sábado, 18 de setembro de 2010

Livros da Biblioteca

Fomos informadas, por pessoas de credibilidade dentro de nossa comunidade, que foram descartados livros, sem o conhecimento da bibliotecária ou do Conselho, (perfazendo um total de 300,00 reais e vendidos por 0,07 o quilo) retirados pelo proprietário do depósito de papel e material a serem reciclados. O s trezentos reais foram utilizados na compra de livros novos, de autores que estão entre os mais vendidos e procurados pelos usuários da Biblioteca. O único senão seria a falta de laudo técnico, uma vez que este procedimento não é incorreto. De qualquer forma, foi-nos comunicado também que entre as obras descartadas estava uma coleção completa de Monteiro Lobato, bem antiga.

Quando comentei sobre a Conferência de Cultura fiz uma ligeira alusão ao fato e quando encontrei com a Secretária dei maiores esclarecimentos sobre o que chegou ao meu conhecimento. Logo que a Secretária apurou os fatos, me comunicou que eram livros com problemas e que a bibliotecária tinha assinado o laudo. Os outros haviam sido levados para o Centro Cultural.

É importante observar que não foram os mesmos livros cujo laudo chegou agora às minhas mãos. Os primeiros foram vendidos bem antes de 14 de setembro conforme atesta o laudo que me chegou hoje. E estes foram apenas 150 livros o que não daria 300 reais. Só estou dando esta explicação para que entendam o que me preocupou. Até porque, passando os fatos para a secretária e tendo dela os esclarecimentos o problema deixa de ser meu, ou melhor, o problema acaba.

Recebi agora, duas correspondências enviadas a mim pela Secretária de Educação para que os fatos sejam esclarecidos. Também publico uma carta da diretora do Pavilhão também com explicações. A única coisa que não entra na minha cabeça é que para ser explicado algum fato devas ser citado que “no governo anterior...” Vamos combinar uma coisa: Não vou deixar de querer e tentar fazer o melhor por Miracema. Não vou deixar de passar para a Secretária minhas preocupações ou pedidos de esclarecimentos. Aliás, é bom que se diga que sempre fui tratada com respeito por ela. As pessoas de bem e do bem não precisam se preocupar com minhas atitudes. Serão sempre procurando fazer o melhor, com justiça e transparência. Não agirei nunca com hipocrisia, pois nesta altura de minha vida não preciso e não vou manchar a história que construí com trabalho e dignidade.

Este final é apenas um desabafo por conta de pessoas que “temem” chegar perto de mim e que continuam enxergando a política com os óculos escuros do preconceito e da politicagem.

Nedi Damasceno

____________________________________________________



Primeiramente, gostaria de agradecer aos mantedores do Blog PV a oportunidade de “ resposta ” ao post do dia 10 de setembro, às 17:42, com o título “ Conferência de Cultura ” .

Ao assumir a direção do Pavilhão Cultural Maria do Carmo Monteiro Linhares, onde se encontra inserida a Biblioteca Municipal Professora Julieta Damasceno, percebi uma quantidade considerável de livros num espaço destinado à análise da bibliotecária. Esses livros eram oriundos de doações e, para serem colocados à disposição de leitores e pesquisadores, necessitavam de prévia avaliação a fim de constatar possíveis irregularidades como presença de mofos, ausência de páginas ou páginas rasgadas, conteúdos já defasados, ataques de traças, entre outros. Imediatamente, e com a supervisão da bibliotecária, todos os funcionários da Biblioteca se organizaram para realizar a devida análise, adotando em seguida o procedimento de descarte, quando este se fez necessário. Cabe ressaltar que o procedimento de descarte já foi realizado outras vezes na Biblioteca, para livros sem valor para utilização, em governos anteriores.

O descarte dos livros gerou uma doação em dinheiro para a Biblioteca, que foi utilizada para aquisição de novos livros – títulos atuais, de vários segmentos literários, que já se encontram disponíveis na Biblioteca, para pesquisa local e empréstimo domiciliar. Todos esses procedimentos podem ser comprovados mediante documentação e notas que estão em poder desta direção.

Meu objetivo, como Diretora do Pavilhão Cultural, é demonstrar, cada vez mais, respeito para com os freqüentadores e leitores da Biblioteca Municipal, proporcionando um ambiente agradável e estimulante. Para mim, a Biblioteca é um lugar para livros perfeitos, limpos, atualizados, que estimulem o hábito e prazer pela leitura, não simplesmente um lugar de “ depósito ” de material ultrapassado, que só ocupa espaço nas prateleiras.

Para você, leitor do blog e amante de bons livros, deixo aqui um sincero convite para que faça uma visita à Biblioteca Municipal Professora Julieta Damasceno. Venha conferir de perto nosso acervo, suas melhorias e o excelente ambiente que hoje, orgulhosamente, podemos usufruir. Eu e minha equipe esperamos ansiosamente sua visita!

Sinceramente,
Rosemary Gonçalves Pereira Poeys
Diretora do Pavilhão Cultural Maria do Carmo Monteiro Linhares




13 comentários:

Anônimo disse...

Isso é crime contra o patrimônio público. O que seria das bibliotecas importantes do país se não guardassem as edições antigas? A biblioteca de Miracema é publica e não escolar, motivo pelo qual tem que ter todo tipo de livro.
Um absurdo! Isso é caso para a justiça.

Anônimo disse...

Que horror livros que eram preservados em nossa cidade por anos e serem destruidos desta maneira.E uma pena aqui em Miracema temos pessoas que sabem conservar estes livros e vender por sete centavos isso e um absudo se soubesse eu mesma comprava para doar.
Pior jogar fora uma obra de Monteiro Lobato aposto que e dificil hoje encontrar.
E lamentavel.

Anônimo disse...

Se a biblioteca é lugar para "livros perfeitos, limpos e atualizados",como diz a diretora do pavilhão, peço que a mesma encaminhe ao blog para divulgação a relação dos livros que foram adquiridos entre 2009 e 2010, por compra, pela prefeitura. Não estou me referindo aos livros doados e nem os de auto ajuda comprados com o dinheiro da venda das toneladas de livros que saíram da biblioteca Julieta Damasceno. Estou me referindo aos livros que foram comprados através de processo legal, com nota fiscal, empenho, etc. Se foram comprados não custa divulgar não acham?

Anônimo disse...

O que seria de nos sem uma boa leitura,nunca vi ninquem que trabalha em biblioteca desfazer de livro e chegar ao ponto vender acho que esta pessoa esta no lugar errado.

Anônimo disse...

Vereadora espero que a senhora ,Serginho e Manoel tomem alguma providencia pois e um absurdo o que fizeram,vender livro que foram doados.

Anônimo disse...

É muita cara de pau convidar o leitor para conferir as melhorias de hoje.
A obra de ampliação da biblioteca, com áreas para direção, setor técnico e para instalação do telecentro municipal foi realizada, cocluída e inaugurada no governo do Carlos Roberto. Que melhorias foram feitas pelo governo atual? Arrancar o nome da biblioteca e pregar as letras com pregos, jogar livros fora e mudar móveis de lugar. Francamente! Vai procurar um vidro de óleo de peroba.

Gustavo disse...

"Em Governos Anteriores", é só isto que eles pensam. Tirar o nome de Julieta
Damasceno da frente do Pavilhão só porque tinha o nome "Damasceno" os irmãos foram rápidos. Avisem que o Pavilhão/ Biblioteca não foi feito pelo Governo Gutemberg, senão eles irão querer fazer o mesmo que tentam com o PU, implodirem.

Janaina Batal Cosendey Samel disse...

Engraçado...
Todos os comentários tem como característica inegável o mesmo tipo de rdação. Tenho quase que absolluta certeza, que foi escrito pela mesma pessoa... por que Anônimo? Medo de quê?

Anônimo disse...

As vezes o anonimo não gosta de dizer o nome pois deve ser funcionario ou tem parente que trabalha n prefeitura.Ai vc ja sabe das consequência e a perseguição.
Dona Nedi a Diretora não deveria comunicar ao Conselho da Cultura antes de tomar esta medida?
Mara

Anônimo disse...

Também não concordo com a postagem de anônimos, mas trabalhe na prefeitura e faça algum comentário que não seje a favor do prefeito. ele esta vivendo no tempo dos coronéis.
Ele CAÇA VOCÊ, e se não puder dispensá-la ele lhe transfere, como quem diz AQUI QUEM MANDA SOU EU...
Por este motivo também me coloco como ANÔNIMO.

Gustavo Damasceno disse...

Janaina,

o medo pode ser porque eles não são parentes do Prefeito e devem ter receio de algo, como alguém que não aceita críticas por exemplo, não é?

Janaina Batal Cosendey Samel disse...

É Dona Ned, eu achei que a senhora concordaria comigo com o fato de que o medo de perseguição é só para quem não gosta de trabalhar, a senhora sabe, que quem reclama que é perseguido, é porque se esconde do trabalho. Não é porque tenho parentesco com o prefeito que fiz um comentário, a senhora sabe disso. Quantas conversas tivemos na calçada? A senhora acha que o Prefeito liga para isso? Eu como me considero uma Workholic, não tenho medo de nada, se me colocarem para varrer rua, pode ter certeza que será a rua mais limpa de Miracema. Continuo a afirmar, que o medo é a arma dos incompetentes, de quem foge do trabalho, de quem trabalha com o olho no relógio para não trabalhar um minuto a mais sequer. Outra coisa que me entristece é saber que a senhora só posta o que favorece a senhora. Por incrível que parece, foi a minha grande decepção com a senhora, pois sabes, que a admiro demais e sempre falo, que nossas idéias são semelhantes, por isso não me canso de conversar com a senhora, se tivesse que ficar o dia inteiro conversando, não seria nenhum sacrifício, seria um tremendo prazer... mas... as coisas nunca são como parecem...

Julie Moraes disse...

Olá, sou de Miracema e moro no Rio, faço graduação em Biblioteconomia. Gostaria de saber se há algum e-mail para que eu possa entrar em contato com a bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal. Aguardo resposta. Obrigada, Julie.