segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

COP-15

Começou hoje a COP-15, 15ª Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) em Copenhague (Dinamarca). O encontro será realizado até o dia 18 de dezembro deste ano e unirá governos, ONGs, empresas e pessoas interessadas na grande ameaça do aquecimento global e suas consequências a civilização.

É considerado o encontro mais importante do mundo desde o final da Segunda Guerra Mundial, onde os governos tentarão chegar a um acordo para tentar reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e minimizar as mudanças climáticas que estão ocorrendo rapidamente.

Um dos mecanismos mais discutido será o REDD - Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation in Developing Countries (Reduzindo as Emissões geradas com Desmatamento e Degradação Florestal nos Países em Desenvolvimento) - onde as empresas e os países industrializados pagarão aos países pobres através de projetos de preservação ambiental.

Caso os países não entrem em um acordo, futuramente teremos uma floresta amazônica transformada em savana, rios com pouco volume de água e sem peixe, aumento do nível do mar, entre outras mudanças que modificarão de forma trágica a humanidade.

Leia mais sobre o assunto nos sites abaixo:
Planeta Sustentável
Msn Verde

3 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caríssimos

Parabéns pela atenção com o assunto, sem dúvida nenhuma da maior importância à humanidade.

Que prevaleça a razão e não os interesses particulares.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Anônimo disse...

Sempre aprendemos com o passado. Se tivéssemos prestado mais atenção em nosso passado, certamente muitas coisas que estão acontecendo na atualidade (catástrofes, desmatamentos,inundações, etc) poderiam ter sido evitadas. Acabei de ler no O Globo de sábado, dia 5/12, que pesquisas revelaram que civilizações como os Maias, os Vikings, os Nazca e os Rapa Nui desapareceram devido a mudanças climáticas muito menores que as que ameaçam o mundo atualmente. Acredita-se que desequilíbrios ambientais tenha sido o fator principal para o desaparecimento desses povos.
Vamos aprender de uma vez por todas a lição!

Anônimo disse...

O assunto é de grande importancia e não está tendo a devida atenção.
A mobilização da sociedade deveria ser maior, aqui em Miracema não se ouve nenhum comentário a respeito.