terça-feira, 30 de junho de 2009

História do Partido Verde

O Manifesto do Partido Verde

O Partido Verde foi lançado, em janeiro de 1986, no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro. Naquela noite foi divulgado esse seu o texto fundador.

O Partido Verde (PV) se forma para lutar pela liberdade, paz e ecologia, pelos direitos civis, pela autonomia, autogestão e formas alternativas de vida. Surge a reflexão sobre questões que dizem respeito à vida de todos. Nunca na sua história a humanidade esteve tão ameaçada: os riscos de proliferação nuclear, a corrida armamentista, a devastação cada vez maior da natureza, os repetidos desastres ecológicos, a fome, o desperdício, as desigualdades sociais, a violência crescente nos grandes centros urbanos. Tudo isso configura uma verdadeira crise de civilização e faz com que cada cidadão consciente se preocupe com o futuro. Em diversos países, os adeptos da ecologia política se organizam em partidos para levar sua mensagem. Com o inegável avanço político registrado no país nos últimos anos, amadurecem as condições para a criação de um Partido Verde no Brasil.

O Partido Verde não pretende o monopólio de nenhuma dessas bandeiras que defende; sabe que em torno de cada uma delas encontrará aliados em outros partidos e na sociedade em geral. Considera, no entanto, que a sua formação e atuação será uma contribuição nessa luta. O Partido Verde pretende ser um canal de expressão das novas idéias que surgiram, nos últimos anos, na sociedade brasileira. Ele pretende contribuir para a formação de um grande movimento ecológico, pacifista e alternativo, capaz de influenciar os destinos da nação brasileira, neste limiar do século XXI. Participar do debate e da solução dos problemas crônicos que, há séculos, afligem a nossa sociedade e, também, dos novos problemas que começam a se colocar e que irão, fatalmente, provocar profundas mudanças, como é o caso da informática e da robótica. Dependendo de como essas questões sejam encaminhadas, elas poderão trazer mais liberdade e autonomia ou mais repressão, alienação e desemprego no futuro dos brasileiros.

O Partido Verde, no Brasil, tem ainda outras responsabilidades. É parte integrante de um bloco social e político que trava a luta mais ampla contra a opressão, a desigualdade, a fome, a miséria, a prepotência das elites, a corrupção, o atraso cultural e outros resquícios do autoritarismo. Estará engajado, junto com todas as outras forças políticas e sociais do bloco popular, na luta pela Reforma Agrária (... ) por melhores condições de vida e trabalho, pela consolidação e exercício pleno das liberdades democráticas e dos direitos humanos no Brasil (... ).
O Partido Verde não vê a política apenas no seu plano institucional, ao nível do parlamento, dos ministérios, secretarias, palácios e gabinetes; se preocupa com a política do cotidiano. Neste sentido, estará ao lado de todas as entidades, organizações populares e movimentos que almejam transformar a vida das pessoas fazendo-a mais livre e digna. Estará ao lado das mulheres, dos negros, das chamadas minorias, de todos os grupos vítimas da opressão generalizada ou específica. Defenderá uma sociedade cada vez mais descentralizada, em todos os níveis, onde nenhum grupo, econômico, político ou cultural possa impor sua hegemonia ou a dos seus interesses, sobre os demais. Onde nenhum interesse econômico ou político possa continuar devastando a natureza, poluindo o meio ambiente e ameaçando a vida para servir sua sede de lucro e poder.

Acreditamos que, dificilmente, existirá outra nação onde a potencialidade da causa ecológica seja tão grande. Também, dificilmente, existirá outra nação onde a urgência desta luta seja tamanha. O Brasil é um dos países do mundo com mais natureza a defender e, simultaneamente, um dos países onde ela está sendo mais rapidamente devastada pela voracidade dos modelos econômicos predatórios, do capitalismo selvagem, pelo descaso e inoperância do Estado e pelo ainda baixo nível de consciência dos cidadãos. Acreditamos que este quadro pode ser modificado e que, apesar de tudo, as condições para tanto nunca estiveram tão favoráveis quanto agora. Por isso, o Partido Verde surge como uma alternativa política, para os que acreditam na possibilidade de uma vida digna e de uma nova sociedade.

Janeiro de 1986.





sábado, 27 de junho de 2009

Mudança na forma de nomear para o Centro Cultural

A última sessão da Câmara foi aqui postada. Aproveito a oportunidade para informar que no dia 29 deste a Câmara entra em recesso. Embora as sessões sejam suspensas, isto não significa que pararemos nossas atividades de fiscalização, análise dos projetos e denúncia à população quando se fizer necessário.
É importante que se atente para o último projeto do executivo enviado à Câmara. Neste projeto de Lei, sem no entanto, uma análise mais profunda, observei dois pontos que me chamaram a atenção:
aumento dos valores percebidos pelo gestor do Centro Cultural - Nada mais justo segundo a minha opinião, até porque conheço as inúmeras atividades que devem ser desempenhadas pelo gestor e sei que merece esta gratificação.
A mudança da forma de recrutamento de restrita ( só deveria ser exercida por funcionários de carreira), para ampla. (isto é poderia ser exercida por quem não é funcionário).
Acho que esta mudança é um retrocesso em relação a valorização do funcionário público municipal, que tem se qualificado, que faz faculdade e teria condição de administrar o Centro Cultural.
De qualquer forma o projeto carece de um estudo mais acurado, de parecer dos técnicos e da comissão afeita ao mesmo.
Há necessidade de participação da comunidade nas sessões, para que possa acompanhar os trabalhos e as opiniões de cada vereador.
Compareçam...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

LUTO

Mais uma vez o PV Miracema se enluta. Faleceu a professora Zeneide Romão. Deixou marido, 2 filhos, 2 netas, muitos amigos. E um grande exemplo de amor e dedicação à família, de fidelidade ao amigos e devoção a Deus.
Que Ele e Sua Mãe a recebam de braços abertos, acolhendo-a como filha muito amada.

DIREÇÃO DO HM INFORMA

A Direção do Hospital enviou uma proposta de convênio, na qual a Prefeitura assumiria os custos das internações que excedessem a cota SUS, a preço de SUS e quantidade variável conforme a necessidade da população. O raciocínio foi o seguinte: quanto melhor o atendimento básico na saúde preventiva, menor número de internações, ou seja, a Prefeitura seria o seu principal regulador.
Até o momento, não temos resposta oficial. Estamos aguardando até o final de Junho e, infelizmente, se a negociação não progredir, a partir de Julho seremos obrigados a restringir as internações no que reza o nosso Convênio com o SUS:
- 107 internações em clínica;
- 25 internações na Pediatria;
- 16 em clínica cirúrgica
- 12 em Obstetrícia.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Vereadores do PV prestam conta...

Resposta do Secretário de Obras a respeito da Verba de um milhão de reais

Em ofício endereçado aos vereadores do PV o Secretário de Obras nos informou:
...."que as obras emergenciais apresentadas pela Secretaria de Obras e Urbanismo pra serem realizadas com a verba de um milhão de reais recebida da ALERJ, são as seguintes:
recalçamento de ruas em Paraíso do Tobias e da Rua Julieta Damasceno , no Jardim Beverly, já realizadas e construção de parte do muro de contenção da Rua Deodato Linhares, iniciada.
Apresentamos , ainda, solicitação de várias outras obras para início em breve, como a recuperação da ponte do Pólo do Arroz e contenções em encostas nos inícios da Rua José Monteiro de Barros e Avenida Ricardo Valle, e na Rua Capitão Sena, e obras de proteção em residências devido à ação do Ribeirão Santo Antonio, na Avenida Eiras"

O projeto de lei foi votado e aprovado por unanimidade e a comissão de obras ficou de fazer, em nome da Câmara o acompanhamento das obras. Segundo o Secretário outras obras poderão ser inseridas e ele se prontificou em nos informar. Fica, portanto, a possibilidade de tds os munícipes acompanharem a realização das obras.
Na verdade, nenhuma obra foi licitada, uma vez que a cidade continua , através de aprovação do decreto, sob estado de emergência.

Como está a situação do convênio Hospital e prefeitura

A situação do Hospital em relação ao convênio a ser assinado com a Prefeitura continua na estaca zero. A prefeitura não sinalizou positivamente até a presente data.

Notícias da Saúde

Hoje, dia 23 de junho visitamos a Central de medicamentos e conversamos com a funcionária Juliana e a enfermeira Júlia. Fomos informados (Nedi e Serginho) que o trâmite para a consecução do remédio é o seguinte: pega-se uma senha no Centro Dr Moacyr Junqueira para se fazer o cadastramento. Leva-se a senha com a receita até a Central. E num prazo de 8 a l0 dias deve-se retornar para pegar a medicação. A funcionária Juliana falou que os remédios da Central são os de uso contínuo: para diabetes, hipertensão, câncer entre outros. E que estão em processo de licitação.
Sugerimos que a senha fosse entregue na própria Central uma vez que os necessitados de remédios ficam numa verdadeira via crucis. Elas ficaram de estudar a possibilidade junto a chefia. Outra sugestão foi a de evitar-se que os usuários fiquem desde a madrugada na fila. A resdposta foi que tentaram mudar , mas o próprio usuário não gostou e reclamou. Que as senhas são entregues a partir de 7 horas, e que eles vão para a fila de madrugada para aguardar a vez. Sugerimos que a senha fosse entregue a tarde devido o frio da madrugada que poderá acarretar danos a saúde já debilitada dos pacientes.

Sobre a Farmácia básica fomos informados que a licitação está em andamento e tudo deverá ser regularizado.

Sabemos que as difuldades por que passa a Saúde no país é enorme. No entanto, durante a campanha política, muitas promessas foram feitas e as dificuldades para o usário aumentaram em Miracema. Faltam remédios...estão licitando...não há verba...falta material para curativo ... para exames. Temos que ter alguma explicação mais convicente.

Dia 26, às 8h3om, haverá uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, no .Centro Cultural. Os documentos que solicitei do presidente na última reunião foram entregues hoje e serão analisados e comentados posteriormente.

Hospital de Miracema (continuação)


Em 1998 o hospital encontrava-se em uma grave situação financeira, em decorrência de dois fatores. A redução drástica das autorizações de internações hospitalares(AIH) de 500 para 160 por mês, e o prejuizo diário nos atendimentos das emergências ambulatoriais que não eram custeadas pelo SUS. Naquela época chegaram a meditar em concordata e até na entrega da instituição a Prefeitura, o que seria o abraço dos afogados, visto que os dois entrariam em colapso financeiro. Diante disso fizemos um convênio da Prefeitura com o Hospital em que pagaríamos pala tabela do SUS os partos cirúrgicos não custeados pelo SUS e, concomitantemente, construimos o Pronto Socorro municipal absorvendo as emergências, aliviando o Hospital de prejuizo neste segmento.
Com estas medidas e com uma reestruturação administrativa realizada pela nova direção, o Hospital reergueu-se, pagando as dívidas com fornecedores e entrando em um estágio de equilibrio financeiro. A administração que nos sucedeu na Prefeitura, não só manteve o convênio como aumentou sua abrangência. Para que o leitor entenda melhor, o Hospital tem direito a 160 internações pelo SUS, mas chega a internar 200 por mês. Estas internações excedentes, se o poder público não absorver entra no prejuizo, visto ser de pessoas carentes que não podem pagar pelo atendimento.
Lamentávelmente a administração atual da Prefeitura, suspendeu os convênios desde 01 de janeiro, o que desestabilizou novamente o Hospital que atende 90% do SUS em Miracema. Diante desta nova realidade, estive acompanhado do Deputado André Corrêa no dia 3 de junho, com o Secretário Estadual de Saúde expondo a gravidade da situação, e solicitando o aumento de AIH para nosso Hospital. O Secretário nos informou que estava havendo um estudo para aumentar o número de AIH para os municípios até 100 mil habitantes, pois todos Hospitais conveniados com o SUS estão com graves problemas financeiros.
Não devemos nos esquecer que a manutenção de um Hospital é de custo muito alto, em decorrência do preço dos equipamentos, dos medicamentos e do pessoal técnico necessário a um bom atendimento a população. Ao mesmo tempo que estamos com esperança de solução pela Secretaria Estadual de Saúde, ficamos perplexos e entristecidos pela atitude irracional da atual administração municipal em fechar as portas para o Hospital de Miracema. Se não houver solução será um desastre incomensurável para nosso município.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Votação do projeto: utilização da verba da ALERJ

Hoje será posto em 2ª votação projeto de Lei do executivo municipal que versa sobre a aplicação do auxílio financeiro da ALERJ (1 milhão de reais).
As comissões de Legislação, Justiça e Redação Final formada pelos vereadores Gideão Duarte Gonçalves (Presidente), Paulo César da Cruz de Azevedo (Vice-presidente), Sergio Terra de Souza Rocha (Membro) e a de Finanças, Orçamento, Patrimônio, Obras e Serviços Públicos formada pelos vereadores Paulo Cesar da Cruz de Azevedo (Presidente), André Luiz A. Monteiro (Vice-presidente), Manoel Sergio da C. Silva (Membro), já deram seus pareceres favoráveis.
Entretanto, nós , vereadores do PV, julgamos oportuno, antes da votação estarmos com o Secretário de Obras para sabermos quais as obras orçadas (as que verdadeiramente iriam ser feitas). O Secretário de Obras ficou de nos endereçar, antes da sessão, uma listagem nominal das obras.
Naturalmente devemos votar favoravelmente. Mas precisamos saber quais obras serão feitas.

Informando ao nossos leitores

Vereadores do PV solicitaram ao Secretário de Transportes esclarecimento quanto a utilização do caminhão placa KZU 3392 , fotografado no dia 24 de maio - domingo, em propriedade particular.
O Secretário respondeu ao ofício a ele endereçado, informando que este veículo está sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura. Os vereadores do PV endereçarão correspondência a esta Secretaria para que o fato seja esclarecido.
A fiscalização da utilização dos bens públicos faz parte das atribuições dos Vereadores. E os nossos vereadores não se furtarão a este compromisso com seus eleitores e com o povo de Miracema.

sábado, 20 de junho de 2009

Aos leitores

Gostaríamos de pedir a alguns leitores do blog um pouco mais de coerência em relação as postagens. Alguns comentários são excluidos, isto é não são veiculados. Isso se chama responsabilidade. Não é falta de democracia. Sabemos que o anonimato é atualmente um grande aliado na luta por uma Miracema melhor, mas não podemos usá-lo de má-fé, para denegrir e ofender a imagem das pessoas. Devemos emitir nossas opiniões de maneira crítica, não nos esquecendo do objetivo principal do blog - fiscalizar a atual administração, o que também aconteceu com a administração do Partido Verde. Obrigado.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Iluminação pública

Entre os assuntos que foram comentados na Rádio, hoje, no programa da Câmara, a dificuldade em trocar as lâmpadas queimadas foi um deles. Até porque, nós, munícipes, pagamos a taxa de iluminação pública, e, portanto, há verba para a compra de material elétrico. Há pouco mais de um mês uma senhora, me solicitou que fizesse o pedido para a troca de uma lâmpada em frente a sua casa, pois era idosa e já levara um tombo por falta de iluminação na rua. Fomos informadas de que não havia lâmpadas e que seria feita uma licitação. Hoje, Serginho recebeu o mesmo pedido em relação às lâmpadas queimadas nas ruas dos Gabrieis e Melchiades Picanço.
Este problema pode ser resolvido, pois os funcionários são extremamente competentes e tendo material trabalham com muito profissionalismo. Amanhã comentarei outros assuntos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

quarta-feira, 17 de junho de 2009

HOSPITAL DE MIRACEMA

Tenho ouvido alguns comentários por pessoas desinformadas sobre o Hospital de Miracema, que não condizem com a verdade. Assim, vou procurar neste artigo esclarecer a verdade dos fatos. O Hospital de Miracema é uma empresa privada desde a sua inauguração em 1935. Apesar disso, ele não pertence a uma ou várias pessoas físicas. Ele é constituido por uma sociedade, cujos sócios fazem uma contribuição singela mensal e constituem o conselho deliberativo da instituição. Estes sócios não tem direito a receber nenhuma participação no lucro da empresa se houver. Este suposto lucro é reenvestido no próprio Hospital, seja em equipamentos ou obras. Este conselho de sócios é que elege o Provedor e demais diretores do Hospital. O Provedor e demais diretores não recebem salário para prestar este serviço.
O Hospital de Miracema recebeu o título de Entidade de Fins Filantróficos pelo Governo Federal há muito tempo. Por ser Entidade de Fins Filantróficos tem a obrigação de ter 60% de seus leitos ocupados por pacientes do SUS, o que sempre fez. Os demais leitos podem ser ocupados por pacientes particulares e de prestadoras de seguro saúde.
Os médicos que trabalham no Hospital são prestadores de serviço, ou seja recebem pelo que fazem, sem salário fixo, e os plantonistas recebem um prólabore estipulado pela diretoria por plantão de 24 horas. Os funcionários do Hospital tem carteira assinada, são regidos pela CLT, e hoje totalizam 89 pessoas. Assim sendo podemos afirmar ser a segunda empresa em número de funcionários em Miracema. Portanto uma empresa vital para o nosso município, que precisa quando necessário receber apoio do poder público. Dentro dessa ótica, procurei quando Prefeito ajudar a instituição que se encontrava em situação financeira dificil. Para esclarecer esta minha atitude, irei fazê-lo no próximo artigo neste Blog, dentro de uns dias. Até lá.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sessão da Câmara do dia 15 de junho

Compareceu à Câmara de Vereadores o ex prefeito Carlos Roberto (sem partido). Seu objetivo foi elucidar questões levantadas pelo Secretário de Obras e ratificadas por alguns vereadores, em reunião anterior e que se referiam às licitações, valores dos ítens cotados, términos das obras das Praças D. Ermelinda, Solar Dona Brasileira entre outras. Através do audio da sessão podemos analisar toda a explanação e questionamentos. É importante para o cidadão que reside em Miracema acompanhar essas reuniões e participar dos assuntos ali tratados. Quaisquer dúvidas que ainda pairarem devem ser dirimidas, pois o ex prefeito tem documentos que dão sustentação a sua exposição.
Nedi Damasceno
Vereadora PV


segunda-feira, 15 de junho de 2009

EX PREFEITO CARLOS ROBERTO VAI A CÂMARA

Hoje as 19 horas o ex prefeito Carlos Roberto usará a Tribuna Livre da Câmara Municipal com o objetivo de esclarecer dúvidas levantadas a respeito das obras da Praça D. Ermelinda entre outras.

sábado, 13 de junho de 2009

Va em paz amigo

Faleceu hoje em Miracema, o nosso grande amigo Gustavo Padilha, mais conhecido como Gustavo Palavrinha. Estamos de luto, pois esse grande amigo vai deixar um grande vazio em nossas almas, pelo seu jeito singular de falar e tratar cada um. Mas sabemos que Deus deve estar muito feliz por ter você a seu lado, e nós ficaremos sempre com sua imagem em nossas mentes.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Informação aos nossos leitores

Estarei ausente do Blog por um longo período. O objetivo inicial do Blog foi alcançado. Em uma cidade onde a imprensa escrita não age com independência, visto que, em quase seis meses, não deu uma notícia que esteja contra o Governo, a criação de um Blog é a melhor forma de fazer democracia sem os "acertos"e sem jogo de interesse . Estarei ausente por motivo profissional, pois não terei mais tempo disponível para poder postar. Agradeço as muitas pessoas que ajudaram para que este simples Blog alcançasse esta dimensão , que fosse a voz da oposição em Miracema, tendo diariamente um grande número de acesso. Muitas destas pessoas não puderam dizer quem são pela perseguição que reina em Miracema, mas tenham certeza que, se temos um Blog sólido, respeitado até pela situação, isto se deve a todos que contribuíram, enviando mensagens e informações para postagens. Tenho certeza que o blog se manterá ainda mais sólido com nossos colaboradores. Não irá acabar, ficará sempre mais forte e unido para falar a verdade, doa a quem doer. Nosso compromisso com a população será mantido: informá-la, conscientizá-la. Ser a voz dos que querem isenção na hora de opinar. Continuem acessando o nosso Blog. Juntem-se aos nossos colaboradores e mantenham viva a chama verde da esperança em dias melhores para nossa Miracema.
Mensagens enviadas pela Vereadora Nedi:

Gustavo, depois de um longo tempo vi os comentários, diversos, no blog. Gostaria de me penitenciar por não dar noticias sobre a inauguração do novo Forum. Estive presente e logo depois viajei. Realmente o empenho do ex prefeito foi grande e aliado a ele tivemos os desembargadores Marcus Faver e José Geraldo, entre outros. O municipio comprou o terreno e teve como compensação o recebimento do predio antigo do Forum. Este será utilizado pela Secretaria de Educação. Foi uma conquista, não resta a menor dúvida. Quanto a inauguração: Autoridades do Judiciário: o presidente do Tribunal de Justiça, dr Luiz Sveiter, os desembargadores Marcus Faver - que fez um belo e esclarecedor pronunciamento, dr Jose Geraldo, dr Miguel Ângelo Barros - miracemenses- dr Isaias, que tem ligações com nossa cidade, juizes, defensores, presidente da OAB, promotores, inclusive o Dr Felipe, jovem miracemense entre outros. Advogados e funcionários da Justiça. Do Executivo, compareceu o Prefeito, Secretários e uma representação do Centro de Convivência. Do Legislativo compareceu o presidente e dois vereadores. Vários miracemenses também estiveram presentes. Acho que sucintamente consegui passar o evento: o conforto para funcionários e usuários, a beleza arquitetônica vieram ao encontro dos anseios de uma população que ama esta terra.

2ª Mensagem
Gostaria também de falar alguma coisa sobre o seu desabafo: realmente acho bem pesado a manutenção do blog por uma só pessoa, principalmente no seu caso, que mora fora, trabalha, tem familia, etc. Embora, ainda, com dificuldade de usar o computador, vou tentar ser mais presente. Por outro lado, conclamo os companheiros verdes, que desejam que o blog continue, informá-lo dos acontecimentos mais marcantes na política ou mesmo na cidade. Não se importe com cobranças, isto faz parte, só não concordo que alguém seja PV e mude por causa de um stress que pode rolar entre pessoas. Ser PV implica em ter ideologia, em crenças no ser humano, em luta por causas nobres, em postura correta diante de problemas e em buscas de soluções sem traumas para o ser humano e para o meio ambiente. É super normal termos divergências na forma de fazer política. O respeito ao outro e as suas ideias deve ser a base do relacionamento dos verdes. Beijos. Entrei para este espaço democrático, de cabeça. Saudações verdes a todos que frequentam este blog.

domingo, 7 de junho de 2009

E quem continua fazendo por Miracema?

Enquanto o Prefeito fala que é influente, enquanto o vice anda com Deputado para cima e para baixo, sabe quem está fazendo por Miracema? Quem sempre fez!


Pergunta da Semana: Quem fez a doação desta Van para a APAE?




a) Deputado Estadual Jorge Picciane

b) Deputado Federal Felipe Bornier

c) Deputado Estadual André Corrêa


E quem indicou a APAE para receber? Esta não vai ter opção!

É muita gente falando muito e fazendo pouco!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente


Hoje, dia 5 de junho, comemoramos o dia mundial do meio ambiente. A minha pergunta é: Existe muita coisa a comemorar ou este dia é apenas para servir de alerta para o mundo?


Vale lembrar o que aconteceu dia 3, no Senado Federal. Neste dia foi aprovado a Medida Provisória 458/2009, também chamada de “MP da Amazônia”. Esta MP permite que o governo doe ou venda, sem licitação, terras de até 15 km² - área equivalente a cerca de dez vezes o parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em resumo, estamos legalizando com esta MP, a grilagem (posse de terras da união), o desmatamento e toda a espécie de picaretagem, pois a terra pode ser vendida após 3 anos. Estes são os nossos Senadores. Na próxima eleição verifique se o seu Senador votou a favor desta MP.



Mas vamos pegar a frase de nosso Blog: Pensar Globalmente, agir localmente.



De que forma estamos agindo para melhorar nossa cidade, nosso estado e nosso país? Faça uma análise do último mês e coloque no papel o que você fez para melhorar nosso planeta. Pode ser coisas simples, uma quantidade imensa de boas intenções pode mudar a cara de uma cidade. Vamos começar pelo básico mas o mais importante na minha opinião: as crianças. Hoje qual foi a atividade nas Salas de Aula de todos os Colégios de nossa cidade? Para o adolescente foi feito um debate, passado um vídeo sobre desenvolvimento sustentável, realizado uma caminhada ecológica? Para as crianças, foram feitos desenhos para ver como elas enxergam o meio ambiente, foi realizado um passeio no parque ecológico, plantado alguma árvore? Para os adultos, foi feito alguma cartilha de dicas de como ele pode ajudar o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de nossa cidade dentro de sua casa?


Note que tudo que foi perguntado não depende de dinheiro ou muito pouco. E o que foi feito?


Educação ambiental nas Escolas foi um dos projetos do Candidato Gutemberg Damasceno na campanha de 2008. Neste projeto, teria uma sala de aula no parque ecológico.


Estamos criando crianças que tenham uma visão diferente de todas as gerações passadas quanto a sustentabilidade do planeta? E em sua casa, o que você está fazendo para mudar o que está errado? Que hoje seja um dia de reflexão para todos.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Leitores procuram informações



Estamos recebendo várias mensagens solicitando informações sobre o Blog do PPS. Eu não tenho nenhuma informação a respeito. Caso alguma pessoa ligada ao Blog queira usar este espaço para comunicar o motivo da informação de blog removido, estamos a inteira disposição.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

ASSISTÊNCIA SOCIAL E ASSISTENCIALISMO

O tema me parece importante pois nossos governantes, via de regra, não possuem a menor noção do que seja Assistência Social. Pela Assistência Social procura-se garantir àqueles que se encontram em situação de fragilidade as condições para que alcancem os seus direitos, a começar pelo direito ao amparo. Parte-se do princípio que os segmentos desfavorecidos são igualmente titulares dê direitos e que esses direitos lhes têm sido sonegados. Inicia-se, então, a construção de políticas públicas voltadas à recuperação de sua dignidade e auto estima. Ponto fundamental nesse processo é a própria construção das relações entre o Poder Público e as comunidades assistidas. Pela Assistência Social, esta relação se dará entre dois sujeitos autônomos e não entre um sujeito (Poder Público) e um objeto (comunidade carente). O que se vislumbra é a possibilidade dos assistidos se organizarem de forma independente, elaborarem suas demandas de forma coletiva e passarem a crer mais em si próprios do que na intervenção de qualquer liderança ou autoridade que lhe apareça como "superior". A Assistência Social é, por isso mesmo, uma prática de emancipação. Se vitoriosa, ela produz sujeitos livres e críticos.
Já o ASSISTENCIALISMO, ao praticar a atenção às populações desfavorecidas, oferece a própria atenção como uma "ajuda", vale dizer: insinua, em uma relação pública, os parâmetros de retribuição de favor que caracterizam as relações na esfera privada. É pelo valor da "gratidão" que os assistidos se vinculam ao titular das ações de caráter assistencialista. O que se perde aqui é a noção elementar de que tais populações possuem o direito ao amparo e que, portanto, toda iniciativa pública, voltada ao tema da assistência caracteriza dever do Estado. O que se vislumbra, pelo assistencialismo, é a possibilidade dos assistidos "retribuírem" eleitoralmente a atenção recebida; por isso, os assistidos devem ser submissos e dependentes, não devem se organizar de forma autônoma e, muito menos, expressar demandas políticas como se sujeitos fossem. O assistencialismo é, por isso mesmo, uma prática de dominação. Se vitorioso, ele produz objetos dóceis e manipuláveis.

* Texto enviado por um leitor para pvmiracema@terra.com.br. O Blog agradece a colaboração.