sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente


Hoje, dia 5 de junho, comemoramos o dia mundial do meio ambiente. A minha pergunta é: Existe muita coisa a comemorar ou este dia é apenas para servir de alerta para o mundo?


Vale lembrar o que aconteceu dia 3, no Senado Federal. Neste dia foi aprovado a Medida Provisória 458/2009, também chamada de “MP da Amazônia”. Esta MP permite que o governo doe ou venda, sem licitação, terras de até 15 km² - área equivalente a cerca de dez vezes o parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em resumo, estamos legalizando com esta MP, a grilagem (posse de terras da união), o desmatamento e toda a espécie de picaretagem, pois a terra pode ser vendida após 3 anos. Estes são os nossos Senadores. Na próxima eleição verifique se o seu Senador votou a favor desta MP.



Mas vamos pegar a frase de nosso Blog: Pensar Globalmente, agir localmente.



De que forma estamos agindo para melhorar nossa cidade, nosso estado e nosso país? Faça uma análise do último mês e coloque no papel o que você fez para melhorar nosso planeta. Pode ser coisas simples, uma quantidade imensa de boas intenções pode mudar a cara de uma cidade. Vamos começar pelo básico mas o mais importante na minha opinião: as crianças. Hoje qual foi a atividade nas Salas de Aula de todos os Colégios de nossa cidade? Para o adolescente foi feito um debate, passado um vídeo sobre desenvolvimento sustentável, realizado uma caminhada ecológica? Para as crianças, foram feitos desenhos para ver como elas enxergam o meio ambiente, foi realizado um passeio no parque ecológico, plantado alguma árvore? Para os adultos, foi feito alguma cartilha de dicas de como ele pode ajudar o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de nossa cidade dentro de sua casa?


Note que tudo que foi perguntado não depende de dinheiro ou muito pouco. E o que foi feito?


Educação ambiental nas Escolas foi um dos projetos do Candidato Gutemberg Damasceno na campanha de 2008. Neste projeto, teria uma sala de aula no parque ecológico.


Estamos criando crianças que tenham uma visão diferente de todas as gerações passadas quanto a sustentabilidade do planeta? E em sua casa, o que você está fazendo para mudar o que está errado? Que hoje seja um dia de reflexão para todos.

4 comentários:

Vereador Serginho Rocha disse...

Caro amigo Gustavo, achei interessante a reportagem do Jornal o Globo, relacionado ao tema:

Prêmio

Meio ambiente: entidades divulgam lista dos parlamentares amigos e inimigos da Amazônia
Publicada em 05/06/2009 às 20h01m
Adriana Vasconcelos - O Globo
BRASÍLIA - Entidades ambientalistas divulgaram nesta sexta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, a lista dos vencedores dos prêmios aos "parlamentares amigos" e "inimigos" da Amazônia 2009. (Confira aqui a justificativa para cada um dos "premiados" )

O objetivo da premiação é divulgar os nomes dos deputados federais e senadores que se destacaram na defesa da Amazônia, bem como dos que, na avaliação das entidades, mais contribuíram para a destruição desse bioma. (Leia também: Brasil tem dever de casa a fazer, diz programa da ONU)

Os sete "amigos" e os nove " inimigos" da Amazônia também foram divididos em duas categorias: uma para os representantes da região e a outra para aqueles de outros estados. São as categorias "espécies nativas" e "espécies exóticas".

Esperamos que no próximo ano, o número de amigos da Amazônia supere o de inimigos
"
- Nossa expectativa é que esse prêmio ajude a pressionar os parlamentares brasileiros a mudarem de postura em relação aos projetos em defesa do meio ambiente. Esperamos que no próximo ano, o número de amigos da Amazônia supere o de inimigos - observou a gerente executiva do FBOMs, Esther Neuhaus.

Fazem parte da comissão organizadora da lista as seguintes entidades: Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Greenpeace, Instituto Socioambiental, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST)

"Esse pessoal para falar em nome da região primeiro precisa ser votado pelo povo de lá"
- Engraçado que entre os organizadores deste prêmio não vemos ninguém realmente da região - reagiu irritado o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), um dos listados como inimigos da Amazônia. - O Greenpeace, por exemplo, fica na Inglaterra. Esse pessoal para falar em nome da região primeiro precisa ser votado pelo povo de lá. É preciso viver lá para realmente conhecer a realidade da região. Como democrata, recebo qualquer crítica, embora a considere equivocada. A regularização fundiária aprovada pela MP 458 vai proteger a Amazônia e não incentivar seu desmatamento - defendeu ele.

Confira aqui a lista completa:

PRÊMIO AMIGO DA AMAZÔNIA
Categoria espécies nativas

Senadora Marina Silva (PT/AC)

Senador José Nery (PSOL/PA)

Deputado Sarney Filho (PV/MA)

Categoria espécies exóticas

Senador Aloísio Mercadante (PT/SP)

Senador Cristovam Buarque (PDT/DF)

Senador Renato Casagrande (PSB/ES)

Deputado Paulo Teixeira (PT/SP)

PRÊMIO INIMIGO DA AMAZÔNIA
Categoria espécie nativas

Senadora Katia Abreu (DEM/TO)

Senador Romero Jucá (PMDB/RR)

Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA)

Deputado Asdrúbal Bentes (PMDB/PA)

Deputado Homero Pereira (PR/MT)

Categoria espécie exótica

Deputado José Nobre Guimarães (PT/CE)

Deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP)

Deputado Valdir Colatto (PMDB/SC)



Um Abraço;

Vereador Serginho Rocha

Anônimo disse...

Soube q foi prorrogado o prazo de estado de emergência em nossa cidade. Mas, ninguém fala em liberaçaõ do FGTS. Sera q só interessa ao poder público? rs

Anônimo disse...

E por falar em "pensar localmente", o que vimos no dia do meio ambiente foi mais uma "festa" no jardim de Miracema...e vamos fazer "festa"...só que os alunos da municipalidade não foram preparados para pensar e repensar sobre tal evento, estavam só fazendo "festa" mesmo...o que deixaram de lixo e sujeira no jardim, inclusive no gramado...hummmmmmm...e vamos fazer "festa"...é só o que interessa...

Ludmilla Freitas.

Anônimo disse...

No blog da Drª falaram que é a primeira vez que teve a comemoração do meio ambiente.
Continuam com as mentiras