quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hospital de Miracema: entenda o caso

O Hospital tem um contrato com o SUS, através da Secretaria Estadual de Saúde, onde fez algumas pactuações, dentre as quais estão metas de 160 internações SUS /mês. As regras são as seguintes: se o Hospital ultrapassar este número de internações, não recebe do SUS nem um tostão a mais, porém, se não alcançar as 160, são descontados do seu teto financeiro.
Há muitos anos o Hospital vem ultrapassando este parâmetro de internação. As parcerias que a Prefeitura mantinha com o Hospital, cobria grande parte dos custos destas internações excedentes, o restante o Hospital absorvia. Com isto todos davam sua contribuição e a população estava tranqüila.
Agora com a não renovação das referidas parcerias, o prejuízo do Hospital está se tornando insustentável. Lembrando que o teto para custeio do SUS é de 160 internações, no mês de Março, por exemplo, o Hospital internou 270 pessoas. .
Nosso Prefeito Municipal, por motívos óbvios e para cumprir uma promessa de campanha que não tinha nenhuma base de informações, insiste que todo e qualquer acordo passa primeiro pelo atendimento gratuito das consultas. O Hospital entende que arcar com internações é muito mais importante do que mais um posto de atendimento de consulta gratuita.
Para impedir o colapso do Hospital, a direção está tomando atitudes legais e que visam preservar um patrimônio da nossa cidade. Estas atitudes tem como princípio não permitir que o Hospital seja lesado ou entre em colapso.
Pelo que acompanho, a Direção do Hospital esteve sempre aberta ao diálogo, inclusive indo a Câmara de Vereadores informar a situação aos nossos vereadores.
É notório que o Prefeito e seus auxiliares levaram esta questão para o lado pessoal, além de, como mencionado, tentar cumprir uma dívida de campanha. É muito triste o que está acontecendo. Principalmente depois de anos de uma perfeita comunhão entre o Governo e esta entidade, vendo pessoas sem um mínimo conhecimento de causa, prejudicar uma instituição das mais antigas de Miracema. Espero que todos os leitores do Blog informem amigos, parentes, enfim, todos os contatos sobre esta situação. O que acho estranho é que o Prefeito não consegue realizar um bom atendimento no PU que é de sua responsabilidade mas quer impor suas vontades a uma instituição particular que é o caso do Hospital.
Esperamos que este caso se resolva o mais rápido possível, para o bem de Miracema.

23 comentários:

Anônimo disse...

Esta questão do atendimento ambulatorial vem sendo debatidada equivocadamente desde a Câmara passada, pelo atual Vice-Prefeito Juedyr. O Hospital perdeu a batalha da comunicação, pois nunca conseguiu esclarecer que com o advento do PU, eles perderam o direito a AICA, que é o instrumento que o SUS utiliza para remunerar estes atendimentos. Foi motivo de campanha do Juedyr, e nem a campanha do Dr. Gutemberg nem o Hospital conseguiram desmentir. Foi uma pena. A ignorância do Juedyr foi espalhada por todos os comícios do Ivany, e a plebe apoiava com entusiasmo, mesmo sendo uma grande mentira. O que o governo atual deveria fazer era obrigar os médicos dos PSF trabalharem oito horas, como preconiza o Ministério da Saúde, e diminuir a demanda hospitalar. O PU está gerando inúmeras internações inúteis, o que agrava o problema do hospital.

Direção do HM disse...

Procurem na Constituição Brasileira: O Serviço de Saúde Pública é DEVER do Poder Público. Complementando com a Lei 8080 do SUS, diz que quando o Poder Público não possui o serviço próprio pode COMPRAR serviços de terceiros. Ainda mais, no Título III, Capítulo II, artigo 25 diz que no caso da COMPRA de serviços as Instituições Filantrópicas tem prioridade.
Portanto, o Prefeito prometeu uma coisa que não podia ( consultas ) e não está querendo ofertar à população uma coisa que é seu DEVER = internações.
O Hospital pode sobreviver sem a Prefeitura, mas não conseguirá se continuar fazendo o serviço dela sem receber por isto. Portanto o Prefeito só nos deixa uma alternativa: não trabalhar para ELE.

Érica disse...

Vou apenas tecer um comentário sobre o trecho abaixo:

"Nosso Prefeito Municipal, por motívos óbvios e para cumprir uma promessa de campanha que não tinha nenhuma base de informações, insiste que todo e qualquer acordo passa primeiro pelo atendimento gratuito das consultas. O Hospital entende que arcar com internações é muito mais importante do que mais um posto de atendimento de consulta gratuita."

Consulta gratuita tem nos PSF´s. O diferencial do HM é ter o que o município não tem, EXATAMENTE O QUE A CONSTITUIÇÃO PERMITE - caráter COMPLEMENTAR - internações, cirurgias, UTI, maternidade, etc.


ACORDA, "SR. PROVIDÊNCIA"!

Direção do HM disse...

Últimas novidades!
Hoje fomos informados pelo Promotor de Justiça da Tutela Coletiva, que as internações excedentes do Município serão custeadas pela Prefeitura na Casa de Saúde São Sebastião. Esta situação deve perdurar até que se concretize o termo aditivo no convênio da Contratualização com o Hospital, para que este passe a receber, pelo Município, as internações em excesso. Foi agendado uma reunião, no Rio de Janeiro, entre o Ministério Público, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Minicipal de Saúde e o Hospital de Miracema no dia 25 de maio para efetivação do referido Termo Aditivo.

Anônimo disse...

a minha opiniao como eleitor eh que esse problema do hospital nao vai ser mesmo resolvido junto a prefeitura, todos conhecem o atual prefeito (inclusive a forma como ele governa pois jah foi prefeito em uma epoca que podia tudo, e nao fez nada daquilo que promenteu durante a sua campanha), e conhecem principalmente todas as pessoas que o cercam, o problema de miracema eh muito serio e nao temos a quem recorrer porque ele acredita que esta acima de tudo e de todos, tem o apoio do governador (que alias deveria ser mais usado para o bem de nossa cidade), ate agora as pessoas beneficiadas pelo atual governo (vejam as fotos no blog do pps sobre a inauguraçao da central de medicamentos) sao empresarios que o ajudaram na campanha, alias quem eh o dono do imovel onde esta a central de medicamentos?

Anônimo disse...

estão equivocados sobre PSF, os médicos que estao hoje não são designados como médicos de psf, o prefeito pegou médicos com emprego no município e colocou fazendo atendimento como se fosse psf, ou seja, uma enganação e a comunidade dizendo que o médico não está cumprindo 8 horas.

Rosinha disse...

Mas isso então é um EMBATE?!?!?
Pois se a PMM pode pagar à Casa de Saúde S> Sebastião (entidade privada) pq não pode pagasr os excessos ao próprio HM (instituição filantrópica)? Pelo SUS filantropia tem prioridade e pela Constituição tb. Se pode pagar, então pague a quem deve e a quem tem prioridade e sempre atendeu à população!
Em qualidade então, me perdoem alguns amigos da Casa de Saúde, mas tanto em técnico-profissional qto em tecnológica, nosso HM está à frente.
E qdo chegar alguém grave e tiver de chamar médico em casa ou na rua???
VIVA O HM!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Agora imagina só o Hospital de Miracema nas mãos dele ?

Anônimo disse...

E MUITO TRISTE ESTA SITUAÇÃO QUE NOS MIRACEMENSE ESTAMOS VENDO NESTE ATUAL GOVERNO.
AS PESSOAS NÃO PARAM DE RECLAMAR SOBRE A SAUDE E PRINCIPALMENTE POR CONSUTAS QUE PRECISAVAM FAZER E NÃO TÃO CONSEGUINDO.
ALI E CADA UM JOGANDO A CULPA NO OUTRO E NINGUEM TOMA NENHUMA PROVIDENCIA.
ONDE ESTA O CONSELHO DE SAUDE E QUEM FAZ PARTE DELE?
JÁ COMPREI TRES RISFAS(DE UMA CRIANÇA DE 4 ANOS,DE UMA OUTRA MÃE PARA SUA FILHA E DE UMA SENHORA)PARA AJUDAR PESSOAS QUE NÃO CONSEGUE EXAMES NA CLINICA SERA QUE NINGUEM VAI FAZER NADA?
AGORA VEM MAIS ESTA SOBRE O HOSPITAL DE MIRACEMA ONDE O SR PREFEITO NÃO AJUDA POR CAUSA DE POLITICA,MAS PARA AJUDAR A CASA DE SAUDE ISSO ELE FAZ.
ESPERO QUE A POPULAÇÃO DE MIRACEMA AJUDE AO HOSPITAL COMPRANDO A CAMISA OU ENTÃO FAZENDO O PLANO DE SAUDE DIRETO DO HOSPITAL.
VAMOS NOS UNIR PARA AJUDAR NOSSO HOSPITAL.
MARIA DO CARMO

Anônimo disse...

Gustavo,
eu gostaria que os vereadores da oposição procurassem saber quais foram os critérios adotados para contratarem a Equipe Dimensão sem Licitação????
Obrigado!!!

Anônimo disse...

GENTE SERA QUE NINGUEM VIU POR ONDE ANDA O MILHÃO,CASO ALGUEM VEJA NOS AVISE.RSRSRSRS
JOÃO PAULO

Anônimo disse...

SERA QUE ALGUM DOS VEREADORES DO PV NÃO PODIA LER NO PROGRAMA DA RADIO O QUE O HOSPITAL MANDOU PARA O BLOG,ASSIM A POPULAÇÃO ENTENDERIA O QUE ESTA RELMENTE ACONTECENDO.
JOSE CARLOS

Anônimo disse...

NOIVIDADES NOSSO VICE PREFEITO ESTARÁ EM REUNIÃO PARA TENTAR SOLUCINAR JUNTO A DIREÇÃO DO NOSSO HOSPITAL O QUE PODE FAZER VIA ESTADO OU UNIÃO PARA RESOLVER ESTES PROBLEMAS !
ANONIMOS QUE TORCEM POR MIRACEMA SAUDAVEL !
ESTAMOS ANSIOSOS E TORCENDO PARA O BOM APROVEITAMENTO DESSA REUNIÃO.
VIVA O HOSPITAL !!!!
VIVA AO NOSSO VICE JUEDIR ORÇAY

Anônimo disse...

Ao Anônimo que disse:
"estão equivocados sobre PSF, os médicos que estao hoje não são designados como médicos de psf, o prefeito pegou médicos com emprego no município e colocou fazendo atendimento como se fosse psf, ou seja, uma enganação e a comunidade dizendo que o médico não está cumprindo 8 horas."

PERAÍ! O MUNICÍPIO TEM VERBA EXCLUSIVA DOS PSFS EXISTENTES ORIUNDA DO GOVERNO FEDERAL. TAIS PSFS ESTÃO CADASTRADOS COM REFERIDAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS. TODAS EM REGIME DE 40 HORAS / SEMANAIS. É ASSIM Q O PSF FUNCIONA.

SE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO DESSA FORMA, É POR QUE ACABARAM COM OS PSFS? DESISTIRAM DESSA VERBA TÃO IMPORTANTE E VOLUMOSA?

O QUE O "MILHÃO" NÃO FAZ...RS

Paulo de Tarso Jr. disse...

À direção do Hospital de Miracema;
ATENÇÃO

Seria interessante que vocês, da Direção do Hospital de Miracema, levarem ao conhecimento do Promotor que está à frente do Inquérito Civil Público sobre o caso a notícia de que talvez o atual Secretário de Saúde esteja impedido de direcionar o excedente das internações para Casa de Saúde por estar no rol do disposto no art. 9º, inc. III, §3º da Lei 8.666/93. Isso, pelo fato de que, aparentemente, possuí algum vínculo com a Casa de Saúde, isso deve ser levantado porque Miracema toda sabe ele que atende na referida Casa de Saúde.
Portanto, isso poderia configurar, caso tenha o vínculo, um ato previso na Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).
E assim, os srs. estariam colaborando por uma Miracema e Brasil mais transparentes. Pois, essa questão até hoje não está resolvida.
Abraço a todos.

Direção do HM disse...

Maternidade do Hospital:
Pela pactuação da Contratualização a Maternidade do Hospital pode executar somente 12 procedimentos por mês. Vocês conhecem nossa Maternidade? Sabiam que nossas diretrizes de atendimento seguem as diretrizes do Programa de Humanização do Parto e Nascimento do Ministério da Saúde?
O Hospital faz Pré-Natal pelo SUS, com os obstetras da casa: Dra Vanuza e Dr. Ney.
Sabiam que eles doam o valor destas consultas para o Hospital?
Sabiam que a nossa maternidade tem uma localização diferenciada e que a equipe de enfermagem só cuida dos pacientes da maternidade? Que há uma sala de cirurgia na maternidade exclusivamente para este setor?
Conhecem a Enfermaria da Maternidade?
Sabem que tem telefone exclusivo para as pacientes nesta enfermaria?
Que há uma televisão de 20 polegadas para as pacientes, tv esta que foi doada pelo Dr. Ney?
O Obstetras do Hospital estão de sobreaviso gratuitamente durante 24horas? Que quando chega uma gestante a qualquer hora do dia ou noite, o obstetra é acionado e vem ao Hospital gratuitamente examinar a sua gestante?
Temos ainda aqui uma situação que já não encontramos mais em muitas cidades, o médico que acompanha a gestante no Pré-Natal é quem faz o seu parto.
O Hospital tem muitas coisas de que se orgulha, conheça-nos !!!!

Anônimo disse...

uma informação importante.

o hospital pode receber o excesso de internações e, para isso, basta que juntamente com o gestor do sus local, promovam uma auditoria nas internações e requeiram nos órgãos competentes. agora sem essa auditoria, prevista na lei do sus, fica complicado.

paulo

Anônimo disse...

SE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE INTERNAÇÕES DO EXCEDENTE DA QUOTA DO SUS VAI SER FEITA PELA CASA DE SAÚDE, A POPULAÇÃO NÃO SERÁ PREJUDICADA. POR QUÊ TODAS INTERNAÇÕES, INCLUSIVE AS EXCEDENTES, TERIAM DE SER NO HM??? POR QUÊ A PREFEITURA DEVERIA PRILEGIAR SOMENTE UMA DAS INSTITUIÇÕES, NO CASO O HM???

Partido Verde disse...

Recebi uma mensagem de um médico verterinário que faz acusações sobre o hospital de Miracema. Apesar de ter colocado o nome solicito que o mesmo envie a postagem por e-mail ou de uma conta do Google para confirmar a autenticidade e futura publicação, pois denúncia é coisa séria e deve ser comprovado a autoria. Aproveito a oportunidade para reiterar que o blog evita colocar acusações a pessoas (muitas delas pertinentes) que possam denegrir sua imagem. Desta maneira faremos sempre um blog voltado para o bem comum de todos e acima de tudo voltado para construir um debate saudável e honesto sobre a política da nossa cidade.

ELEITOR DO 15 disse...

votei no 15,fiquei VERMELHO de orgulho com a vitória.
Com o passar dos meses, fui ficando AMARELO.
Hoje com os últimos acontecimentos envolvendo o Hospital,
voltei a ficar VERMELHO
DE VERGONNNHHHAAAA!!

Anônimo disse...

serah sr anonimo aí de cima que nao seria pelo fato da casa de saude nao ter o mesmo acesso a populaçao carente de miracema como o hospital?
e porque depois da eleiçao apenas privilegiar a casa de saude? nao poderiamos entrar em um acordo sem essa perseguiçao e ajudar as duas instituiçoes que acredito se dao bem?

Anônimo disse...

PENSEM BEM MEU SENHORES: A LEI QUE REGULAMETA O SUS, É CLARA, PELO QUE ENTENDO, EM MEU SIMPLÓRIO ENTENDIMENTO, TEM MUITA GENTE FALANDO MUITAS BESTEIRAS, COM RELAÇÃO AO REPASSE DE RECURSOS DO SUS OU A FORMALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS OU CONTRATO COM AS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES, ESTÁ MAIS DO QUE CLARO: PRIMEIRO A PMM DEVERIA FORMALIZAR TAIS PARCERIAS COM UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA, SEGUNDO COM UMA ENTIDADE FILANTRÓPICA, TERCEIRO COM INSTITUIÇÃO PRIVADA. ASSIM SENDO, TAIS PARCERIAS POR DETERMINAÇÕES DA LEI, DEVERIAM SER FORMALIZADAS OU CELEBRADAS COM O HOSPITAL DE MIRACEMA, OU SERÁ QUE ESTOU LOUCO!!! DEVE SER CUMPRIDO O QUE A LEI DETERMINA. ESTA É QUE É UMA VERDADE, CUMPRA A LEI, CASO CONTRÁRIO É O MUNICÍPIO ATRAVÉS DE SEU ORDENADOR DE DESPEAS QUE IRÁ SE FERRAR. MAIS ENTENDO QUE NÃO ESTÃO NEM UM POUCO PREOCUPADOS COM O FERRO QUE FUTURAMENTE VÃO LEVAR. E ENQUANTO ISSO, É O POVO QUE SE FERRA. E ESSE PREFEITO SEMPRE FOI ASSIM, DANE-SE O POVO. PRIMEIRO EU, SEGUNDO EU E ASSIM POR DIANTE. MAIS AGUARDEM!!! QUEM QUISER QUE SE DANE. ESTA É A VERDADE

Anônimo disse...

O FATO É: PRIORIDADE ÀS ENTIDADES DE FINS FILANTRÓPICOS. Assim, reza nossa CF/88.

Logo, A PRIORIDADE É DO HOSPITAL DE MIRACEMA.

A Casa de Saúde fica de escanteio, segundo a lei, pois a prioridade é do HM. A prefeitura está literalmente, infringindo os preceitos constitucionais e legais.

Érica