quinta-feira, 5 de março de 2009

SAÚDE:MAIS RECURSOS PARA PRESERVAR A VIDA


"Longa mora nostra pectora torpuerant"(A longa demora entorpeceu meu coração) OVIDIO


O poder público gasta apenas um real por habitante dia para garantir toda a política de saúde pública, que vai das campanhas de vacinação aos programas de transplantes. Esta irrisória quantia, responsável pelo comprometimento de diversos serviços, está minguando ano a ano. Além dos recursos não acompanharem o crescimento das necessidades em saúde da população, parte dos governos está descumprindo a Lei.

A EC-29 que estabelece os percentuais a serem gastos com saúde pela União, Estados e Municípios deveria ser regulamentada desde 2004, mas ainda tramita na Câmara dos Deputados. A regulamentação é necessária para se modificar o percentual de aplicação de recursos da União com saúde, o que trará um aumento, adequando melhor o orçamento às necessidades em saúde.

O Dr. Gilson Carvalho, médico pediatra e de saúde pública preconiza que a solução para o financiamento da saúde passa por quatro vertentes: combater a corrupção, ter eficiência nos gastos, mudar o modelo de se fazer saúde e aumentar os recursos. E enfatiza que não existe precedência entre uma e outra medida, mas urgência em se fazer tudo ao mesmo tempo.

Precisamos estar atentos e fortes para exercer pressão sobre os deputados e senadores para que agilizem a votação do projeto de regulamentação da EC-29. E lembrem-se que não há luta que se vença por omissão.

3 comentários:

Anônimo disse...

A corrupção é o maior obstáculo que faz a população ficar precária de saúde.

Anônimo disse...

As vertentes são inúmeras, leis descumpridas e cada vez mais fala-se em corrupção, vê corrupção. Importante no momento deste País é o povo, povo este que não pode calar se cada um fizer a sua parte denunciando políticos corrúptos com certeza teremos dias melhores.

Anônimo disse...

Realmente a corrupção é o maior obstáculo da saúde , corrupção dos políticos , funcionários e algumas brechas que sempre acham para desviar verba do SUS . Isto tudo acontece graças á máfia que existe na área da saúde . Uma lástima !!!