quinta-feira, 26 de março de 2009

Sessão da Câmara do dia 19 de Março - Presença do Corregedor



Prezado Corregedor, sabendo que V. Sa. frequenta nosso blog e , infelizmente, após virar Corregedor, parou de tecer opiniões, me permita fazer alguns comentários sobre a insalubridade dos varredores de rua e a opinião de V. Sa. Como muito bem V. Sa sabe não sou advogado e, por isso, é uma opinião pessoal e de um simples cidadão, que ouviu vossa fala.

1) Ao ser perguntado por um vereador "isso aí o Senhor está externando uma posição pessoal, é isso?", a resposta de V. Sa foi: Sim, claro, estou externando uma opinião pessoal. Me estranha essa afirmação de V. Sa, pois não pensava que as decisões do Executivo estava sendo tomadas a partir de opiniões pessoais, ainda mais, quando se lida com pagamento. O servidor não pode estar sujeito a acompanhar as opiniões pessoais de quem quer que seja. Entendo também, que, se após ser avaliado que os funcionários possuem direito a receber o percentual que recebiam, os mesmos teriam direito além dos atrasados, a entrar com uma ação conjunta na justiça por perdas e danos, devido aos problemas causados a sua vida pessoal pelo não recebimento da parcela, isto decidido, por enquanto, sem base jurídica e técnica. Caso isto ocorra os danos aos cofres públicos pode ser grande, por isso que, no meu entender, qualquer decisão tomada deve estar paltada em informações de um perito, não em avaliações pessoais.
2) Palavras do Senhor: "Posso "GARANTIR COM CERTEZA ABSOLUTA, que o nosso servidor que trabalha na Praça das Mães, pratica atividade com menos risco de insalubridade que a minha Empregada. A minha empregada lá em casa limpa banheiro, ele não. A minha casa tem a mesma quantidade de pó e poeira que têm a Praça das Mães, a minha empregada vai receber insalubridade? não estou dizendo que ele tem direito não, estou apenas demostrando como nós estamos dando interpretação... (gravação a partir de 01:38:00).

Sr. Corregedor, infelizmente esta frase foi de uma infelicidade enorme. Convenhamos:
- O Senhor pode inferir ou GARANTIR que o servidor que varre a Praça das Mães corre menos risco de insalubridade que a empregada de V. Sa.?
- Será que a empregada de V. Sa trocaria, pelo mesmo salário, a função de empregada doméstica por varredor de rua?
- Por acaso vossa empregada doméstica, varre sob condições meteorológicas adversas? Com risco de um carro a atropelar? E as fezes de animais e material orgânico? Pode ser comparado a uma casa particular?
- Não entra na minha cabeça que a casa de V. Sa têm a mesma quantidade de poeira que a Praça das Mães?

3) Coloco a disposição do Senhor o seguinte texto, que diferentemente do que o Senhor comentou, o funcionário que trabalha com lixo urbano possui o direito de 40%. Pelo que vi no texto não há nenhuma menção sobre que local este lixo estará? O lixo da Praça das Mães não é lixo urbano?

Insalubridade - Adicional para gari é de 40%.

04/02/05 TST. Gari. Contato permanente com lixo urbano. Atividade insalubre em grau máximo. Adicional de 40%. Aplicabilidade. O regulamento do Ministério do Trabalho que classifica o trabalho em contato permanente com o lixo urbano (coleta e industrialização) como atividade insalubre, em grau máximo, não distingue entre os trabalhadores que recolhem e os que varrem o lixo urbano. A partir dessa constatação da Minª. MARIA CRISTINA PEDUZZI, relatora, a 3ª Turma do TST deferiu recurso de revista a um ex-empregado que trabalhava como gari. Com a decisão, aumentou-se de 20% para 40% o índice do adicional de insalubridade devido ao trabalhador. «A única exigência que se faz é que o empregado mantenha contato permanente com o lixo urbano», afirmou a relatora ao destacar a interpretação adequada à Norma Regulamentadora 15, anexo 14, da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho, que trata do tema. Processo (RR 1.511) Fonte: TST (http://www.viaseg.com.br/noticia/3467-insalubridade__adicional_para_gari_e_de_40.html)
4) O Senhor não acha que distinguindo o local da insalubridade pode gerar a dúvida de que alguns estão sendo beneficiados politicamente e outros perseguidos?
5) O Senhor distinguiu, sob seu ponto de vista(como na gravação), o lixo de diferentes locais na cidade.
Infelizmente Corregedor, mais uma vez tenho que perguntar, porquê o ponto de vista do senhor está correto? Que base e formação profissional V. Sa possui para versar sobre lixo urbano? Existe algum estudo que o Senhor fez para ter o ponto de vista fundamentado? O Senhor sabe qual a quantidade e diferença de lixo possui entre um local e outro de Miracema?
6) Parabéns pelo comentário sobre funcionário fantasma, depois do que foi dito pelo atual Prefeito em relação a gestão anterior. É isso que solicitamos ao homem público, a verdade. Parabéns por ir a Câmara, independente de concordarmos com o ponto de vista de V. Sa.
Terei a satisfação de publicar qualquer contestação de V. Sa com o que foi informado acima. Esta opinião é pessoal. A grande pergunta e reflexão final é a seguinte:
QUAL VALOR ESTAMOS DESCUTINDO PARA PAGAR PESSOAS HUMILDES E TRABALHADORAS E QUANTO A PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA GASTOU COM CARNAVAL E IRÁ GASTAR COM EXPOSIÇÃO?

19 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o questionamento do blog do PV, realmente o corregedor não foi muito feliz em comparar a insalubridade, dizendo poder graduar ou pontuar a maior ou menor exposição do servidor municipal a causa que torna o seu trabalho insalubre, tentando criar uma avliação mensal. Tá me cheirando a persseguição política para o varredor de rua que não usar o uniforme vermelho.

Anônimo disse...

Mais uma que não sabia!!! Uniforme vermelho!!!! Que absurdo!!! Mais estive agora pouco no Banco Itaú e fiquei assustado com o que vi. A quantidade de GARIS reclamando que só recebeu 20% é muito grande,é um verdadeiro absurdo isso. Mais, fazer o que? Quem não esperava por esta situação? Tem pessoas com saudades do passado e arrependidas por ter apoiado o atual Governo. Mais é assim mesmo, esse é o 15 e sempre foi assim.

Anônimo disse...

Estive presente a reunião e percebi que o corregedor não estava firme em suas afirmações.Por outro lado pensei que os vereadores da situação fossem fazer questionamentos pertinentes.
Até
Fernando

Anônimo disse...

o uniforme é o de menos o desvio de funções é notório não se respeita formação profissional de ninguem aqui a zorra é total cada um faz o que teve de direito a partir da campanha eleitoral , mérito ou formação profissional para atuação em vários cargos ah! isso é outra estória se pedir o nobre corregedor deve saber responder ou ter sua opnião formada sobre quase tudo e oh!
é essa que vale aqui é assim mesmo ,vamos nos acostumando ....
brincadeira!!!!!!!!!

Anônimo disse...

espera só para ouvir a do dr. a fala saiu pior do que a escrita , competencia com renovação só rindo mesmo, saude é um problema nacional !!!!!!!!!!!!
NOVIDADE EM !!!
NÃO VI MOTIVOS PARA VOLTAR A SORRIR , MAS FOI TUDO BEM ENSAIADO PARA QUE TUDO CORRESE NA MAIS PERFEITA ORDEM SEM RETALIAÇÕES HETA OPOSIÇÃO BOA!
É UMA ZORRA MESMO E OS PALHAÇOS SÃO O PUBLICO QUE VAI ATÉ LÁ ASSISTIR AQUILO QUE CHAMO DE EXPLICAR O INEXPLICAVEL PARABENS CONVERSOU BEM ANTES DA SESSÃO E DEIXOU TUDO ACERTADO PARA QUE FOSSE COMO FOI BOA SORTE !
ESPERO QUE NÃO SE REPITA NESTES LONGOS 4 ANOS TANTA FALSIDADE E BENEVOLENCIA COM DINHEIRO PUBLICO E COM O ELEITOR QUE SÓ PEDE BOA GESTÃO DO DINHEIRO PUBLICO , SÓ ISSO JÁ BASTAVA!

Anônimo disse...

AINDA FALAM EM MANTER O NIVEL ?
OLHA SÓ ONDE CHEGAMOS ?
NO ZORRA DONA LORCA DIRIA ISSO NÃO POOOODE!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito bem dito Gustavo,dinheiro para gastar no carnaval e agora vem a exposição para isso tem.
Agora esse pai de familia que precisa do salário para sobreviver e esta sempre deixando nossa praça limpa faça chuva ou sol,ele não fica o dia inteiro no ar refrigerado não né.Não só ele como os outros varredores.
Passo todo dia pela praça e vejo o Sr joão sempre varrendo, agora no jardim não vejo um guarda ninguem tomando conta e a garotada aproveita para fazer da fonte de piscina, já vi várias vezes.Onde esta os guardas e o fiscal.....
Anonimo

Anônimo disse...

GENTE LEMBRAM DA MUSICA E VAMOS FAZER FESTA, VAMOS FAZER FESTA, É ISSO AI O TEMPO TODO FESTA ENCHE BARRIGA, EDUCA , SE TRANSFORMA EM SAUDE ATRAVÉS DA ALEGRIA MOMENTANEA ETC....
VCS ESTÃO SENDO CRUÉIS DEMAIS A ARTE DO PMDB É LUDIBRIAR O POVO SÓ NOS RESTA IR A FESTA E DEPOIS VER O CARNAVAL QUE A JUSTIÇA FARÁ.
É QUESTÃO DE TEMPO!

Conceição Maria dos Santos disse...

A cidade virou Cidade sem lei, funcionários desviados das suas funções é o que mais tem, espero que os vereadores fiscalizem, já que é uma das funções dos vereadores fiscalizar o executivo.

Anônimo disse...

uma pergunta que não quer calar!!!! porque os vereadores do Pv até o presente momento não solicitaram informações ao chefe do executivo sobre os problemas que vêm ocorrendo com as licitações? primeiro com relação a medicamentos e segundo com relação a contratação de ônibus para o transporte de alunos, recentemente suspensa por liminar da Juíza da Fazenda Pública e com cópias remetidas para promotorias criminal e tutela coletiva?
Senhores vereadores, confiamos em voces então exerçam o papel fiscalizador que a Constituição garante e tome providências. E mais, apurem possíveis irregularidades na licitação da exposição inclusive com dois servidores da prefeitura explorando a boate juntamento o mustique.
Apurem
paulo de tarso jr

Anônimo disse...

Só tem uma coisa que gostaria de saber... Cadê o Sindicato dos Servidores? Afirmaram na Câmara que comungam da política do atual gestor. Mas será q eles não deveriam antes de tudo serem pró-servidores?
Aliás, disseram que haveria uma Lei no Governo passado que estaria ainda em vigor e que permitiria os desvios de função... Será que eles, Doutos em Direito Público, estão cientes e convictos do que estão afirmando? Não só duvido como provo o contrário.
Antônio Carlos.

Anônimo disse...

É muita brincadeira e ao mesmo tempo sacanagem com o cara que trabalha de sol a sol e vive comendo poeira no seu dia a dia, mais antes de 1997 era dessa forma que eles tratavam o servidor. Tive ontem uma conversa com um cidadão ligado ao SINDICATO, este me afirmou com certeza que fizeram um acordo com o atual "PREFEITO" por um ano e que após esse período, se não tiver cumprido a LEI, aí sim, irão cair de pau nele, o que duvido muito que possa acontecer.

Anônimo disse...

Pena que não elegeram a Janine quando foi candidata para o sindicato,ela iria sim defender cada servidor.É uma pena.
Quando o Sr Carlos Roberto deu 63,00(sessenta e treis reais )chamaram de vale coxinha ficaram reclamando pois disseram que era pouco.Agora não adianta reclamar pois não terão nem coxinha,nem empadinha.
Que pena né.........
Anonimo

Anônimo disse...

Passo todo dia pela fonte no jardim,ali vai criar um ninho do mosquito da dengue pois a agua esta verde.
Será que o fiscal não esta vendo,alias nem fiscal eu tenho visto.

Anonimo

Anônimo disse...

Ae, o sindicato tá fazendo acordo para permitir que por hora o Prefeito não precisa cumprir a Lei? Eles estão acima da Lei... Muito bom!!! Super Sindicato, acima do bem e do mal e a Lei que vá para onde quiser...

Anônimo disse...

SINDICATO????!!!!!!

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

COITADO DO SERVIDOR
PAULO DE TARSO JR

Anônimo disse...

Vocês vereadores que estão aí para fiscalizar dêem uma olhada nas portarias que foram publicadas para nomeação de funcionários aos cargos de chefia e confiança e comparem com a área de sua atuação. É tudo uma farsa, a portaria só serve para favorecer estes funcionários com gratificações, mas na realidade muitos deles ocupam cargos que não existem. Eles acham que vão nos enganar por quanto tempo.

Anônimo disse...

A minha pergunta é sobre o DESVIO DE FUNÇÃO:

- "Há garis trabalhando em Recursos Humanos", disse o dR. SVEN.

E o salário é de gari ou de Profissional de recursos humanos?

Justino Paes disse...

" A minha indiguinação vai p/ o vereador Armandinho, que decepção!!! Com akele jeitinho simpático, caipira, humilde,vem se revelando ser uma fraude e compartilhando de covardia e ainda anda sorrindo pelas costas do povo!!" É engraçado ver pessoas desempregadas, famílias desestruturadas, passando nescessidades vereador?? E vc ainda tem a cara de pau de dizer que o atual prefeito está certo, tem que limpar a área,demitir os 43 e colocar os 15 no lugar, faça-me o favor!!! Só naum se esqueça que vc vai precisar desse povo injustiçado daki há menos de 4 anos novamente e no que depender d mim, vc não se elege mais nem pra servente de limpezas em sanitários públicos!!! "Nada como um dia atrás do outro pra gente ver quem é quem sr. vereador Armandinho!!"