sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Conferência de Cultura

No sábado, dia 11 de setembro, Miracema sediará a Conferência de Cultura da Região Noroeste. Isso é muito importante e com certeza servirá para elevar mais o nome da nossa querida Miracema.

A conferência terá "como meta principal aprofundar o diagnóstico obtido nos Encontros Municipais de Cultura, recém-realizados em todos os municípios da região. Esse diagnóstico apontará potencialidades e carências, informação que subsidiará propostas com vistas à melhoria efetiva do cenário da cultura fluminense."

Mas, o que se entende por cultura? Em uma definição resumida encontramos: "às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo."

Se observarmos bem a meta da conferência e a definição de cultura, seria hoje Miracema uma digna representante da cultura fluminense? O que ela tem feito para isso? Como os atuais diretores da Cultura de Miracema responderão aos atos de destombamentos e asfaltamentos? Como responderão a obra da nossa rodoviária? E o descaso com os livros da nossa Biblioteca? ( foram vendidos para compradores de papel vários livros sem nenhum parecer do Conselho ou da bibliotecária.)

Casos esses assuntos venham a ser debatidos (temos certeza que não), como explicar aos participantes, principalmente dos municípios convidados que a identidade de Miracema está desaparecendo como um simples retrato antigo e que, infelizmente, muitas pessoas colaboram com isso pelo simples fato de ter sido na gestão do Partido Verde que a Cultura de Miracema foi mais respeitada e incentivada.


Desejamos que a conferência traga mais respeito a Cultura da nossa cidade.
Participem, sugiram, estejam presentes ,prestigiem.

CONFERÊNCIA DE CULTURA DA REGIÃO NOROESTE
DATA: 11 de setembro
LOCAL: Clube XV
ENDEREÇO: Av.Deputado Luiz Fernando Linhares, s/n, Centro – Miracema
HORÁRIO: 9 às 17 horas

_______________________


Tomamos conhecimento de que, novamente, teremos Cinema na Praça. Isso é ótimo. Até porque as salas de cinema no interior estão desaparecendo. E cinema é Cultura. Lembro-me bem dos filmes que assistimos na Praça Ary Parreiras e da Mara Moreira, subsecretária de Cultura do Estado, que além de nos abrir esta porta, tentou trazer para Miracema uma sala com equipamentos de cinema que ficaria sob a gestão da Divisão de Cultura e permanentemente em uso. Quem sabe que poderemos sonhar mais uma vez com essa possibilidade? Que volte o Cinema ao ar livre. O que tivemos foi uma parceria do município com a PETROBRAS e com a Secretaria de Cultura do Estado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Além da presença da comunidade local é importante a presença e participação dos vereadores...
Compareçam bancada do PV.

Anônimo disse...

Excelente! Também gostaria de saber qual seria a resposta do governo a tudo isso.
Aliás, querem até fechar o evento, anunciando que é para convidados. Afinal, será uma conferência ou uma reunião particular?

Anônimo disse...

Foi devulgado na web que a Conferência não será aberta ao público. Mas foi só um engano ou até mesmo um desejo da administração local... A presença do povo é importante. Aliás será que como a divulgação não existiu bem que podiam colocar convite em carro de som.
Assim não fazem mais nada como: Na calada da moite (ou do dia...). kkk

Anônimo disse...

Gostaria muito de contar com a presença da vereadora Nedi neste evento. Ela com seu jeitinho super educado e atenta a tudo poderá nos defender de muitas intempéries!!!
Depois postem as novidades para nós no blog!

Anônimo disse...

Nao sabia disso o que acontece na cidade ficamos sabendo so atraves dos blog.