sábado, 30 de maio de 2009

Sessão da Câmara do dia 29 de Maio

Sessão da Câmara com a presença do Secretário de Obras. São contestados alguns valores pagos na obra da Praça Dona Ermelinda.

Vale a pena ouvir o desabafo da Vereadora Nedi Damasceno das acusação já comprovadamente infundadas feitas por alguns Vereadores no mandato anterior (dois deles foram reeleitos). Neste desabafo, ela conta como sua vida foi afetada ao denegrirem a sua imagem por motivos políticos.

Nota: Os vereadores supracitados permaneceram calados, não comentaram a fala da Vereadora e sequer, até hoje, pediram desculpas pelo caso.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olha, como falar do preço dos itens da praça, tipo banco e etc., se o preço da licitação foi global! Ou seja, a única coisa que a Atual Administração tem que ver é se o material colocado é da qualidade exigida... os preços são os melhores porque apesar de termo aditivo e etc., a licitação foi feita em cima de um preço total e não de cada ítem. Será qeue não sabiam disso? Será que não entendem nada de Administração Pública?

Anônimo disse...

OUVI O PRONUNCIAMENTO DO SECRETARIO DE OBRASE DOS VEREADORES E PRINCIPALMENTE DA VEREADORA DONA NEDI,ONDE REALMENTE
O DESABAFO VALEU A PENA OUVIR.
EM RELAÇÃO A ESSES VEREADORES QUE ATE HOJE NÃO PEDIRAM DESCULPA A SENHORA E QUE ELES SABEM QUE REALMENTE ESTAVÃO ERRADOS.E A SENHORA SENDO UMA PESSOA DE CARATER QUE NÃO GUARDA RANCOR DE NINGUEM,VIMOS AO DIRIGIR A PALAVRAS A ELES E PRINCIPALMENTE AO VICE QUE SEMPRE PERSEGUIU A SENHORA E AO DR GUTEMBERG.
REALMENTE DONA NEDI A SENHORA E O DR GUTEMBERG FORAM PERSEGUIDO POR VARIOS VEREADORES SABENDO QUE VCS SÃO PESOAS QUE SEMPRE ACREDITAMOS NA HONESTIDADE DE VCS.
COMO A SENHORA DISSE QUE A EDUCAÇÃO QUE RECEBE MAIS VERBA PORQUE A SECRETARIA NÃO MELHORE A MERENDA E PORQUE ESSA FALTA DE MATERIAL?
AINDA BEM QUE TEMOS UMA VEREADORA COMO A SENHORA NESSA CAMARA E NÃO ESQUECENDO DO MANOEL E SERGINHO.
PAULO RICARDO

Anônimo disse...

Não sei como pode ser feito, mas, precisamos melhorar o nível de nossos vereadores. A população precisa sber quem é quem antes de votar, mas, não sei como mudar isto.

Anônimo disse...

PARABENS DONA NEDI PELO ESCLARECIMENTO QUE A SENHORA COLOCOU.MUITO BEM EM DEFENDER MARCELO E O SR CARLOS ROBERTO POIS SÃO PESSSOAS MUITO HONESTAS.
ACHO QUE ALGUNS VEREADORES GOSTAM DE APARECER,VENDO QUE ESTÃO MAL NAS ENQUETES ACHANDO QUE FAZENDO ISSO VÃO SAIR POR CIMA.ESPERO QUE O SER CARLOS ROBERTO FAZ UM ESCLARECIMENTO NESSE BLOG ESCLARECENDO O ASSUNTO.
MARIA DO CARMO

Anônimo disse...

Ouvindo o áudio da reunião na Câmara, gostaria de tecer alguns comentários:

1) é indiscutível a boa imagem, a integridade e a hombridade do secretário Ronilto Cunha. Trata-se simplesmente de um dos secretários mais escolhidos da atual gestão;

2) o Dr. Ronilto, foi muito feliz na exposição, porém, se ateve a valores pequenos, que acredito verídicos (como o caso do preço unitário dos bancos de madeira). De qualquer forma, com "gentleman" que é não julgou ou acusou ninguém. Apenas expôs suas dificuldades;

3) O vereador Serginho Rocha, perguntou sobre a verbas e os projetos. É público e notório, pois foi amplamente divulgado, inclusive com placa nos locais de obras, que a maior parte da verba teve origem (Pça Dona Ermelinda e Pça das Mães)no Ministério do Turismo. Isso não foi só em Miracema, mas em várias cidades do Brasil. Felizmente, tivemos alguém em Miracema, que com profissionalismo e por trabalhar com prazer, fez questão de apresentar um projeto e concorrer a verba. Não necessito citar nomes, dado que a vereadora Nedi tão bem apresentou as razões e os valores devidos. Além da verba os projetos. È natural que houve projeto, sem projeto não há verba federal, além do mais, essa é uma dificuldades das gestões de pequenos municípios, mas não foi a nossa, por sorte e competência de alguns servidores. TALVEZ O VEREADOR JÁ SOUBESSE A RESPOSTA MAS QUISESSE FRISÁ-LA;

4)outro vereador q não me lembro o nome, da situação, perguntou ao secretário de obras, sobre as casas populares. Feliz ou infelizmente, o secretário não soube responder, pois faltava segurança na informação. Muito bem fez o secretário.
Sobre esse tema, ouvi na rádio outro dia, o prefeito dizer q ia construir 200 casas populares no Morro da Jovem, que a verba já estava liberada (?). Será possível, que teremos outra "Vila", como no Campo de Aviação, sem banheiro etc.?
NOBRES EDIS NÃO PERMITAM QUE ISSO ACONTEÇA SEM O PLANEJAMENTO DEVIDO.

5) O vereador André Band, que é membro da Comissão de Finanças e Patrimônio... etc., mostrou claramente não estar preparado para exercer a sua função, temo até que se não houver uma assessoria decente, o município esteja em risco e também pessoas de bem que possam ser constrangidas desnecessariamente.

O vereador se mostrou muito preocupado com "a culpa não cair nas costas do prefeito atual", ao invés de estar preocupado com o interesse público, com uso da verba pública, etc.

Ninguém falou em maracutaia, falou sim , em fatos que precisam ser esclarecidos e tvz sejam esclarecidos através da documentação e contato com as empresas responsáveis. MARACUTAIA só na cabeça desse vereador mesmo.

Acorda! Nem o secretário acusou ninguém, apenas apresentou "ossos do ofício dele", dos quais ele mesmo tem capacidade para resolver, se não sozinho, com sua equipe e com apoio do controle da câmara.

No mais, parabéns á ONG AMINATUR!

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMONIAL JÁ!

Érica Soares

Partido Verde disse...

Érica, muito boa a sua exposição. Me permita discordar apenas do seguinte:
Este final de semana que estive com a Vereadora Nedi, questionei que ela foi muito cordial com o Secretário de Obras, não que eu esperava que fosse fugir dos padrões de boa educação que temos, mas pelo situação que estava ocorrendo. Deixa eu dizer melhor. Ouvindo a Sessão, a impressão que me passou, era que o secretário estava inferindo certas fatos graves. Aliás o palco estava todo montado com vários secretários na platéia. O Sr. Secretário de Obras não pode ir a uma sessão do legislativo jogar no ar que uma obra licitada pode estar com alguns itens com preços acima do permitido. Ele deve procurar primeiro ouvir os responsáveis para depois poder dizer que não concordava com isto ou aquilo. Para mim, foi montado um palco para jogar para a população que o Governo passado poderia ter cometido erros de superfaturamento em obras. isto é uma denúncia das mais graves que um Governo pode ter, e isso foi jogado ao ar em uma câmara de vereadores pelo Sr Secretário. Miracema é pequena, custava este Sr. chamar os responsáveis pela obra antes de falar coisas tão graves? O que se viu foi que mesmo o palco montado, um dos atores que ficaria a cargo de incitar a população não tem a mínima condição para isto. O que foi visto foi os atores coadjuvantes colocando os atores principais para escateio, se é que me entende. Já tinha comentado aqui sobre um secretário que foi a câmara e falou na tribuna que ACHAVA ISTO OU AQUILO. Pois bem, tudo que ele achava foi por água abaixo. Agora o Sr. Secretário de Obras vai a câmara também achar isto ou aquilo. É muito falta de profisionalismo. O que acho que está acontecendo é um desespero da atual situação de tentar achar algo errado no Governo do PV. Por não está conseguindo, mesmo através de auditoria, o desespero está cegando muitas pessoas que até tem qualidade neste governo. Então Erica, a atidude do Sr Secretários, discordando até da Vereadora Nedi, foi um erro. Tribuna da Câmara é coisa séria, não é lugar para fazer política e insinuar qualquer tipo de fato que pode denegrir a imagem de várias pessoas e empresas.
Somos totalmente a favor de apuração, até mesmo porque é com ela que mostramos a cada dia a maneira certa de governar e nossas mão limpas.
Há vereador que não aprendeu com o passado, depois tem que ouvir calado e sem graça o que não gostaria de ouvir na frente de uma platéia.
Um abraço e obrigado.

Anônimo disse...

Caro Gustavo,

Concordo com o que vc diz, mas esperemos a apuração.

Só temo que a comissão da câmara, se não for bem assessorada, não seja capaz de colaborar com a transparência e o esclarecimento dos fatos.

Érica

Anônimo disse...

COM CERTEZA CONCORDO COM GUSTAVO,ESPERO APENAS QUE ANTES DE JULGAR OU FAZER DENUNCIA A INOCENTES NÃO FAÇAM A MESMA COISA QUE FIZERAM COM AS PRESTAÇÕES DE CONTAS DO SR CARLOS ROBERTO.
ANTES DE FAZER QUALQUER JULGAMENTO DEVEMOS SIM PRIMEIRO APURAR O CASO PARA DEPOIS VIR A PUBLICO.
NÃO DUVIDARIA DO SR CARLOS ROBERTO SENDO UMA PESSOA MUITO HONESTA NO QUE FAZ E SEMPRE CUMPRIU COM AS LEIS.
E QUANDO FALARAM SOBRE AS MUDAS REALMENTE VEIO UM CAMINHÃO E QUEM ESTA RECEBENDO AS MUDAS FOI O FISCAL DO ATUAL GOVERNO.
PAULO RICARDO

Anônimo disse...

Gustavo,
Depois que fizeram com a prestação de contas do Sr. Carlos Roberto, não precisamos ter ilusões, estes são os vereadores que o povo elegeu, e com certeza,nós veremos neste governo muito coisa sem critério, sem ter noção do que estão fazendo e, com isto, difamando muita gente.Nada por esperar um dia após o outro porque, com certeza, o povo irá saber quem eles são. Arregassem as mangas e vão trabalhar, invés de ficar difamando as pessoas. Repito, um dia o povo saberá quem são vocês, não através de difamações, mas, o que vocês fizeram.

Anônimo disse...

Sr. autor do blog
A intenção do secretário, pelo que ouvi neste blog, foi de colocar os srs. vereadores a par das dificuldades e solicitar que eles exerçam seu poder de agentes fiscalizadores nas obras inacabadas.Transparência é isso e não senegar informações. Acredito até que a vereadora foi feliz em perceber claramente a intenção do secretário. Cabe aos vereadores o trabalho nas fiscalizações.

Anônimo disse...

Caro anônimo,

O pior é que a comissão responsável, talvez não seja capaz para exercer o controle devido. Haja vista, que a existência de vereadores inexperientes e despreparados poderá transformar esse controle em baderna.

Érica

Anônimo disse...

A vereadora Nedi não foi educada apenas por ter boa formação, foi por reconhecer na voz do secretário a seriedade da situação.
Valores pequenos ou não,(só de planta mais de 60 mil reais) o fato é que após a fala do Dr. Ronilto as plantas estão começando a chegar e parece que tem máquina polindo o piso da Escola, já é um bom começo. Em se tratando de dinheiro público todo cuidado é pouco.

Anônimo disse...

Sim, anônimo, todo cuidado é pouco, mas tenha certeza, que estão aparecendo por parte das empresas vencedoras da licitação, não do antigo governo, como estão querendo deixar transparecer.

Dinheiro público é coisa séria sim, mas não só o governo atual tem responsabilidades, como deve demonstrar de fato o interesse de que essas obras sejam finalizadas com a melhor qualidade possível, dentro do parâmetros legais.

Abraços

Èrica