segunda-feira, 1 de junho de 2009

ASSISTÊNCIA SOCIAL E ASSISTENCIALISMO

O tema me parece importante pois nossos governantes, via de regra, não possuem a menor noção do que seja Assistência Social. Pela Assistência Social procura-se garantir àqueles que se encontram em situação de fragilidade as condições para que alcancem os seus direitos, a começar pelo direito ao amparo. Parte-se do princípio que os segmentos desfavorecidos são igualmente titulares dê direitos e que esses direitos lhes têm sido sonegados. Inicia-se, então, a construção de políticas públicas voltadas à recuperação de sua dignidade e auto estima. Ponto fundamental nesse processo é a própria construção das relações entre o Poder Público e as comunidades assistidas. Pela Assistência Social, esta relação se dará entre dois sujeitos autônomos e não entre um sujeito (Poder Público) e um objeto (comunidade carente). O que se vislumbra é a possibilidade dos assistidos se organizarem de forma independente, elaborarem suas demandas de forma coletiva e passarem a crer mais em si próprios do que na intervenção de qualquer liderança ou autoridade que lhe apareça como "superior". A Assistência Social é, por isso mesmo, uma prática de emancipação. Se vitoriosa, ela produz sujeitos livres e críticos.
Já o ASSISTENCIALISMO, ao praticar a atenção às populações desfavorecidas, oferece a própria atenção como uma "ajuda", vale dizer: insinua, em uma relação pública, os parâmetros de retribuição de favor que caracterizam as relações na esfera privada. É pelo valor da "gratidão" que os assistidos se vinculam ao titular das ações de caráter assistencialista. O que se perde aqui é a noção elementar de que tais populações possuem o direito ao amparo e que, portanto, toda iniciativa pública, voltada ao tema da assistência caracteriza dever do Estado. O que se vislumbra, pelo assistencialismo, é a possibilidade dos assistidos "retribuírem" eleitoralmente a atenção recebida; por isso, os assistidos devem ser submissos e dependentes, não devem se organizar de forma autônoma e, muito menos, expressar demandas políticas como se sujeitos fossem. O assistencialismo é, por isso mesmo, uma prática de dominação. Se vitorioso, ele produz objetos dóceis e manipuláveis.

* Texto enviado por um leitor para pvmiracema@terra.com.br. O Blog agradece a colaboração.

16 comentários:

Anônimo disse...

adorei o esclarecimento que deveria ser difundido entre os municipes assistidos , para que tenham a exata noção da dimensão do projeto que se propõe e dai tirar as suas proprias conclusões do que vem sendo feito .
Saber diferenciar tais posturas será determinante em um futuro proximo.
parabens

Mário disse...

MUITO BOM! DISPENSA COMENTÁRIOS... Que será de nossa cidade sem o devido estudo social? Será que as famílias que realmente necessitam de amparo estão tendo? Acho que está ocorrendo muita promoção pessoal em cima da promoção social...

Anônimo disse...

Mário, PROMOÇÃO PESSOAL dispensa comentários. Como venceram? Promoção pessoal! Muito bom.

Anônimo disse...

O pv governou o municipio por 12 anos, nos 8 primeiros foi puro assistencialismo a começar pela folha de pagamento hoje estourada pelo excesso de mão de obra desqualificada, nos 4 seguintes quando o ex prefeito tentou impor um rítimo de trabalho decente e respeitoso ao cidadão que paga impostos foi terrivelmente apedrejado por estas pessoas que desejavam o assistencialismo ou mesmo populismo do anterior, que acarretá danos a ser pago pela população. E VOU COBRAR E DIVULGAR AOS ELEITOTES.



SAULO DUTRA

Anônimo disse...

Ser ou não ser... é de + para meu cerebelo! Gostei de saber que temos novos amigos, que sejam bem vindos! Saudações Verdes!




O POVO QUER SABER.

Anônimo disse...

"Folha de pagamento estourada pelo excesso de mão de obra desqualificada?" Ao meu Deus!!!! Acho que ele está falando do atual governo, não? Ou será que eu estou em outro planeta? Fala sério!!!

Anônimo disse...

nao me lembro do "puro assistencialimo", me lembro sim das mudanças em relação ao tratamento com a população, quem antes nao tinha acesso começaram a ter, começaram a ter educação com a escola municipal sendo a mais concorrida; começaram a ter acesso a saúde com conduçao para tratamento, exames e remedios, muitas pessoas necessitam desse amparo do assistencialimo. O que vemos atualmente na nossa cidade agora, eh com certeza o uso tao difamatorio da palavra assistencialismo, o dar para receber de volta em forma de voto...
ESTAMOS TODOS ENVOLVIDOS NESSA LUTA, COBRAR E DIVULGAR É O NOSSO MAIOR OBJETIVO.

Anônimo disse...

GUSTAVO,

VC PODERIA NOS INFORMAR PORQUE P BLOG DO PPS SAIU DO AR.

ANA LUCIA

Anônimo disse...

Fala sério Saulo. Não tem noção do que está falando...

Anônimo disse...

Não sei se os empregos dados pela prefeitura a trabalhadores humildes pode ser classificado de assistencialismo. Trata-se de assistência social pura e simples. Como dever da prefeitura consta inclusive isto, pois quem mais em Miracema pode empregar em massa tais trabalhadores? Além disso, na prefeitura existe serviço para absorver esta mão-de-obra.

Anônimo disse...

Amigos respondam:
1) inchar a folha de pagamento é assistencialismo?( ou seja contratar mais do que o necessário)

2) Quem vai pagar a conta futuro desse erro?

3) Vcs são a favor de terceirização de serviços como limpeza, obras e trasporte etc, com excessão de professores e médicos?

Porque se não for assim o municipio nunca será capaz de desenvolver projetos de interesso socio-economicos.

Anônimo disse...

PORQUE O BLOG PPS SAIU DO AR.

MARIANA

Anônimo disse...

O governo atual não sabe abrir dicionário , nem código civil ,nem mesmo procurar se informar no google . A prefeitura virou um cabidão de gente desqualificada para empregar parentada ociosa . Aqui não tem projeto só descoordenação , alienação , ninguém sabe nada e sai mentendo os pés pelas mãos . O governo anterior não estava lá estas coisas em termos de qualificação profissional , mas este atual ...está ridículo demais . Seria cômico se não fosse trágico !

Anônimo disse...

HOJE OUVINDO O PROGRAMA DA RADIO,ADOREI QUANDO MANOEL GORDO E OS OUTROSVEREADORES DO PV ESTÃO DEFENDENDO OS FUNCIONARIOS.COMO PODE O PREFEITO INDEFERIR O VALE ALIMENTAÇÃO?
MANOEL CLARO QUE ELE IRA INDEFERIR,POIS COMO IRA PAGAR ESSA TURMA ENORME QUE FOI CONTRATADA E ESTÃO DANDO TROMBADA E NÃO ESTÃO SABENDO QUE SERVIÇO IRÃO FAZER.E SO VC VER A QUANTIDADE DE GENTE NA SAUDE,PROMOÇÃO E SE VC PASSAR PELO JARDIM VÃO VER DUAS MOÇAS QUE FICAM SENTADAS O DIA INTEIRO SEM FAZER NADA.
E SOBRE O FUNCIONARIO QUE E MOTORISTA FALOU COM MANOEL QUE NÃO TEVE AUMENTO ATE HOJE,FICO IMAGINANDO QUANTO GANHA OS MOTORISTAS CONTRATADOS DEVEM GANHAR MELHOR DO QUE OS ANTIGOS.
E SO NESSE GOVERNO.
JOSE CARLOS

Anônimo disse...

Gente, é só virar 15, levar a carteira profissional na prefeitura e no mês seguinte irá comerçar a trabalhar. Daí pode ser na saúde, promoção ou onde quiser.

Anônimo disse...

Sinceramente estou torcendo para que essa crise internacional aumente para precionar o poder público a demitir todos os chupas porque hoje 80% dos funcionários não prestam serviços de qualidade e ai tem-se a brecha para demisão por justa causa, basta observar que as corregedorias públicas não funcionam ou seja vc não vê funcionário sendo punido por nada,é tudo politicagem. A população que paga impostos não aguenta mais.

SAULO DUTRA