigir rumos.

Ninguém se apresentará como santo. Dificilmente um eleitor sairá de casa por candidatos que tendem a perpetuar o clima de escândalos, descrédito e empulhação, como hoje no Senado.

A surpresa virá do comportamento dos eleitores, bombardeados pelas noticias negativas. Espera-se um basta. Como e com que intensidade, só as urnas vão responder.

Fonte: Partido Verde - RJ

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Propaganda Partidária com participação do vereador Sergio Rocha

Tudo acertado: a bola com Marina!

Todas as questões políticas relevantes foram acertadeas ontem à noite, em São Paulo. Haverá uma Convenção Nacional festiva, no domingo 30 de agosto, para receber Marina.
Alfredo Sirkis

Dependendo ainda de anúncio oficial da senadora Marina Silva, já está montado o cenário para seu ingresso no PV. Ele se daria no dia 30 de agosto, domingo, em São Paulo, numa convenção nacional festiva do PV precedida de uma reunião da Executiva Nacional, possivelmente no mesmo dia, pela manhã ou no sábado, dia 29.

Marina indicará nove integrantes de sua equipe que, juntamente como ela própria, ingressarão na Executiva Nacional do PV e, juntamente com onze membros atuais da Executiva, formarão uma Coordenação Nacional destinada a tratar, prioritariamente, da elaboração do texto base para os novos programas partidário (20 anos) e de governo (5 anos) pela campanha presidencial --a decisão de Marina não é automática à filiação, será tomada em momento posterior-- e outros assuntos centrais como a mobilização do partido em torno da Conferência de Copenhagen. Questões estaduais são serão tratadas pela Coordenação caso influenciem as outras esferas. Os novos programas partidário e de governo serão fechados no Congresso Verde previsto para novembro.

Foi também acordado propor a inclusão nos estatutos uma "clásula de consciência" que permite aos filiados e eleitos se absterem em relação a pontos do programa partidário que possam de alguma maneira contrariar convicões religiosas, sem prejuízo da posição oficial do partido.

Foi reiterada a importancia da campanha de mobilização Brasil no Clima que deverá conscientizar a população brasileira em relação ao papel extraordinariamente importante de nosso país na Conferência de Copenhagen, de 7 e 21 de dezembro, e da necessidade do Brasil assumir metas audazes de redução de suas emissões de carbono e metano, tanto nas queimadas na Amazônia quando nas fontes energéticas, vazadouros de lixo e agropecuaria.

A campanha Brasil no Clima será relançada com a presença de Marina, no Rio de Janeiro, no domingo 27 de setembro, numa caminhada pela orla marítima.

Fonte: Jornal do PV

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sessão da Câmara dia 17 de agosto

Requerimentos



Votação do Projeto de Lei que regulamenta o Artigo 209 da Lei Organica Municipal



Pequeno expediente: Vereadora Nedi fala sobre a Assistência ao Idoso e as injustas acusações de desvio de verba do FUNDEF.



Tribuna: Meio Ambiente - AMINATUR



Secretario do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário



Vigilancia Sanitaria e final da sessão

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RPN dia 17 de agosto

Após receber uma carta com reclamação de um motorista contratado, prefeito confirma que não é a primeira vez e resolve dar mais uma chance.

"ele corre muito, é mal educado e desbocado"


domingo, 16 de agosto de 2009

SER MAIS VERDE

Dicas retiradas da Revista Seleções, edição junho/2009.


Atitudes ecologicamente corretas na: RUA

Sacola de Papel ou Plástico?

O combustível material fóssil é ingrediente básico dos sacos plásticos, e fabricá-los, desde a extração e refino do petróleo até a produção propriamente dita das sacolas, é um negócio complicado. Transformar madeira em sacos de papel também não é lá muito limpo. As fábricas de papel contribuem com a chuva ácida, o aquecimento global e as doenças respiratórias. Além disso, gastam montanhas de energia e água. Até as sacolas feitas de papel reciclado são seis vezes mais pesadas do que as de plástico, de modo que transportá-las exige maior consumo de combustível e mais emissões nocivas. Mas, você pode dizer, os sacos de papel se decompõem nos aterros sanitários, e o plástico não. Nada disso! Quase nada se decompõe nos aterros sanitários, onde o lixo é mantido longe de ar e água para impedir que substâncias nocivas se infiltrem no lençol freático. A biodegradação pode levar dezenas e até centenas de anos, e o processo libera metano, que está ligado ao aquecimento global.

Versão de Seleções

Papel e plástico são opções ruins. Leve sua própria sacola de pano reutilizável.

Por Andy Simmons

sábado, 15 de agosto de 2009

Reflexões de agosto

Alfredo Sirkis - Jornal do Brasil - 9/8/2009

Agosto deverá trazer o desfecho dessa mini-crise envolvendo o presidente do Senado e ex-presidente da república, José Sarney, o último dos dinossauros, a "bola da vez" desse jogo de soma zero.

Agosto é o mês nas crises na história do Brasil. Deverá ser também o do desfecho dessa mini-crise envolvendo o presidente do Senado e ex-presidente da república, José Sarney, o último dos dinossauros da política brasileira de sua geração. Qual foi exatamente o crime que ele cometeu? Já foram tantas notícias de jornais, tantas reportagens de TV, tantos comentários vituperantes, que me escapa essa informação, quem sabe, desimportante. Ficou comprovado, ou mesmo fortemente, demonstrado que ele cometeu crime? Até onde me permite a leitura enfadada e, por vezes na diagonal, das tantas matérias sobre o assunto, não consigo, como a maioria dos leitores, concluí-lo de fato. Mas, como eles, também, acho tudo isso “uma vergonha”.
O velho senador é apenas o mais recente alvo daquele fenômeno político-midiático que já me referi, em artigo anterior, como similar à infantil dança das cadeiras: a música para, as cadeiras são ocupadas, alguém fica com as nádegas em riste, vira o Judas da vez, o bom e velho bode expiatório. Sem dúvida, praticou o clientelismo em mega-escala e nomeou pessoas próximas, parentes e contra parentes e correligionários para alguns dos muitos “espaços” que controlava nas mais diferentes esferas de poder ao longo de tantos e tantos anos. Na sua fase senatorial, o agravante parece ter sido utilizar o inaceitável expediente dos atos secretos, não publicados no DO e, ter desmentido práticas que de fato praticou, se entendi bem o noticiário. Isso o torna um alvo oportuno nas circunstâncias políticas em que a música parou. É a “bola da vez”, o símbolo do momento dessas práticas que estão na essência da política brasileira, tal qual ela é.
Como “bola da vez” tudo contra ele é permitido. A divulgação de fragmentos de grampos telefônicos --prática completamente ilegal-- de conversas entre seus familiares virou prato diário. Dezenas de histórias são levantadas e nenhuma esclarecida, nem que seja jornalisticamente, até o final. A presunção de culpa é absoluta e envolve todos a sua volta. Não mais o ex-genro, notoriamente envolvido em situações mil, nos anos 90, que, curiosamente, pouco aparece agora. É a vez do filho empresário, contra o qual há indícios mas, não parece haver ainda provas cabais. E, agora, tentam arrastar para o meio do abatedouro o filho deputado federal, verde, que na convivência que tive com ele, de já quase uma década, sempre me pareceu e parece correto e cauteloso além de extremamente sério e dedicado em sua ação parlamentar e ambientalista. A ele tentam arrastar, junto, divulgando, como o fizeram dois órgãos de imprensa paulistas, um fragmento de grampo que nada prova, nada esclarece e, que ninguém sabe direito a que se refere.
Nenhum dos jornalistas ou policiais envolvido nessa atividade ilegal sobreviveria a um tratamento desse tipo aplicado a sua própria vida pessoal. A comunicação telefônica tratada com semelhante descaso, ilegalidade policial e má fé jornalística, virou uma prática banal e faz a delícia e as fortunas de uma enorme rede de arapongas que maneja o mercado de gravações, facilmente “editáveis”, que tornam-se prova definitiva do tribunal da mídia. Isso, paradoxalmente, compromete a eventual utilização de interceptações legítimas em processos judiciais criteriosos e levados até o fim.
No final das contas, nada disso vai dar em nada, afora os seus eventuais efeitos políticos. Teremos a renúncia de um velho senador ao seu posto, ou sua manutenção por pressão do presidente Lula ao qual interessa politicamente mantê-lo na presidência do Senado. O saldo de tudo será de soma zero, pois essa mais recente paradinha da dança das cadeiras nada mais é do que o milionésimo reflexo da política que temos: clientelismo, patrimonialismo, fisiologismo, política entendida como carreira profissional e não como representação. Na origem está o sistema eleitoral brasileiro, do “voto jabuticaba”, o voto proporcional personalizado, que engendra campanhas caras, centros assistenciais, compra de voto, profusão de cargos comissionados, como botim eleitoral e moeda de barganha para a governabilidade. Um jogo moto contínuo: tudo é recorrente, todos desempenham repetitivamente seu papel ad nauseam: os políticos denunciam até que são pilhados em alguma transgressão --verdadeira, falsa, exagerada, não exagerada, pouco importa-- os adversários se deliciam, a imprensa põe o circo para pegar fogo e ficamos todos indignados.
Mas, mexer no sistema eleitoral, adotar o voto proporcional por lista ou o distrital misto, promover institucionalmente um tipo de política mais programática, que prescinda de tantos cargos comissionados, de centros assistencias, de campanhas cada vez mais caras e da barganha individual e fisiológica para lograr a governabilidade, isso, quase ninguém --a começar pelas vestais da mídia-- topa. Então, gente, temos o que vemos. Temos o que, institucionalmente, merecemos.

Fonte: Partido Verde - Debates

Aos leitores

Apesar de estar fora do Blog por motivos profissionais e pessoais, gostaria de fazer um depoimento com relação as acusações COVARDES que fizeram alguns vereadores no mandato passado sobre desvio de verba do FUNDEF e que agora, sabe-se através de resposta da delegacia da polícia federal ao presidente da câmara o processo foi devidamente arquivado.
Terminando este capítulo, provando que não houve qualquer irregularidade, apenas um erro contábil que, mesmo sendo informado aos vereadores, os mesmos não deram o direito a explicações e defesa, me permitam o direito de tecer alguns comentários endereçado a estes Vereadores, principalmente a um, que insiste em falar sobre o tema.

Senhores Vereadores e ex-vereadores que fizeram esta acusação,

Ao tentar atingir a pessoa do Dr. Gutemberg, através destas acusações, V.Sas atingiram por simples maldade e necessidade de poder toda a sua família, amigos e admiradores. Atingir uma pessoa que estava fazendo um trabalho sério na Educação de nossa cidade (os números é que diziam isto), área esta das mais importantes e menos priorizadas em nosso país, V.Sa estavam também atingindo o desenvolvimento da nossa cidade.

Por acaso vocês sabem, que minha mãe, depois de aparecer esta acusação na televisão, recebeu vários telefonemas de parentes, querendo saber o que estava acontecendo? Vocês sabiam que após divulgar uma acusação deste nível na mídia é difícil, mesmo depois de provado que não houve qualquer irregularidade, desfazer a imagem divulgada? Onde está a Televisão agora para mostrar que aquelas acusações eram falsas e covardes? Onde está a Televisão para entrevistar os mesmos vereadores para que todos olhem nos olhos daqueles que acusam sem defesa e sem critério? Onde estão vereadores?
Infelizmente, para vocês, estas acusações não deram em nada, não é? Como minha mãe disse, ela não têm rabo preso com ninguém. E o Senhores, possuem? Não achem que em Miracema as pessoas não possuem conhecimento do que os Senhores fazem. Teria muito ainda o que falar com os Senhores, porém acho que não vale a pena, o que falaria daqui em diante quebraria uma das regras deste Blog que é não levar os comentários para o lado pessoal.
Eu, particulamente, irei sugerir a minha mãe, agora que o caso terminou e foi arquivado, que entre na justiça contra os Senhores por danos morais, sendo qualquer indenização recebida doada integralmente a instituições de assitência social em Miracema.

Para terminar, ao ler o Blog hoje, vejo uma notícia de que o Dr. Gutemberg poderia se aliar com um destes vereadores visando futuras eleições. Quem fala ou cogita uma coisas destas é porque não conhece nem um pouco a pessoa e o político que é Gutemberg Damasceno.

Obrigado pela oportunidade,

Gustavo Damasceno

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

RPN dia 14 de agosto

Vereadora Nedi Damasceno fala sobre o problema de transmissão ocorrido no dia 07 de agosto, da utilização de forma indevida de seu nome, do Conselho Municipal do Idoso e no final fala sobre as acusações de desvio de verba do FUNDEF.

Vereador Sergio Rocha fala sobre os ofícios que não estão sendo respondidos pelo prefeito e as licitações para a realização da festa de Nossa Senhora do Paraíso.

INFLUENZA A (A1N1)

Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz uma série de recomendações.

A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.
Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes
e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.

B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:
Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1)
em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse
e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:
• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

Informações retiradas do site do Ministério da Saúde.



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Falha na transmissão da RPN

Ainda não tivemos explicação da RPN do motivo pelo qual houve falhas de transmissão durante a fala da vereadora Nedi Damasceno (PV) no Programa Momento Legislativo da Câmara de Vereadores do dia 07 de agosto.
No momento da interferência ouvintes ligaram para a RPN narrando o problema e durante o dia várias pessoas a procuraram reclamando do acontecido.
A vereadora enviou um pedido a RPN para que fosse concedido uma cópia do áudio do programa. De posse da cópia, constatamos que dentro do estúdio não houve falhas e o programa foi gravado normalmente.
Disponibilizamos aqui o áudio que não foi ao ar para que as pessoas ouçam as palavras da vereadora sobre o problema da falta de pagamento das horas extras dos funcionarios da PMM.

Marina na Mídia

Matéria extraída do site do Partido Verde
http://pv.interjornal.com.br/
Secretaria Nacional de Comunicação

A possível candidatura presidencial da Senadora Marina Silva pelo Partido Verde está provocando uma enorme repercussão no Brasil e no exterior. Confira:

Marina não está blefando
Alon Feuerwerker / Correio Braziliense

A arrogância instintiva levará alguns a concluir, apressadamente, que o gesto suavemente favorável da senadora Marina Silva (PT-AC) a respeito de uma possível candidatura presidencial pelo PV é só um balão de ensaio, fadado a murchar logo ali. Um movimento para cacifar-se e reverter o esvaziamento do capital político dela no PT. Coisa para ser resolvida com alguns telefonemas (um deles de Luiz Inácio Lula da Silva), palavras doces em público, ameaças veladas em privado e acenos de poder futuro. E bola pra frente.
Eu tenho sinceras dúvidas sobre esse enredo. Eis um capítulo complicado na análise do teatro político: diagnosticar o que percorre o espírito dos atores que fazem os personagens. O problema é que sem tal diagnóstico o analista corre um risco grande: ao auscultar só o que vai pela própria alma e enxergar o exterior apenas “objetivamente”, acaba confundindo a realidade com o desejo dele próprio. Como se o seu desejo fosse o único. Claro que não é.

Do clã Da Silva
Maria Cristina Fernandes / Valor Econômico

A presença de Marina no cenário sucessório é, no mínimo, uma garantia de que a disputa vá para o segundo turno. Aos petistas, restará impedir que em torno dela se forme uma aliança partidária que garanta mais do que os segundos de televisão a que um minguado PV teria direito no horário eleitoral gratuito.


Marina: candidatura a presidência da República como estratégia pela economia verde
Altino Machado / Blog da Amazônia

Antes da entrevista, Marina Silva fez questão de ponderar que tem procurado “ser o máximo econômica possível” por conta do momento de uma decisão vital em sua trajetória, mas não economizou palavras para defender a necessidade de compromissos com a utopia na política:
- Eu me mobilizo pelo avivamento da utopia para a economia do século XXI. É esse trânsito que precisa ser feito e que não existe em lugar nenhum, precisa ser criado para algo diferente.

Marina Silva pode abalar planos de Lula para 2010, diz 'El País'
Terra Notícias

Os planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições presidenciais de 2010 podem sofrer turbulências com a possibilidade da candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva pelo Partido Verde à presidência do País, segundo afirma o jornal espanhol El País.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Comentei, em sessão da Câmara, sobre o não pagamento das horas extras dos funcionários da varrição e do Matadouro. (acredito que outros também).
Até o presente, não temos notícia de nenhuma folha suplementar com este pagamento.

Gostaria de comunicar que enviei ofício a RPN solicitando informação sobre o "problema técnico" ocorrido durante a minha fala no programa do Legislativo do dia 07/08.
São muitas as perguntas sobre o fato e achei melhor esperar o esclarecimento da RPN.

Participei, hoje, dia 12/08 de uma Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. O Secretário de Saúde explanou sobre os cuidados e atitudes tomadsos pela SMSem relação a gripe A (H1N1).
Podemos resumir sua fala:

  • que se evite aglomerações

  • que se adote os procedimentos de higiene preconizados e divulgados pelos meios de comunicação.

  • que todo caso de gripe com complicação seja tratado de acordo com o protocolo do Ministerio da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde .

  • que foi disponibilizado o Tamiflu . (O estoque se encontra no Corpo de Bombeiros).
Desta forma o Secretário de Saúde apenas vai sugerir que se evite aglomerações e nenhuma festa será impedidade de ser realizada.

Não há caso constatado da gripe A em Miracema. Apenas casos suspeitos. Temos 9 notificações e nenhum resultado de exame laboratorial.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sessão da Câmara dia 07 de agosto

PARTE I


Vereador Sérgio Rocha (PV) pede apoio para a regularização das serrarias localizadas no Pólo Industrial II e a importância de um filtro para a retenção dos resíduos de pedras que são lançados no Ribeirão Santo Antônio, fala sobre o programa de coleta e tratamento do óleo vegetal.
Através de oficio pede esclarecimentos ao Prefeito quanto aos gastos na realização da festa de Nossa Senhora do Paraíso e cobra também as respostas aos oficios anteriores.



PARTE II

Votação da data base




PARTE III

Prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O PV informa que:

Não há nenhum acordo político ou conversação entre o Dr. Gutemberg e outros candidatos em Miracema, com vistas às próximas eleições - 2010.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A hipótese Marina

Artigo de Alfredo Sirkis na página Debates da Folha de São Paulo, o espaço mais influente da imprensa brasileira sobre possibilidade da candidatura de Marina Silva à presidência pelo Partido Verde. Leia e faça circular!
Publicado domingo 9/8 na sessão de debates da Folha de São Paulo, o espaço de opinião mais influente da imprensa brasileira.
O caminho se abre...
Alfredo Sirkis

É compreensível que a possibilidade de uma candidatura da senadora e ex-ministra do meio ambiente Marina Silva cause, por um lado, entusiasmo e excitação e, por outro, preocupação. Milhões de brasileiros sensíveis à causa ecologista, à sustentabilidade ambiental e social de nosso modelo econômico, aos destinos do planeta ameaçado pelo aquecimento global, à devastação de nossos ecossistemas e à qualidade de vida nas nossas cidades, vivem na expectativa de dispor de uma voz própria, eloqüente, na campanha presidencial, até agora, arena exclusiva dos defensores do desenvolvimentismo clássico dos anos 60. Por outro lado, entende-se que haja políticos inquietos, cada qual fazendo seu cálculos: afinal uma eventual candidatura da Marina me ajuda ou atrapalha? Quanto ajuda? Quanto atrapalha? Bombardear? Não bombardear? É curioso que as reações políticas e a maioria das análises jornalísticas gravitem a volta desses cálculos pragmáticos enquanto escamoteiam o essencial: Marina representa idéias e aspirações hoje compartilhadas por milhões de brasileiros. Não será legítimo e até importante para a democracia brasileira que elas estejam representadas em uma eleição de dois turnos?
Numa dimensão minimalista teríamos uma campanha altamente instrutiva e educativa, não apenas naquele discurso clássico, defensivista, do ambientalismo: deter a destruição da Amazônia e de sua biodiversidade, a constribuição das suas queimadas em emissões de CO2, etc... mas também na didática daquilo que as vertentes hegemônicas do desenvolvimentismo clássico não conseguem perceber: o futuro econômico e social do Brasil, hoje, depende de mergulharmos de cabeça numa economia verde! Nenhum outro país está tão bem posicionado para atrair investimentos para um eco-desenvolvimento muito embora insistamos em monoculturas, na devastação da biodiversidade para estender mais e mais a fronteira pecuária, em subsidiar veículos poluentes e emissores de carbono, em novas termoelétricas a carvão e novas rodovias no coração da floresta.
No entanto, Marina tem um potencial além do eloqüente discurso de primeiro turno para depois arrancar compromissos programáticos. Pode contribuir para a superação dessa abissal fenda da política brasileira: a compulsória aliança das duas vertentes da social democracia com as oligarquias políticas na busca da governabilidade. PT e PSDB disputam, como lucidamente notou em certa ocasião o ex-presidente Fernando Henrique, “quem vai liderar o atraso”. No instável sistema político-institucional produto do nosso “voto jabuticaba”, proporcional personalizado, ambos dependem do clientelismo e fisiologismo profissional para governar. Melhor fariam em aliar-se, em algum momento, mas como a disputa central se dá entre eles, isso dificilmente acontecerá e a rivalidade é feroz.
Nós, verdes, nos relacionamos com ambos, reconhecemos o papel que respectivamente tiveram nos inegáveis avanços economicos e sociais vividos pelo Brasil deste de 94. Marina é bem talhada para promover uma nova governabilidade com ambas vertentes que, enfim, supere essa polarização bizarra, isole o atraso e abra caminho para uma reforma do nosso sistema eleitoral secando sua dependência do clientelismo, do fisiologismo e do assistencialismo, fontes maiores da corrupção, do excesso de cargos comissionados, do mau uso da máquina pública e da compra de votos, direta ou via centros assistenciais.
O direito de ter um sonho de país e lutar para tirá-lo do papel é inalienável. Os verdes não abrem mão dele mas também reconhecem que transcende suas limitadas fileiras. Nesse momento é impossível saber, de fato, se Marina será ou não candidata. É uma decisão difícil, de fé íntima, que há que se aguardar. O caminho político, no entanto, é claro: não é anti-PT. Nossa fraternidade, muito particularmente com o PT do Acre, remonta a Chico Mendes. Também não é anti-tucanos. Certamente não é anti-Lula embora não possamos abrir mão de criticar sua postura frequentemente atrasada e deseducativa na questão ambiental. Pode, eventualmente, vir a ser pós-Lula...

domingo, 9 de agosto de 2009

SER MAIS VERDE VI

Dicas retiradas da Revista Seleções, edição junho/2009.


Tampas de garrafa PET: reciclar com ou sem elas?

Depende de onde se mora. Algumas localidades insistem em garrafas destampadas; outras são mais flexíveis. É melhor tirá-las, porque:
1) As tampas nem sempre são feitas do mesmo plástico do vasilhame;
2) E podem emperrar o equipamento que processa o material.

Versão de Seleções:

Fora com elas!

Por Andy Simmons

RPN dia 07 de agosto

Devido a problemas na transmissão não foi possível postar o áudio na íntegra do Programa Momento Legislativo da Câmara Municipal de Miracema.

Dia dos Pais


Num banco do jardim estão sentados dois senhores de idade avançada. Neste momento chega um rapaz e diz: como é, papai? Vamos embora ou o senhor vai ficar ai? Estou com pressa.
O mais idoso se dirige ao outro e diz: eu queria que as pessoas, ou nossos filhos tivessem mais paciência conosco, que já estamos velhos, no terminal da vida. Já não temos a mesma agilidade que eles; nossas pernas estão tropegas, a nossa audição esta falha. As vezes pedimos para repetir o que dizem. Às vezes molhamos a roupa pela incontinência urinária.
Reclamam por não comermos, não sabem que os nossos dentes são poucos. Às vezes nos sentimos inúteis diante da modernidade atual. Entornamos a bebida ou derramamos a comida sobre a mesa.
Eu queria que eles soubessem que muitas vezes, eu trocava as suas fraldas. Que lhes dei comida para alimentá-los. Que acordei muitas noites e lhes embalei para dormir. Que tive paciência em fazer com que andassem. Que suportava seus choros altas horas da noite.
Hoje é o dia dos pais. Recebemos presentes, recebemos carinhos de nossos entes queridos, mas o que mais precisamos, ao chegar à velhice, é mais compreensão, que não nos desprezem quando não somos mais úteis, que não nos abandonem em um asilo no meio de pessoas desconhecidas. Que respeitem a nossa surdez, que desculpem a nossa incompreensão. Que respeitem o nosso andar lento, a nossa pouca visão e as nossas mãos trêmulas. E saibam que também, um dia, serão pais e que também ficarão velhos.

Mensagem escrita por José Erasmo Tostes em setembro de 2003 no Jornal Liberdade de Expressão.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sessão da Câmara dia 03 de agosto

Foi votado - 1ª votação em sessão extraordinária, o projeto de lei que, aumenta o funcionalismo público em 5%. Tanto do Legislativo como do Executivo. Naturalmente, os vereadores não entram neste aumento.
Uma emenda aditiva foi feita pelo vereador Gideão em que uma data base seria marcada para o aumento do funcionalismo. Esta emenda não foi votada.
E ontem, na sessão ordinária o Presidente retirou o projeto para que a emenda fosse analisada e dado o parecer jurídico e do controle interno.
Nos oito anos da administração Gutemberg o aumento era dado dia 1º de maio - Dia do Trabalhador.
É importante uma data base se houver aumento real e não, apenas, reposicão de perda salarial. Pois esta pode ser feita a qualquer momento.
Ouçam a fala da vereadora Nedi sobre a emenda e a defesa dos interesses dos funcionários, inclusive, o não pagamento de horas extras principalmente de garis, entre outros.

domingo, 2 de agosto de 2009

SER MAIS VERDE V

Dicas retiradas da Revista Seleções, edição junho/2009.

Basta enxaguar bem ou é preciso esfregar um vidro antes de reciclar?

Uma pequena quantidade de alimentação não entope as máquinas de reciclagem, logo não desperdice água para deixar cristalino àquele vidro de maionese, por exemplo. A Recicloteca, centro de informações sobre reciclagem e meio ambiente, no Rio de Janeiro, indica que as embalagens devem ser lavadas quando existe a possibilidade de atrair animais indesejados, como baratas ratos ou formigas. Caso a embalagem possa ser vedada, não há necessidade.

Versão de Seleções:


Enxágue o que puder depois recicle.

Por Andy Simmons

Nepotismo

( Campanha contra o Nepotismo do Ministério Público do Estado da Bahia.)


A prática do NEPOTISMO denigre a imagem de nosso município. Como alguns leitores já postaram aqui, estamos na contramão do desenvolvimento já que o próprio governador é contra.

NEPOTISMO sm. Prática de favorecimento de familiares no preenchimento de cargos públicos.

Luta contra o NEPOTISMO:

2005 - os deputados André Corrêa (PPS), Edmilson Valentim (PCdoB), Paulo Melo (PMDB) e Paulo Ramos (PDT) foram os autores da proposta de emenda constitucional 68/02 aprovada em junho de 2005 proibindo a nomeação de parentes ou companheiros de até terceiro grau para cargos de comissão no Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.
21 de agosto de 2008 - é aprovado a Súmula Vinculante nº 13, enfatizando que a prática do Nepotismo viola a Constituição Federal.
23 de setembro de 2008 - Governador Sérgio Cabral assina o decreto Nº 41.491 proibindo a prática do nepotismo nos órgãos ligados ao Estado.

O que estamos vendo...

01 de janeiro de 2009 - o prefeito de Miracema Ivany Samel toma posse e apresenta dois de seus filho como secretários de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
Junho de 2009 - a prefeita eleita de Campos dos Goytacazes Rosinha Matheus é obrigada a exonerar 40 assessores.
Com a palavra os nossos leitores...