terça-feira, 23 de junho de 2009

Hospital de Miracema (continuação)


Em 1998 o hospital encontrava-se em uma grave situação financeira, em decorrência de dois fatores. A redução drástica das autorizações de internações hospitalares(AIH) de 500 para 160 por mês, e o prejuizo diário nos atendimentos das emergências ambulatoriais que não eram custeadas pelo SUS. Naquela época chegaram a meditar em concordata e até na entrega da instituição a Prefeitura, o que seria o abraço dos afogados, visto que os dois entrariam em colapso financeiro. Diante disso fizemos um convênio da Prefeitura com o Hospital em que pagaríamos pala tabela do SUS os partos cirúrgicos não custeados pelo SUS e, concomitantemente, construimos o Pronto Socorro municipal absorvendo as emergências, aliviando o Hospital de prejuizo neste segmento.
Com estas medidas e com uma reestruturação administrativa realizada pela nova direção, o Hospital reergueu-se, pagando as dívidas com fornecedores e entrando em um estágio de equilibrio financeiro. A administração que nos sucedeu na Prefeitura, não só manteve o convênio como aumentou sua abrangência. Para que o leitor entenda melhor, o Hospital tem direito a 160 internações pelo SUS, mas chega a internar 200 por mês. Estas internações excedentes, se o poder público não absorver entra no prejuizo, visto ser de pessoas carentes que não podem pagar pelo atendimento.
Lamentávelmente a administração atual da Prefeitura, suspendeu os convênios desde 01 de janeiro, o que desestabilizou novamente o Hospital que atende 90% do SUS em Miracema. Diante desta nova realidade, estive acompanhado do Deputado André Corrêa no dia 3 de junho, com o Secretário Estadual de Saúde expondo a gravidade da situação, e solicitando o aumento de AIH para nosso Hospital. O Secretário nos informou que estava havendo um estudo para aumentar o número de AIH para os municípios até 100 mil habitantes, pois todos Hospitais conveniados com o SUS estão com graves problemas financeiros.
Não devemos nos esquecer que a manutenção de um Hospital é de custo muito alto, em decorrência do preço dos equipamentos, dos medicamentos e do pessoal técnico necessário a um bom atendimento a população. Ao mesmo tempo que estamos com esperança de solução pela Secretaria Estadual de Saúde, ficamos perplexos e entristecidos pela atitude irracional da atual administração municipal em fechar as portas para o Hospital de Miracema. Se não houver solução será um desastre incomensurável para nosso município.

3 comentários:

Anônimo disse...

DR GUTMBERG PARA O SR TIRAMOS O CHAPEU,POIS SABEMOS DESDE QUANDO FOI PREFEITO SEMPRE LUTOU PARA NOSSO HOSPITAL.E AGORA SABENDO DA GRAVE SITUAÇÃO AINDA CONTINUA LUTANDO,POR ISSO E QUE O SR E UMA PESSOA ILUMINADA PASSANDO POR TUDO JA PASSOU.DEUS ESTA VENDO COMO EXISTE PESSOA DE BOM CORAÇÃO,O SR SEMPRE TEVE MUITO RESPEITO COM FUNCIONARIOS E PESSOAS POBRES ,RICAS ,PRETA OU BRANCA.
AINDA BEM QUE TEMOS UM DEPUTADO QUE ESTA OLHANDO E PREOCUPADO COM NOSSO MUNICIPIO.
MAS VAMOS VENCER ESSA BATALHA E AGRADECEMOS O EMPENHO DO SR E DO DEPUTADO POR ESSA LUTA.
MARIA DO CARMO

Anônimo disse...

O TRISTE É VER PESSOAS SENDO NEGLIGÊNCIADAS POR DESPALTÉRIOS POLITICOS E PURA ISENSATEZ !

ESTOU ABORRECIDO E TRISTE DE VER A QUE PONTO CHEGA O SER-HUMANO PELO VIL METAL(DINHEIRO).
A VIDA DE PESSOAS COLOCADAS EM JOGO A TODO INSTANTE E SAEM A MAIOR OU SEJA MENOR PREOCUPAÇÃO DE QUEM PRECISA DA SAUDE , DO SISTEMA UNICO DE SAUDE , POIS ESTES NÃO TEM COR , NÃO TEM RAÇA E NEM CASTA , UM DIA QUALQUER UM DE NÓS PODEMOS FICAR DOENTES E AI ?
SERÁ QUE NEM ASSIM A SENSIBILIZAÇÃO ACONTECE EM PROL DOS MUNICIPES?
JÁ PENSARAM NUM EXEMPLO PRÁTICO : ONDE IREI CITAR CASOS CONTINUOS DE DENGUE (SURTO POR DESCONTROLE OU OUTRA DOENÇA ) QUE DEPENDAM DE INSTALAÇÕES NOSOCOMICAS (HOSPITALARES) ONDE FICARÁ O POVO QUE PRECISAR SER INTERNADO?
NO PU?
NA CASA DE SAUDE?
NÃO TEM ESPAÇO E NEM PREPARO (ESTRUTURA FISICA) PARA TAMANHA DEMANDA .
E O POVO QUE VOTOU ACREDITOU E CONFIOU ONDE FICA?

É O DESESPERO , DESESPERO, DESESPERO 15X

Direção do HM disse...

Gutemberg, você conhece bem a luta diária que travamos, e mesmo quando parece que a solução está a caminho, ela sempre é penosa quando se trata de SUS. Este incremento prometido pelo Sr. Secretário Estadual de Saúde é motivo de preocupação para nós, uma vez que estes recursos serão repassados para a Prefeitura para que depois cheguem até o Hospital. Não é AJUDA, é pagamento de serviços prestados, e históricament nunca são suficientes. Estamos aguardando e continuamos firmes em nossa luta para manter esta Instituição sólida como está.