sábado, 30 de maio de 2009

Idéias Ecológicas - Projeto de Olho na Água

Captação de água da chuva

A água da chuva é um recurso natural de valor ainda subestimado. Ela pode ser facilmente coletada para uso caseiro e reduzir o valor da conta mensal. Ainda pode prover uma água sem resíduos químicos, ótima para consumo humano, e reduzir os custos de infra-estrutura da comunidade.
A captação de água dos telhados é uma solução prática e confiável para o abastecimento de água potável. A água da chuva normalmente precipita limpa. Em zonas industriais a poluição intensa pode impossibilitar o uso de água da chuva. Por isso, avaliar a região é importante antes de instalar um sistema de captação para consumo humano.

Se captada e armazenada de forma correta, a água da chuva pode suprir as necessidades de uma família durante todo o ano. Assim, diminuímos os gastos com água e ainda evitamos inundações, alagamentos e erosões.




Reservatórios de água potável


Tanques para armazenamento podem ser criados com diversos materiais. Um dos mais baratos e eficientes é o ferrocimento. O custo final de uma dessas cisternas equivale apenas a 20% do valor de reservatórios de ferro. Além disso, ela não oxida.
Artigo retirado do De olho na Água - Guia de Referência
Leia todo o texto abaixo:


O Blog Recomenda

http://www.ecocentro.org/inicio.do Ecocentro IPEC

* O IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado - é uma organização estabelecida em Pirenópolis, Goiás, para desenvolver oportunidades de educação e referências em sustentabilidade para o Brasil. O Ecocentro IPEC mantém um centro de referência em que desenvolve soluções práticas para os problemas atuais das populações brasileiras, incluindo estratégias de habitação ecológica, saneamento responsável, energia renovável, segurança alimentar, cuidado com a água e processos de educação de forma vivenciada.

O Blog sugere:

Idéias de projetos ecologicamente sustentáveis existem muitos no Brasil. Gostaria de sugerir aos nossos Vereadores e ao Secretário de Obras um estudo para verificar a possibilidade de Miracema implementar projetos ecológicos simples como este mas de suma importância para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. Como diz nosso Blog, devemos pensar globalmente e agir localmente. Vamos agir, soluções como esta pode mudar a mentalidade de uma cidade, quiçá de um País.


4 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito interessante este artigo. Acho que deveremos olhar para isto com muito carinho. Vou ler depois com mais calma e, com certeza, começar a divulgar. Isto é muito importante para um blog do PV. Gustavo, você é demais...

Anônimo disse...

PARABENS GUSTAVO PELA POSTAGEM IDEIA GENIAL.DEPOIS DIZEM QUE VC NÃO SABE DO QUE E BOM PARA MIRACEMA,MESMO ESTANDO LONGE.
ANA

Anônimo disse...

ótimo projeto principalmente para nossa zona rural !

Anônimo disse...

Gustavo,

É uma excelente dica, que já vem sendo utilizada em shoppings e vários outros locais, como economia de água e uso racional.

Parabéns pela iniciativa.

Érica